terça-feira, 10 de julho de 2012

Caixas eletrônicos seguem sem dinheiro em Santa Catarina

Não houve acordo entre os sindicatos de empregados e patrões das empresas de tgransportadores de valores e a greve continua. O movimento já está no seu 10º dia e falta dinheiro nos caixas eletrônicos da região.

A audiência na Justiça do Trabalho, em Itajaí, o tesoureiro da Sintravesc, Júlio Maranhão, disse que não houve acordo porque a proposta dos patrões foi mantida. O Sindicato das Empresas de Segurança Privada de Santa Catarina (Sindesp) oferece aumento de 4%, e a classe trabalhista reivindica 14,88% (que é o INPC mais aumento real de 10%), mais o retorno do vale-alimentação nas férias, além de resjuste do valor de 15,90 para 18 reais, e ainda plano de saúde integral.

Sem o acordo, os sindicatos encaminham documentação para o Tribunal Regional do Trabalho, em Florianópolis. Segundo o Sintravesc, os trabalhadores só vão voltar ao serviço no momento que for marcado o julgamento deste caso.

A paralisação começou no dia primeiro de julho, e prejudica o abastecimento de cédulas nos caixas eletrônicos que ficam fora das agências bancárias.

Semana passada, o Procon estadual autou 10 bancos que, com a falta de dinheiro, por limitar o saque feito na boca do caixa, o que vai contra o Código de Defesa do Consumidor.

Houve filas nas lotéricas, e algumas chegaram a fechar mais cedo. O transporte de valores em veículos comuns é proibido o que dificulta o abastecimento dos caixas eletrônicos.

Prefeitura de Balneário Camboriú é invadida durante a madrugada

Um susto marcou a madrugada desta terça-feira na Prefeitura de Balneário Camboriú. Um homem de 52 anos invadiu o prédio e destruiu móveis, computadores e impressoras. Vários papéis também foram jogados no chão. De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO) registrado na Delegacia de Polícia, o guarda patrimonial da prefeitura ficou trancado no banheiro com medo do invasor, que estava totalmente descontrolado.

O caso ocorreu pouco depois da meia-noite. O homem, que é aposentado, entrou no prédio público pela porta da frente. A presença dele na prefeitura foi descoberta pelo guarda patrimonial, que ouviu passos no andar superior. O vigilante chamou a Guarda Municipal, que junto com a Polícia Militar chegou ao prédio e descobriu que o invasor ainda estava no local. Ele foi detido e levado para a delegacia.

O homem é natural de Blumenau, mas mora no Centro de Balneário Camboriú. Ainda na manhã desta terça-feira, o aposentado foi levado ao Presídio da Canhanduba, em Itajaí. Ele responderá por dano ao patrimônio público. Aos policiais, não quis revelar os motivo da depredação.