segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Motorista atropela dois para fugir da PRF

Um homem atropelou o condutor e o passageiro de uma moto ao tentar fugir de uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde desta segunda-feira na BR-101, em Itapema. Ele teria desobedecido a uma ordem de parada, dada pelos policiais, e só estacionou após bater na traseira de um caminhão.

O carro, um Monza, tinha registro de furto e dentro do veículo foi encontrado um revólver calibre 38. O motorista foi levado à Delegacia da Polícia Civil e autuado em flagrante por receptação e porte ilegal de arma. A polícia aguarda o depoimento das duas pessoas atropeladas, que tiveram fraturas, para decidir se ele também será enquadrado em tentativa de homicídio ou lesão corporal.

Um exame clínico deverá, ainda, indicar se ele estava alcoolizado no momento do acidente. A polícia ainda não revelou o nome ou a idade do motorista preso.

homem é encontrado morto a tiros dentro de carro em Itapema

Edson Wittes dos Santos foi encontrado morto no interior de um veículo. O crime aconteceu na manhã deste domingo (2) na rua 458, Jardim Praiamar.

Edson foi alvejado com três tiros no peito. O veículo em que estava tem as placas HEX-4370, do Paraná.

A Polícia Civil investiga o caso.

Vizinhos repassaram aos policiais as características do suspeito, mas até o momento ninguém foi preso.

Detento ferido em rebelião no presídio de Blumenau está em estado gravíssimo e ainda não foi identificado

Um dos detentos que estava no Presídio Regional de Blumenau e foi feito refém durante a rebelião, na manhã desta segunda-feira, está em estado gravíssimo. No total, 13 pessoas ficaram feridas.

O homem sofreu queimaduras e está no centro cirúrgico do Hospital Santa Isabel. Há possibilidade de que ele seja transferido para um hospital do Estado referência em queimaduras ainda nesta segunda-feira. Outros cinco detentos que foram levados para o Hospital Santa Isabel passam bem.

De acordo com o diretor do presídio, Gabriel da Silveira, não foi possível identificar todos os detentos feridos porque alguns saíram muito machucados e outros, desacordados. Todos os feridos estavam no seguro — área destinada aos presos que cometeram crimes que não são aceitos pelos demais detentos.

Pelo menos 100 colchões foram queimados durante a rebelião. Paredes e grades das celas foram danificadas. A fiação elétrica também está comprometida. Um engenheiro do Departamento de Administração Prisional (Deap) deve avaliar a estrutura na tarde desta segunda-feira. Pela manhã, foi feita uma operação pente fino.

Audiência pública, vai discutir criação de Universidade Federal do Vale do Itajaí

Está marcada para às 19h desta segunda-feira, uma audiência pública para discutir o projeto de lei 7827/2010 que cria a Universidade Federal do Vale do Itajaí (UFVI). O texto tramita na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados aguardando parecer.

É esta comissão que está promovendo a audiência pública nesta segunda-feira. O encontro será na Câmara de Vereadores de Blumenau e deve ser coordenado pelo deputado federal Pedro Uczai (PT), membro da comissão.

Antes de passar pela Comissão de Educação, o projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. O relator incluiu no texto uma emenda que autorizava a nova universidade receber da Furb, mediante transferência, os alunos matriculados, os funcionários e a doação do patrimônio da Furb.

Este projeto corre paralelo ao processo de incorporação da Furb pela UFSC, já acertado entre as duas universidade que cujo esboço do projeto de fusão deve ser encaminhado nos próximos dias para avaliação no Ministério da Educação (MEC).

Detentos do Presídio Regional de Blumenau fazem rebelião

Os cerca de 300 detentos da ala de segurança máxima do Presídio Regional de Blumenau começaram uma rebelião na madrugada desta segunda-feira. Eles atearam fogo em colchões. Pelo menos quatro detentos foram feridos e tiveram que ser levados para os hospitais da cidade.

Outros dois detentos estariam feridos dentro da unidade e precisam de atentimento médico. Os presos rebelaos, porém, não estão liberando a entrada do Corpo de Bombeiros para levá-los aos hospitais.

Equipes do Departamento de Administração Prisional (Deap) e da Polícia Militar tentam controlar a rebelião. Policiais militares de cidades do Vale do Itajaí foram chamados para auxiliar. Agentes do Bope, de Florianópolis, estão vindo para Blumenau.

Familiares dos presos estão do lado de fora do presídio. No início da manhã, eles chegaram a bloquear o trânsito na Rua General Osório e atear fogo em uma lixeira.