terça-feira, 20 de novembro de 2012

Polícia apreende 13 máquinas caça-níqueis em Balneário Camboriú

O Setor de Investigação e Captura (SIC) da Delegacia de Polícia Civil de Balneário Camboriú, cumpriu Mandado de Busca e Apreensão em um apartamento localizado no centro da cidade. Foram flagradas em funcionamento 13 máquinas caça-níqueis, nesta segunda-feira (19).

No apartamento estavam seis pessoas, entre jogadores e o proprietário do local. O material foi apreendido e as pessoas responderão a um Termo Circunstanciado pela prática do crime de jogos de azar.

Noivo morre no dia do casamento após se cortar com uma taça

O sargento da Marinha Fábio Gefferson dos Santos Maciel, de 33 anos, morreu no dia de seu casamento, no Rio de Janeiro. A festa aconteceu no último domingo para 200 convidados. Logo após a comemoração, ele brincou com as madrinhas do casamento, correu e tropeçou. Neste momento, uma tulipa guardada no bolso esquerdo quebrou e cortou a veia femural.

Fábio morreu pouco depois a caminho do hospital.

Câmara de Vereadores homenageia 23 cidadãos que contribuíram para o desenvolvimento de Itajaí

A Câmara de Vereadores de Itajaí realiza nesta terça-feira (20) a Sessão Solene de Outorga de Títulos e Honrarias 2012. Na ocasião serão homenageadas 23 pessoas que de alguma forma contribuíram com o desenvolvimento do município. A sessão terá início às 19h na Câmara.

Durante a Sessão Solene serão entregues 14 títulos de Cidadão Emérito, a pessoas que nasceram em Itajaí; cinco títulos de Cidadão Itajaiense, para nascidos fora do município e outras quatro pessoas receberão a Medalha Agostinho Alves Ramos, pelos serviços prestados à comunidade. Os homenageados foram indicados pelos vereadores. A sessão solene será transmitida ao vivo pela TV Câmara, canal 9 da Via Cabo, e pela internet no site da Câmara www.cvi.sc.gov.br.
 
Confira os homenageados:
VEREADOR
HOMENAGEADO
TÍTULO
Clayton Luiz Batschauer
Marco Antônio Fortunato Rosa
Cidadão Itajaiense
Elianai Alves Cordeiro
Cidadão Itajaiense
Douglas Cristino da Silva
Luiz Protásio dos Santos
Medalha Agostinho Alves Ramos
Danilo Dall’Agnol
Medalha Agostinho Alves Ramos
Elói Camilo da Costa
Sérgio Ronchi
Cidadão Emérito
Tales Guedim
Cidadão Itajaiense
Laudelino Lamim
José Luiz Sansão
Cidadão Itajaiense
Maria Izabel Pinheiro Sandri
Cidadã Emérita
Luiz Carlos Pissetti
Carlos da Cruz
Cidadão itajaiense
Mário Luiz Rocha
Medalha Agostinho Alves Ramos
Marcelo Werner
Airlon da Silva Jaques
Cidadão Emérito
Osvaldo Cipriano – Badeco
Cidadão Itajaiense
Maurílio Moraes
Dalmo Cordeiro
Cidadão Emérito
Marta Wanda Pereira Raimundo
Cidadã Itajaiense
Níkolas Reis M. Santos
Joaquim Antônio Pereira da Silva
Cidadão Itajaiense
Paulo Manoel Vicente
José Fernandes da Paz
Cidadão itajaiense
Luiz Amandio Vicente
Cidadão itajaiense
Renato Ribas Pereira
Jorge Seif
Cidadão itajaiense
João Carlos Pessi
Cidadão itajaiense
Susi Bellini
Odemar Müller – Milinha
Medalha Agostinho Alves Ramos
Florisvaldo Diniz Filho
Cidadão Itajaiense
Osvaldo Gern
Amilcar Gazaniga
Cidadão Emérito
Tibério Testoni
Cidadão Itajaiense
 

Saudar além dos irmãos


Paiva Netto
 

Há tempos observo-lhes que a miscigenação do mundo é inevitável. Da mesma forma, destaco que o Ecumenismo dos corações é o bom futuro da Humanidade.

As criaturas não sobrevivem no isolamento. A confraternização geral é um legítimo anseio que ignora fronteiras e segue unindo, apesar dos pesares, etnias, filosofias, religiões, pátrias, enfim, seres humanos e espirituais. Em Sua passagem pela Terra, Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, testemunhou, a todo momento, que esse é o caminho. Uma de suas frases didáticas ilustra bem isso: “Se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais?” (Evangelho segundo Mateus, 5:47).

Nosso país, ainda que precise avançar muito, incentiva e trabalha pelo respeito às diferenças. Um exemplo é a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, criada pelo governo brasileiro em 21 de março de 2003, atualmente sob o comando da ministra Luiza Bairros.

Em novembro, Mês da Consciência Negra, em especial na data de hoje, 20/11, vale ressaltar a relevância das iniciativas dedicadas a tão nobre finalidade. A luta histórica de Zumbi dos Palmares (1655-1695) prossegue, alcançando crescente vitória nas consciências. O mundo se tornará mais feliz à medida que seus habitantes, sem exceção, receberem o devido apoio e usufruírem da liberdade seguramente adjetivada como responsável.

 
IDENTIFICANDO O PRECONCEITO

Um importante passo para que haja fraternidade mútua é o reconhecimento do preconceito, às vezes velado, que a maioria nem percebe que pratica.

Durante sua participação no programa “Conexão Jesus”, da Boa Vontade TV (canal 23 da SKY), o professor doutor Kabengele Munanga, antropólogo do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo (USP), comentou: “Como o próprio termo diz, preconceito é um julgamento preconcebido sobre os outros, os diferentes, sobre os quais não temos, na realidade, um bom conhecimento. O preconceito é um dado praticamente universal, porque todas as culturas o produzem. Não há uma sociedade que não se defina em relação às outras. E, nessa definição, nos colocamos numa situação, achando que somos o centro do mundo: a nossa cultura é a melhor, a nossa visão do mundo é a ideal, a nossa religião é a melhor. Assim, julgamos os outros de uma maneira negativa, preconcebida, sem um conhecimento objetivo. A matéria-prima do preconceito é a diferença”.

Aliás, em “Reflexões da Alma” (2003), reafirmei que racismo é obscenidade (assim como preconceitos sociais, religiosos, científicos ou de qualquer outra espécie). Vai solapando não somente os esforços da etnia negra, mas também dos brancos pobres, dos índios, dos imigrantes... É preciso erradicá-lo, pois em seu bojo surgem os mais tenebrosos tipos de perseguição, que vêm dificultando o estabelecimento da Paz no planeta.

 

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

Blitz em caminhões de contêiner remove 14 veículos

Até às 18h desta segunda-feira (19), 14 caminhões de contêiner foram removidos pela Codetran, no primeiro dia de blitz voltada a este tipo de veículo, em parceria com as polícias Militar e Civil e Inmetro. A ação terá continuidade durante a madrugada, e se estenderá por tempo indeterminado.

Neste primeiro dia, a maioria dos caminhões apresentavam irregularidades nos itens de segurança, como pneus carecas, e na documentação.

Os motoristas tiveram um mês para se adequarem às regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), já que todos foram informados sobre a ação com antecedência pela Codetran.

Beiçola é preso acusado de envolvimento em homicídio

Rodrigo José da Silva, o "Beiçola" foi preso nesta segunda-feira (19). Ele estava com mandado de prisão temporária emitido pela Justiça local.

Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar resultou na detenção do acusado.

Os policiais civis estavam investigando “Beiçola” por envolvimento em um homicídio ocorrido em junho deste ano.

Ele também é suspeito de envolvimento com outros crimes.

Prefeitura de Gaspar monta operação para fiscalizar loteamento irregular

A diretoria de Fiscalização e Posturas de Gaspar e a Gerência de Meio Ambiente fazem uma operação na manhã desta terça-feira para fiscalizar um loteamento que estaria sendo vendido irregularmente. A operação começou às 9h, na Rua Augusto Zimmermann, no Bairro Gaspar Grande.

Segundo o diretor de Fiscalização, Emerson Barth, a prefeitura recebeu denúncias e há algumas semanas estava apurando o caso. Pelas denúncias, o proprietário teria divido o terreno irregular em lotes e preparava a comercialização das terras.