segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Membros do primeiro escalão da prefeitura de Itajaí são presos durante a operação Dupla Face deflagrada pelo Gaeco

Quatro membros do primeiro escalão da prefeitura de Itajaí foram detidos na manhã desta segunda-feira durante a operação Dupla Face, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). O secretário de Orçamento, Planejamento e Gestão, Douglas Cristino, foi preso preventivamente.

Entre os presos temporários estão o procurador Geral, Rogério Ribas, o secretário de Urbanismo, Paulo Praun, o secretário de Habitação, Sadi Pires.
A lista de prisões temporárias inclui ainda o diretor técnico da Secretaria de Urbanismo, Sérgio Ardigó, um advogado e dois empresários. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Itajaí e os nomes foram confirmados pela prefeitura.
O prefeito Jandir Bellini (PP) recebeu por volta das 9h, das mãos de um oficial de Justiça um pedido de afastamento judicial de outros três entes públicos: o secretário da Fazenda, Marcos Andrade, o secretário de Obras, Tarcísio Zanelato, e Edson Maurício Dognini, ex-assessor parlamentar de Douglas Cristino, atualmente lotado na prefeitura. 

Jandir afirmou que deve assinar exoneração de todos os nomes citados pelo Gaeco ainda nesta segunda-feira à tarde. O pedido já está tramitando na Procuradoria do município.

Até o fim da manhã, agentes do Gaeco continuavam na prefeitura em busca de documentos. Um dos setores visitados foi o de licitações. Também houve cumprimento de mandado de busca no gabinete do vereador Afonso Arruda (PMDB), na Câmara de Vereadores.

Ao todo foram cumpridos 26 mandados de busca para reunir documentos, que também incluíram ações em Bombinhas, Gaspar e Balneário Camboriú — além de Itajaí. Cerca de 60 agentes de Gaecos de todo o Estado participam da operação, inclusive da Capital, Joinville, Criciúma, Lages e Chapecó.
A operação Dupla Face demandou sete meses de investigação e apura crimes de corrupção passiva e ativa, concussão, advocacia administrativa e associação criminosa.
A operação recebeu esse nome em razão das suspeitas de pessoas envolvidas nos crimes investigados criarem dificuldades a empresas e particulares requerentes de alvarás e licenças do poder público municipal e venderem facilidades para a resolução dos problemas criados por eles mesmos.

Rapaz assassinado em Itajaí tinha 31 passagens pela polícia

Sadrack da Luz, 25 anos, morto a tiros no bairro Promorar em Itajaí tinha 31 passagens pela polícia. Conhecido também como China, ele já havia sido preso em flagrante por receptação de veículo roubado em Piçarras em 2011, tentativa de homicídio em Itajaí e porte ilegal de arma de fogo em 2012, posse de explosivo e munição neste ano, conforme informações da Polícia Militar.
A última prisão foi por furto de um caixa eletrônico de uma empresa de pescados em Navegantes em junho deste ano. A ação teria envolvido ainda outros três homens armados. Eles teriam entrado no imóvel pelo rio Itajaí-Açu e renderam o vigilante. Os bandidos fugiram levando o equipamento em uma Doblô da empresa. O veículo foi encontrado incendiado na Estrada Geral do Brilhante em Itajaí horas depois.
Os tiros que atingiram Sadrack partiram de um veículo Corsa azul, com quatro ocupantes. O carro foi localizado pelo Pelotão de Patrulhamento Tático da Polícia Militar (PPT) na BR-101 e quatro homens foram presos suspeitos de envolvimento no homicídio. Segundo o Corpo de Bombeiros de Itajaí, ao chegar no local a vítima estava morta e tinha perfurações no crânio.
Uma mulher que estava no local do crime também foi atingida. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Itajaí, testemunhas informaram que a vítima teria sido atingida na perna e foi encaminhada ao hospital por uma ambulância que passava no local. O nome dela não foi divulgado.