sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Procissão pelas águas do Rio Itajaí-Açu em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, acontece no próximo domingo

Neste domingo (5), último dia da 116ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, acontece a tradicional procissão fluvial pelas águas do Rio Itajaí-Açu. Pescadores, noveneiros e festeiros acompanharão a imagem da Santa Padroeira da cidade em um grande momento de fé, a partir das 18h.

Programação:

3 de fevereiro (sexta-feira)
19h30 - Novena.Tema: Ao celebrar 100 anos de devoção e fé, nossa comunidade é elevada à condição de Santuário.
Celebrante: PE. Toninho e PE. Tomé
Noveneiros: comunidades da paróquia e Movimentos
22h - Show PE. Ezequiel Dal Pozzo

4 de fevereiro (sábado)
19h30 - Novena.Tema: Marítimos e pescadores navegam confiantes sob a proteção de Maria
Celebrante: PE. Idonizete Kruger
Noveneiros: Pastorais, SOFIFENA e Rede Feminina de Combate ao Câncer
22h - Show Dany e Rafa

5 de fevereiro (domingo)
6h - Alvorada festiva com a Banda Municipal de Navegantes e fogos
10h30 – Missa Solene dos Festeiros
Celebrante: PE. Paulo Sérgio Marques – Pároco e Reitor do Santuário Nossa Sra. dos Navegantes
12h – almoço festivo
17h – Missa dos romeiros e devotos
Celebrante: Dom José Negri – Bispo Diocesano de Blumenau
18h – PROCISSÃO FLUVIAL PELAS ÁGUAS DO RIO ITAJAÍ AÇU
20h – show de prêmios, bingo eletrônico
22h - Show Gálatas e Allan Diaz

Acidente na BR-101 em Balneário Camboriú deixa tres feridos

Um acidente durante a madrugada desta sexta-feira assustou moradores e clientes de um restaurante, em Balneário Camboriú. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), pouco depois da meia-noite, no sentido Sul da BR-101, um veículo Fiat Uno de Balneário Camboriú teria cortado a frente de um caminhão com placas de Sangão. Com o impacto da colisão, os dois veículos teriam rodado na pista. O caminhão desgovernado acabou caindo na Marginal Oeste. Na queda, três veículos que estavam no estacionamento de um restaurante foram atingidos.

O motorista do Uno, Vilmar Maciel, de 54 anos, e o casal que estava no caminhão, José Manoel Bittencourt, 46, e Damaris dos Santos Bittencourt, 42, ficaram feridos e foram levados ao Hospital Municipal Ruth Cardoso, de Balneário Camboriú, onde permanecem internados. No estacionamento, ninguém ficou ferido.

Homem morre ao cair de prédio em Florianópolis

Um homem ainda não identificado caiu de um prédio, por volta de 23h desta quinta-feira, na rua Frei Caneca, em Florianópolis, e morreu no local. As circunstâncias da ocorrência estão sendo investigadas.

De acordo com a Central de Operações da Polícia Militar, o homem já estava morto quando os policiais chegaram ao local.

O caso foi repassado para a Polícia Civil, que começou a fazer uma perícia para investigar detalhes do caso. O laudo deve ser divulgado nos próximos dias.

Prefeito manda reduzir o valor da taxa do lixo em Balneário Camboriú

O prefeito Edson Piriquito deve encaminhar dois projetos de lei nos próximos dias à Câmara de Vereadores. Caso sejam aprovadas pelos vereadores, resultarão na redução da taxa do lixo cobrada da população.

Piriquto participou nesta quinta-feira (2), de reunião para a finalização do estudo que resultará na medida, na sede da Emasa, a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú.

Os projetos buscam a sub-rogação do contrato de concessão nº 83/1997, onde o município passa os serviços de varrição e limpeza urbana hoje de responsabilidade da Coneville, para a Emasa e solicita aprovação da reestruturação da Emasa para poder assumir esses serviços com recursos da própria empresa, desonerando a comunidade do pagamento pela limpeza urbana.

Eduardo Regua, diretor geral da autarquia, salienta que a aprovação dos projetos por parte da Câmara, possibilitará a realização dos serviços de varrição, pintura de meio fio e demais serviços relacionados a limpeza da cidade à Emasa, financiados com recursos públicos, diminuindo assim o valor da taxa de lixo.

A empresa concessionária, a Coneville, continuará realizando os serviços de coleta de lixo e recebendo somente para este fim.

Nos próximos dias, Piriquito enviará os projetos à Câmara Municipal. A expectativa do prefeito é pela aprovação dos projetos, pois “somente com aprovação será concretizada a redução da taxa de lixo,” complementa Piriquito.

Prefeito faz pronunciamento na Câmara de Vereadores de Itajaí

A Câmara Municipal de Itajaí deu início ao calendário de sessões do ano de 2012 nesta quinta-feira (02).

O prefeito Jandir Bellini participou da abertura dos trabalhos na Casa de Leis trazendo a mensagem anual do poder executivo.

Quem participou desta primeira reunião pôde ver os três poderes constituídos reunidos. O executivo esteve representado pelo Prefeito Jandir Bellini, o Legislativo pelos Vereadores e o Poder Judiciário pelo diretor do Foro, Dr. José Agenor de Aragão.

Autoridades municipais, representantes de entidades e a comunidade também se fizeram presentes.

Durante seu pronunciamento o Prefeito Jandir Bellini ressaltou a importância do Poder Legislativo. “Este é um ano especial e não podemos esquecer o compromisso assumido com a nossa sociedade. Itajaí vive um momento especial”, destacou.

Neste primeiro dia de trabalho, os vereadores aprovaram três requerimentos e sobrestaram os outros três pautados.

Um único projeto estava pautado na ordem do dia, o Projeto de Decreto Legislativo nº 25/2011 que “aprova as contas do município de Itajaí, referente ao exercício financeiro de 2009”.

Itajaí vai construir navios para o Pré-Sal

A P2 Brasil Estaleiro S.A, vai se instalar em Itajaí para construir e fornecer embarcações off-shore de médio porte para atuar na exploração do gás e petróleo. O anuncio foi feito pelo Prefeito Municipal, que nesta semana recebeu diretores da empresa. A previsão de investimentos é de R$ 220 milhões. O estaleiro vai processar 15 mil toneladas de aço por ano e gerar mil empregos diretos.

A P2 Brasil é uma empresa de prestação de serviços de apoio marítimo à indústria de óleo e gás, bem como a construção de embarcações destinadas ao setor. O estaleiro será erguido em uma área de 31 hectares no bairro da Murta, em Itajaí.

“Foram mais de seis meses de negociações. Lutamos para atrair este grande investimento que vai representar mais trabalho, emprego e renda para Itajaí. Estamos muito felizes com a decisão da P2 Brasil. A escolha comprova nossa vocação para serviços e logística e o bom momento de nossa cidade no cenário econômico”, afirmou o Prefeito.

CADEIA PRODUTIVA
O estaleiro da P2 Brasil em Itajaí tem como objetivo a construção e fornecimento de embarcações de médio porte e alto valor agregado, com foco em embarcações de suporte às operações off-shore da indústria de óleo e gás. Com forte expectativa de aumento de demanda por embarcações com estas especificações, a Companhia tem como meta construir embarcações de alta tecnologia embarcada, dentro dos os mais altos padrões de qualidade.

O estaleiro trabalha com tecnologia de ponta e equipe técnica, composta por profissionais com larga experiência na indústria de construção naval. A localização do projeto em Itajaí, região com tradição na indústria naval, permitirá à companhia ter acesso à mão de obra local qualificada. Complementarmente, a companhia deverá ter uma sólida estrutura de governança a fim de atender os padrões exigidos pelos seus investidores.

LICENÇA AMBIENTAL
A área adquirida recebeu a Licença Ambiental Prévia, da Fundação do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina, em dezembro. Isto permite à P2 iniciar a construção do estaleiro, em Itajaí, a partir de abril. As operações, segundo a empresa, devem ser iniciadas em um ano.

A P2 Estaleiro S.A. é uma empresa recém estabelecida, tendo como sócio majoritário o P2 Brasil Infraestrutura – Fundo de Investimento em Participações, fundo de investimento em capital privado focado em projetos de infraestrutura e gerido pela P2 Gestão de Recursos Ltda., formada pelo Pátria Investimentos Ltda. e pela Promon S.A.

Fechando a rodada, Atlético Ibirama e Figueirense vencem no Catarinão

O Atlético Ibirama venceu o Joinville por 1 a 0 na noite desta quinta-feira (2), no estádio da Baixada. A partida foi válida pela quarta rodada do Campeonato Catarinense.

Com um gol de Jajá, aos 18 minutos da segunda etapa, o Atlético segue invicto em casa no campeonato. O JEC chega à quarta partida sem vitória.

Já o Figueirense conquistou uma importante vitória no encerramento da quarta rodada do Estadual. No Scarpelli, o Figueira bateu o Metrô por 3 a 1 e terminou a rodada na terceira posição na tabela, com 8 pontos ganhos. O Metropolitano ficou na sexta colocação com 6 pontos.

Aloisio, Julio Cesar e Niell anotaram os gols do Alvinegro e Rodrigo Ninja marcou o único gol do Metrô.