sábado, 1 de setembro de 2012

Ronda da Caridade, da LBV: 50 anos exercitando a cidadania plena

A Ronda da Caridade, uma das mais tradicionais ações socioeducacionais da Legião da Boa Vontade (LBV), completa, neste 1º de setembro, 50 anos. Suas origens remetem a muito antes de 1962, mais precisamente ao término da década de 1940, quando o fundador da LBV, Alziro Zarur (1914-1979), iniciou, pioneira campanha permanente contra a fome e a exclusão social, levando a milhares de pessoas em situação de pobreza a Sopa dos Pobres — também conhecida popularmente como “Sopa do Zarur” — para que o socorro imediato lhes fosse oferecido.

Além de proporcionar o amparo emergencial, a Ronda da Caridade teve, desde o início, a preocupação de orientar o cidadão a desenvolver suas habilidades a fim de que obtivesse o próprio sustento. Com o passar do tempo, o diretor-presidente da LBV, José de Paiva Netto — que participou como voluntário desde a primeira Ronda da Caridade —, ampliou as atividades dessa pioneira frente de trabalho criando em todo o Brasil, escolas e também lares para idosos, centros comunitários de assistência social e campanhas de conscientização e mobilização social que contribuem ativamente para o cumprimento dos objetivos traçados na Política Nacional de Assistência Social (PNAS) do Brasil.

O trabalho da LBV alcança importantes resultados em razão da grande abrangência de sua lide humanitária e pela força da Solidariedade do Povo que o move. Atualmente, são realizadas com as famílias ações que visam à aquisição do conhecimento de deveres e direitos de cada indivíduo, à procura de oportunidades e ao aperfeiçoamento das práticas comunitárias e, consequentemente, à melhoria da qualidade de vida coletiva, por meio de palestras educativas e de oficinas de incentivo à busca de novos saberes, colaborando para que as pessoas atendidas possam exercer efetivamente a cidadania. São empreendidas também atividades lúdicas que estimulam o fortalecimento dos vínculos afetivos dos participantes no grupo e em comunidade, sem deixar de lado o incentivo à livre reflexão e à vivência de valores espirituais e ecumênicos, tão necessários para enfrentar e superar os grandes desafios que a vida impõe.

A Legião da Boa Vontade possui entendimento amplo sobre o significado de Caridade, que é sinônimo de Amor Fraterno. Em seu livro É Urgente Reeducar!, Paiva Netto afirma: “A Caridade, aliada à Justiça, dentro da Verdade, é o combustível das transformações profundas. Sua ação é sutil, mas eficaz. A Caridade é Deus”.

Outras informações sobre os programas socioeducacionais realizados pela Legião da Boa Vontade podem ser conferidas acessando-se o site www.lbv.org.br.

Criciúma vence o Bragantino por 3 a 2 no Heriberto Hulse

Muita confusão e discussão com arbitragem. Foi assim que acabou o jogo da noite de ontem. Em contrapartida, o final foi feliz e a favor do Criciúma, que venceu o Bragantino, pelo placar de 3 a 2, no Heriberto Hülse. Com esse resultado, o Tricolor continua na batalha do acesso.

Mesmo com a vitória, o destaque foi a confusão do terceiro gol. Zé Carlos chutou e o goleiro defendeu, mas a bola já tinha entrado e o árbitro só foi validar o gol, quase dez segundos depois. Isso gerou uma revolta para por parte dos jogadores do time paulista. Eles cercaram o árbitro, durante dez minutos e tentaram, de todas as formas, fazer com que o juiz mudasse de posição. No entanto nada adiantou e o gol foi validado da mesma forma.

Agora o Criciúma vai empolgado para enfrentar o Vitória no jogo dos líderes da competição, na próxima terça-feira, às 19h30.

Polícia Militar prende assaltantes de lotérica em Brusque

A Polícia Militar de Brusque prendeu nesta sexta-feira, no fim da tarde, prendeu três rapazes e apreendeu um adolescente de 16 anos que assaltaram uma lotérica na cidade.

A guarnição da PM fazia ronda de rotina na Rua Felipe Schmidt quando abordou os jovens. Eles fugiram, mas foram capturados em seguida.

Com os rapazes foram encontradas uma faca, dois revólveres de espoleta e R$ 1.649. Eles teriam admito que assaltaram a lotérica, que fica na Rua Felipe Schmidt. Todos foram encaminhados à delegacia do município.