terça-feira, 27 de setembro de 2011

Polícia Militar apreende 1kg de cocaína e 600 gramas de crack em Gaspar

A Polícia Militar prendeu por volta das 14h desta terça-feira uma mulher de 40 anos, e dois adolescentes de 15 e 16 anos, pelo tráfico de entorpecentes. Foram apreendidos na residência, na Rua Antônio Bernardi, no Bairro Bateias, 600 gramas de crack, 1kg de cocaína, R$ 322 em dinheiro, duas facas, três rádios automotivos, um DVD, um notebook, um binóculo, três rádios comunicadores, quatro celulares e duas máquinas fotográficas digitais.

A Polícia estava no local desde às 6h desta terça-feira fazendo campana, mas a abordagem só foi feita por volta das 12h. Os envolvidos e o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Gaspar para que sejam tomadas as providências legais.

Pai é preso e confessa ter engravidado a filha de 15 anos em Calmon

Um homem de 37 anos foi preso preventivamente por estupro depois de engravidar a filha de 15 anos em Calmon, no Meio-Oeste catarinense. Ele confessou o crime. A mãe da vítima é falecida.

Ele foi detido na manhã de sábado. Conforme a polícia, os professores da adolescente acionaram o Conselho Tutelar, após perceberem mudanças no comportamento da vítima.

Na semana passada, um exame confirmou a gravidez. A garota acabou contando às conselheiras que sofria abusos do pai desde o ano passado. Ela e outros irmãos foram encaminhados para um abrigo na cidade de Caçador, também no Meio-Oeste.

Ainda não se sabe se os outros filhos do suspeito, todos mais novos que a adolescente, também sofriam abusos. A polícia continua investigando o caso e o suspeito foi encaminhado ao Presídio Regional de Caçador.

Camboriú promove Câmara Itinerante nesta terça-feira

A Câmara irá promover nesta terça feira (27), a 1ª edição do “Câmara Itinerante”. Os vereadores irão realizar a sessão ordinária nas dependências do colégio Lucinira Melo Rebelo no Bairro Rio Pequeno.

Além da pauta do dia que contará com quatro projetos de lei, 25 indicações e uma Moção de Congratulações, todos os vereadores estarão no local atendendo os moradores do bairro em suas reivindicações.

“ É importante essa aproximação da câmara com a comunidade tendo como objetivo principal a visão dos moradores da realidade do legislativo o de perto conhecer o trabalho do vereador”, destaca Márcio do Kido presidente da Câmara.
A sessão acontece às 19 horas e será aberta a toda comunidade.

“Esperamos a participação principalmente dos moradores do bairro Rio Pequeno e estaremos lá ouvindo os anseios daquela comunidade”, finaliza Márcio.

Casa de jogos de azar é fechada pela PM em Balneário Camboriú

Nesta terça-feira (27), por volta das 2h e 50, a Polícia Militar recebeu informações sobre máquinas caça níqueis em uma residência na Rua Noruega. Chegando ao local juntamente com o comandante do policiamente de Itajaí, foi encontrado 23 máquinas. Os proprietários foram encaminhados a Delegacia de Polícia e as máquinas apreendidas.

Pela vida

Em nossa constante preocupação em valorizar a vida, sustentamos que, se a mulher tem direito sobre o seu corpo, o feto também tem sobre o dele. No Artigo 2º do Capítulo 1º (Da personalidade e da capacidade) do Título I (Das pessoas naturais) do Código Civil brasileiro, de 2002, encontramos: "A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro".

Na década de 1980, proferi um discurso nestes termos: (...) Quem desconhece os Deveres Espirituais não saberá respeitar os Direitos Humanos em sua inteireza, incluídos os das vítimas, que vão além dos patamares atingidos pelos seus mais atilados defensores, na maioria das vezes adstritos à análise dos fatos pelo critério unicamente material, o que não é suficiente. Cidadania, no seu significado lato, não se restringe ao corpo do cidadão, porquanto provém de seu Espírito Eterno. (...)

Somos pela vida, de mães e filhos. Soluções humanas, sociais e científicas sempre haverá. É, por exemplo, atender às necessidades de instrução e educação, moradia, alimentação, saúde e segurança das populações.

CIÊNCIA E INÍCIO DA VIDA
O relatório oficial de um estudo do Senado norte-americano feito em 1981, do qual participaram os maiores especialistas no assunto, diz exatamente que "médicos, biólogos e outros cientistas concordam que a concepção marca o início da vida de um ser humano — um ser que está vivo e que é membro da nossa espécie. Há uma esmagadora concordância sobre este ponto num sem-número de publicações de ciência médica e biológica".

Numa entrevista ao portal de notícias Zenit, em 3 de março de 2006, a professora doutora Alice Teixeira Ferreira, do Departamento de Biofísica da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (Unifesp/EPM), comenta: "Cientista que diz não saber quando se inicia a vida humana está mentindo. Qualquer texto de embriologia clínica (ou humana) afirma que se inicia na concepção. Em 1827, com o aumento da sensibilidade do microscópio, permitindo visualizar o óvulo e os espermatozoides, Karl Ernst von Baer descreveu a fecundação e o desenvolvimento embrionário. Os médicos europeus, frente tais evidências, passaram a defender o ser humano desde a concepção, contra o aborto. (...) Para não dizer que está ultrapassado, os embriologistas, em 2005, afirmam não só que a origem do ser humano se dá na fecundação como, do ponto de vista molecular, a primeira divisão do zigoto define o nosso destino".

COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL
Sexta-feira, 23/9, foi o Dia Internacional contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Segundo a Agência Brasil, o governo federal realizará "ações específicas de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e nas regiões onde serão construídas as hidrelétricas de Jirau (RO) e Belo Monte (PA)".

Aguardamos esperançosos o sucesso dessa nova empreitada. Toda iniciativa que visa combater crime tão hediondo tem nosso incondicional apoio e divulgação.

____________________
* José de Paiva Netto, escritor, jornalista, radialista, compositor e poeta. É diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter). Filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), à International Federation of Journalists (IFJ), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro e à União Brasileira de Compositores (UBC). Integra também a Academia de Letras do Brasil Central

Ampliada a faixa etária para vacinação contra hepatite B

A Secretaria Municipal de Saúde informa à população que o Programa Nacional de Imunização ampliou para 29 anos a faixa etária alvo da vacinação contra a hepatite B. Até então, o público-alvo era até 24 anos. A ampliação da faixa etária, segundo o Ministério da Saúde, visa levar o tratamento principalmente às gestantes. Isso porque a hepatite B pode ser transmitida de mãe para filho durante a gestação.

A vacina está disponível em todas as unidades de saúde municipais e a imunização se dá em três doses. Dados apresentados recentemente pelo Ministério da Saúde mostram que, de 1999 a 2010, foram identificados 307.446 casos de hepatites virais no Brasil. Deste total, 56,5% foram hepatites dos tipos B e C. Dos mais de 104 mil casos de hepatite B neste registrados neste período, 12.261 foram contraídos por gestantes.

Para o Diretor de Vigilância Epidemiológica, Dr. Carlos Manuel Corrêa, “é preciso chamar a atenção dos jovens para a importância de se prevenir contra a hepatite B, já que a procura por este público ainda é baixa em nosso município”.

Além da faixa etária até 29 anos, a vacinação para Hepatite B está indicada para:

1. Vítimas de abuso sexual;
2. Vítimas de acidentes com material biológico positivo ou fortemente suspeito
de infecção por VHB;
3. Comunicantes sexuais de portadores de VHB;
4. Profissionais de saúde;
5. Hepatopatias crônicas e portadores de hepatite C;
6. Doadores de sangue;
7. Transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea;
8. Doadores de órgãos sólidos ou de medula óssea;
9. Potenciais receptores de múltiplas transfusões de sangue ou politransfundidos;
10. Nefropatias crônicas/dialisados/síndrome nefrótica;
11. Convívio domiciliar contínuo com pessoas portadoras de VHB;
12. Asplenia anatômica ou funcional e doenças relacionadas;
13. Fibrose cística (mucoviscidose);
14. Doença de depósito;
15. Imunodeprimidos.

A Secretaria Municipal de Saúde também alerta que a vacina está disponível para as profissionais podólogas, tatuadores e manicures, independente da idade.

Hepatite B

É uma doença transmitida pelo vírus VHB, que tem predileção por infectar os hepatócitos, as células do fígado. Essas células podem ser agredidas pelo VHB diretamente, ou pelas células do sistema de defesa que, empenhadas em combater a infecção, acabam causando um processo inflamatório crônico. A Hepatite B pode evoluir para sua forma crônica em 15% dos casos, algumas vezes levando a cirrose e/ou câncer hepático (fígado).

A transmissão se dá pelo contato com sangue e/ou secreções infectadas pelo vírus da Hepatite B, além de ser transmitido de mãe para filho na gravidez, durante e após o parto.

O risco de transmissão através das transfusões de sangue praticamente desapareceu desde que o sangue dos doadores passou a ser rotineiramente analisados. Desta forma as principais vias de transmissão da Hepatite B são as relações sexuais desprotegidas, uso e compartilhamento de drogas injetáveis, cachimbo do crack e ferimentos na pele.

Atenção especial deve ser dada nos salões de beleza, onde o cliente deve ter seu próprio kit de unha, composto por alicate, tesoura, afastador de cutículas, entre outros.

Prevenção

Uso de preservativo em todas as relações sexuais;
Vacinação em dia;
Não compartilhar seringas e cachimbos de crack;
No caso das gestantes, realizar o pré natal;
Aos profissionais de saúde é recomendada a utilização de luvas descartáveis e óculos de proteção para realizar procedimentos.

Itajaí registra 138 casos suspeitos de leptospirose

A Secretaria Municipal de Saúde segue com a investigação de casos suspeitos de leptospirose em Itajaí. Até o momento, 138 casos foram registrados e, deste total de análises enviadas ao Laboratório Central (Lacen), em Florianópolis, 30 já retornaram para a Secretaria com o resultado negativo para a doença.

“Toda pessoa que teve contato com a água ou lama da enchente e apresentar febre, dor de cabeça e dor no corpo deve procurar atendimento o mais rápido possível”, informa o Diretor de Vigilância Epidemiológica, Dr. Carlos Manuel Corrêa. Mesmo passado alguns semanas após a enchente, é importante manter os cuidados básicos de higiene e limpar da maneira correta utensílios, móveis, paredes e pisos.

A leptospirose pode ser assintomática. Quando se instalam, os sintomas são febre alta que começa de repente, mal-estar, dor muscular (mialgias) especialmente na panturrilha e dor de cabeça. É sinal que a doença se agravou quando aparecem sintomas como icterícia (amarelão), hemorragias e problemas renais. Quem estiver com estes sintomas deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e passar por uma avaliação médica.

A conduta inclui cuidados com a hidratação, uso de antibióticos e de medicamentos para aliviar os sintomas. No entanto, devem ser evitados aqueles que contêm ácido acetilsalicílico, porque aumentam o risco de sangramentos.

“Nenhum paciente deixa de receber tratamento por ser suspeito de ter contraído a leptospirose, pelo contrário, todos que chegam às unidades de saúde com os sintomas, e são considerados suspeitos, já saem medicados e orientados a seguir o tratamento em casa”, informa o Diretor.

Após a identificação do caso suspeito, é feita a notificação e em seguida é programada a coleta do sangue, que deve ser feita sete dias após o aparecimento dos sintomas. “Muitas vezes quando o paciente recebe o diagnóstico que está com leptospirose, os sintomas já diminuíram e a doença quase não se manifesta mais, graças ao tratamento e acompanhamento antecipado”, informa o Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Liberato.

É importante lavar antes de tudo a caixa de água e deixar correr um bom volume de água limpa pelas tubulações antes de usar para outros fins. Outra recomendação é o descarte de todo e qualquer alimentos que teve contato com a água ou lama da enchente.

Recomendações

* Observe as medidas básicas de higiene. Embale bem o lixo, ferva a água ou coloque algumas gotas de hipoclorito de sódio ou de água sanitária antes de beber ou cozinhar;

* Lave bem os alimentos, especialmente frutas e verduras que serão consumidas cruas;

* Vacine seu animal e mantenha rigorosamente limpas as vasilhas em que são servidos alimentos e água;

* Não deixe as caixas d’água destampadas;

* Use luvas e botas de borracha se trabalhar em ambientes que possam ser reservatórios da bactéria Leptospira;

* Não se automedique, se suspeitar de infecção pela bactéria da leptospirose.