Além de proporcionar o amparo emergencial, a Ronda da Caridade teve, desde o início, a preocupação de orientar o cidadão a desenvolver suas habilidades a fim de que obtivesse o próprio sustento. Com o passar do tempo, o diretor-presidente da LBV, José de Paiva Netto — que participou como voluntário desde a primeira Ronda da Caridade —, ampliou as atividades dessa pioneira frente de trabalho criando em todo o Brasil, escolas e também lares para idosos, centros comunitários de assistência social e campanhas de conscientização e mobilização social que contribuem ativamente para o cumprimento dos objetivos traçados na Política Nacional de Assistência Social (PNAS) do Brasil.
O trabalho da LBV alcança importantes resultados em razão da grande abrangência de sua lide humanitária e pela força da Solidariedade do Povo que o move. Atualmente, são realizadas com as famílias ações que visam à aquisição do conhecimento de deveres e direitos de cada indivíduo, à procura de oportunidades e ao aperfeiçoamento das práticas comunitárias e, consequentemente, à melhoria da qualidade de vida coletiva, por meio de palestras educativas e de oficinas de incentivo à busca de novos saberes, colaborando para que as pessoas atendidas possam exercer efetivamente a cidadania. São empreendidas também atividades lúdicas que estimulam o fortalecimento dos vínculos afetivos dos participantes no grupo e em comunidade, sem deixar de lado o incentivo à livre reflexão e à vivência de valores espirituais e ecumênicos, tão necessários para enfrentar e superar os grandes desafios que a vida impõe.
A Legião da Boa Vontade possui entendimento amplo sobre o significado de Caridade, que é sinônimo de Amor Fraterno. Em seu livro É Urgente Reeducar!, Paiva Netto afirma: “A Caridade, aliada à Justiça, dentro da Verdade, é o combustível das transformações profundas. Sua ação é sutil, mas eficaz. A Caridade é Deus”.
Outras informações sobre os programas socioeducacionais realizados pela Legião da Boa Vontade podem ser conferidas acessando-se o site www.lbv.org.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário