quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Operação Java da Polícia Federal contra fraudes na Receita tem um preso em Balneário Camboriú

A Operação Java, deflagrada na manhã desta quarta-feira pela Polícia Federal em seis estados e no Distrito Federal para conter um esquema de fraudes na Receita Federal, teve um mandado de prisão temporária e um de busca e apreensão cumpridos em Balneário Camboriú. O preso, que não teve o nome divulgado, foi detido em um apartamento na Rua 1822, no Centro, e levado à delegacia da PF em Itajaí.

De acordo com a polícia, a organização criminosa investigada se especializou em fraudar a Receita Federal através de compensações tributárias forjadas. Na prática, utilizava créditos fantasmas para quitar dívidas de empresas com o fisco, o que era feito por meio do programa Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação - PER/DCOMP.

As investigações revelaram que diversas empresas adquiriam esses créditos para conseguir quitar seus débitos fiscais, pagando valores inferiores ao que deviam. Parte dessas empresas fazia a negociação desses créditos para comprovar regularidade com a Receita e, assim, participar de licitações públicas.

Essa compensação fraudulenta foi responsável pela redução na arrecadação federal do mês de agosto deste ano, o que, segundo a polícia, demonstra o potencial de dano da quadrilha. O papel da pessoal detida em Santa Catarina no esquema é mantido em sigilo.

O nome da operação _ Java _ lembra a linguagem de programação orientada a objetos utilizada para programação, inclusive de sistemas da Receita Federal. Ao todo, 150 policiais participaram da operação em Santa Catarina, Bahia, Goiás, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. Foram cumpridos 42 mandados judiciais, sendo 12 de prisão temporária, 12 de condução coercitiva e 18 mandados de busca e apreensão.

Homem morre após atropelamento na Rodovia Antônio Heil, em Brusque

O ciclista Pedro Araldi, 77 anos, morreu após ser atropelado por um motociclista no final da tarde desta terça-feira na Rodovia Antônio Heil, em Brusque. 

O acidente ocorreu pouco antes das 19h no Km 21 da rodovia no bairro Limoeiro, próximo do limite com Itajaí. Com a força do impacto Araldi morreu no local do acidente. 

O piloto da moto, José Aparecido dos Santos, 30 anos, foi socorrido e encaminhado ao Hospital Azambuja. De acordo com informações da unidade de saúde, o motociclista teve fraturas na face e no crânio e corre risco de morte.