domingo, 2 de agosto de 2009

Famílias de Blumenau retornam para casa após chuvas

As 13 famílias retiradas de Blumenau de áreas de risco retornaram para casa na manhã deste domingo (2). A Defesa Civil Estadual registrou até às 10h30 deste domingo deslizamentos e escorregamentos no Vale do Itajaí e Litoral Norte, por causa das chuvas contínuas e volumosas que ocorreram em Santa Catarina nos últimos dias. Os deslizamentos e escorregamentos ocorreram em Ilhota, Blumenau, Brusque, Luis Alves e Joinville.

De acordo com a Defesa Civil de Blumenau, o nível do rio Itajaí-açu baixou e está 4,64 metros acima do nível normal. Em Luis Alves, os deslizamentos ocorreram distantes de áreas habitadas, sem risco à população. O bairro Belchior Alto foi o mais atingido, sendo que cinco ruas foram interditadas. Já em Brusque, dos nove deslizamentos registrados, um atingiu uma residência, mas a Defesa Civil do município já retirou a família do local. Em Gaspar, duas ruas foram interditadas por queda de barreira. No Litoral Norte, em Joinville, um deslizamento foi registrado, mas não há pessoas atingidas.

Conforme a Epagri/Ciram, a previsão é de melhora no tempo durante a tarde deste domingo. Pela manhã, condições de chuva na maior parte de SC, melhorando ao longo do dia com diminuição das condições de chuva. O Sul catarinense permanece com condições de chuva isolada. Ventos fortes de norte a sudoeste com rajadas de 50 a 60km/h.

Na segunda-feira, o tempo será mais firme em SC devido a aproximação de um sistema de alta pressão. No sul catarinense, mais umidade ainda com condições de chuva isolada de fraca intensidade. Condições de ventos de oeste a sudoeste com rajadas de 40 a 60km/h entre o Planalto e Litoral, especialmente na madrugada e manhã.

Ventos fortes e mar agitado: Ainda segundo a Epagri/Ciram, neste domingo, os ventos no Litoral catarinense passam a soprar de sudoeste e intensificam-se, chegando a 70km/h na região marítima. Aumenta a agitação do mar, com ondas de 2 a 3 metros e condição de ressaca, especialmente no Litoral Sul. O mar permanece agitado durante a segunda-feira.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o 48 3244 0600. O alerta é devido à previsão de mau tempo e objetiva prevenir à população, para evitar possíveis danos e/ou prejuízos.