segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Vistoria de vans escolares segue até sexta-feira

Encerra na próxima sexta-feira (05) o prazo para vistoria das vans de transporte escolar de Itajaí para o segundo semestre de 2011. O serviço é realizado das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h na Codetran localizada na Rua Blumenau nº1500.

A fiscalização das vans de transporte escolar é realizada duas vezes por ano: no primeiro e no segundo semestre, e é necessária para que as vans recebam o selo de autorização para realizar o serviço. Caso o veículo não realize a vistoria a Codetran pode suspender ou até cassar a autorização, dependendo da gravidade

São analisadas na vistoria as faixas laterais amarelas e a indicação “Escolar”; tacógrafo; extintor de incêndio; freios; cintos de segurança; pneus; higiene e segurança do veículo em relação a vidros, portas e bancos. Toda van que transporta menores de 12 anos de idade deve ter um monitor maior de idade e com registro na Secretaria de Urbanismo. Além do alvará, o motorista do veículo precisa ter habilitação na categoria “D” e curso de condutor de transporte escolar, com credencial expedida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Quadrilha envolvida em fraude de seguro de carros é desarticulada

A Polícia Civil de Santa Catarina desarticulou uma quadrilha que fraudava seguros de carros e receptava veículos para desmanche. Pelo menos 10 pessoas foram presas na operação chamada de Copacabana Sul, feita na semana passada.

O esquema envolvia ainda pessoas no Rio de Janeiro, de onde os carros eram mandados para serem desmanchados no Oeste catarinense. Os donos negociavam os veículos, que eram dados como roubados para que os proprietários recebessem o dinheiro do seguro.

A quadrilha agia desta forma há quatro anos. Um contado no Rio de Janeiro negociava com os donos de veículos que queriam participar do esquema. Ele acionava os receptadores em Santa Catarina e, uma vez que o depósito fosse feito, os carro eram mandados.

Os veículos vinham em caminhões. Para disfarçar, eles eram mandados em caminhões baú ou com numeração no para-brisa, para parecer que foram comprados em leilões. Somente depois de chegarem no Estado, sem que nada tivesse dado errado, é que o roubo ou furto era registrado no Rio de Janeiro.

Em Santa Catarina os carros eram levados para cinco Cidades: Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste, Maravilha, Pinhalzinho e Chapecó. Entregues no meio do mato ou em revendedoras de autopeças. Além dos detidos em Santa Catarina os proprietários dos veículos, no Rio de Janeiro, também serão identificados e ouvidos, e poderão responde por estelionato.


Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

Chuva intensa e maré alta causam alagamentos em Itajaí

A chuva que cai sem parar desde a tarde de domingo, aliada à maré alta, causa alagamentos nas áreas mais baixas de Itajaí na tarde desta segunda-feira. Em localidades do Bairro Cidade Nova, Murta e Imaruí a água chegou até a porta das casas. Ruas do Centro também foram atingidas, e os motoristas tiveram dificuldades em trafegar pelas áreas próximas ao ferry boat.

A previsão da Defesa Civil é que a maré volte a subir durante a madrugada, o que pode provocar novos alagamentos caso a chuva não cesse.

Polícia Militar é chamada para controlar tumulto no Presídio de Blumenau

A Polícia Militar foi chamada no fim da manhã desta segunda-feira para ajudar a controlar um tumulto no Presídio Regional de Blumenau. Viaturas estão em frente à unidade. Pelotão de Patrulhamento Tático e cães farejadores participam da operação. Segundo os policiais, o princípio de rebelião já está controlado.

Parte dos dententos do regime semiaberto teriam se rebelado por causa da operação pente-fino feita durante o fim de semana na unidade. Sábado, um agente prisional chegou a ser agredido pelos presos porque coletou uma bolsa com drogas jogada sobre o muro da unidade. Um dos presos fugiu.

No domingo à noite, por volta das 22h30min, houve tentativa de fuga de outro detento do semiaberto. Uma nova operação pente-fino não está descartada pela PM.

Tempo continua chuvoso em Santa Catarina


A segunda-feira continua chuvosa em Santa Catarina. Segundo a previsão da Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora as condições climáticas, há risco de temporal, queda de granizo, alagamentos e até deslizamento, principalmente no Planalto Norte, no Alto Vale do Itajaí e no Litoral Norte. Os volumes podem atingir 100mm.

As máximas chegam por volta de 17ºC na Grande Florianópolis e no Litoral Norte. No Oeste, a temperatura fica em 19ºC no período mais quente do dia. No Sul, no Vale do Itajaí e no Planalto Norte, os termômetros variam entre 14ºC e 15ºC. Na Serra, não passam de 11ºC.

O tempo instável predomina em Santa Catarina até terça-feira. A partir de quarta, uma massa de ar frio e seco deixa o dia ensolarado. As temperaturas caem e há a possibilidade de geada nas áreas altas do Estado

Polícia Civil de Blumenau prende integrantes de quadrilha com 12 kg de crack

A Polícia Civil de Blumenau prendeu na noite deste domingo e madruga de segunda quatro integrantes de uma quadrilha responsável por abastecer crack na região, trazido de Foz do Iguaçu (PR). Com eles, cerca de 12 quilos da droga foram apreendidos.
Foram presos Say Zigato de Oliveira, de 24 anos, Samuel Elias Alves de Jesus, 27, e Thiago da Cunha, de 28. Eles foram encaminhados ao Presídio Regional de Blumenau.

Comerciante morto em tentativa de assalto no bairro das Nações

O comerciante Alfredo Milan, 68 anos, foi assassinado em tentativa de assalto registrado na noite passada no bairro das Nações. Ele chegava em casa com o filho Marcos, quando flagrou dois bandidos no quintal da residência.

Alfredo reagiu contra os assaltantes. Um deles disparou um tiro fatal que atingiu o peito e atravessou o coração.

Levado para o Pronto Socorro do Hospital Santa Inês, ele morreu por volta de 1h40 da madrugada desta segunda-feira.

Tenha uma profissão em 90 dias

Mais 1.200 vagas em cursos que ensinam gratuitamente uma profissão em 90 dias serão abertas pela Prefeitura de Itajaí, através da Feapi. São 20 cursos com atividades profissionais diferentes. As matriculas estarão abertas de 9 a 12 de agosto. No último trimestre, 1.500 pessoas passaram pelos cursos da Feapi e saíram com uma profissão. Muitas delas concluíram os cursos já empregadas. Segundo o Prefeito de Itajaí “nada é mais importante que poder oferecer um curso profissional aos jovens que precisam encontrar emprego em um mercado de trabalho cada vez mais exigente”.

Os 20 cursos disponibilizados, com aproximadamente 90 dias de duração e carga horária que varia entre 30 e 80 horas/aula, serão iniciados ao longo do mês de agosto.Veja a relação dos locais onde podem ser feitas as inscrições e os tipos de cursos oferecidos:

Na sede da Feapi, no Centro, os seguintes cursos: Conferente de cargas em armazéns gerais e terminais de contêineres (40 vagas / noturno), Libras I (40 vagas / noturno), Libras II (40 vagas / noturno), Informática básica (30 vagas / noturno) e Informática básica (30 vagas / vespertino).

Já em todos os polos nos bairros, as aulas dos cursos serão ministradas no período noturno. No polo Itaipava, situado na Escola Básica Judith Duarte de Oliveira, as possibilidades de capacitação profissional gratuitas são: Informática básica (30 vagas), Assistente administrativo (40 vagas), Básico em comércio exterior (40 vagas) e Formação profissional para a indústria (40 vagas).

No polo Cordeiros, instalado no Centro Educacional de Cordeiros, os cursos ofertados são: Informática básica (32 vagas), Conferente de cargas em armazéns gerais e terminais de contêineres (40 vagas), Operador de empilhadeira de grande porte (40 vagas) e Libras II (40 vagas).

Para o polo São João, localizado na Escola Básica João Duarte, as opções de capacitação profissional gratuita para o trimestre serão: Informática básica (30 vagas), Libras II (40 vagas), Contabilidade financeira e gerencial (40 vagas) e Assistente de RH com inglês instrumental (40 vagas).

No Centro Educacional Pedro Rizzi, onde funciona o polo do bairro Cidade Nova, os cursos serão: Inglês básico (40 vagas), Conferente de cargas em armazéns gerais e terminais de contêineres (40 vagas) e Operador de empilhadeira de grande porte (40 vagas).

Já o polo do bairro São Vicente, situado na Escola Básica Aníbal César, vai ter os seguintes cursos: Secretariado com informática (40 vagas), Logística e armazenagem (40 vagas) e Conferente de cargas em armazéns gerais e terminais de contêineres (40 vagas).

E para o novo polo de ensino, que vai contemplar os moradores da região de Espinheiros, instalado na Escola Básica Tereza Bezerra de Athayde, as opções de qualificação profissional serão: Como se tornar um (a) caminhoneiro (a) bem sucedido (a) (40 vagas), Logística e armazenagem (40 vagas), Informática básica (30 vagas) e Operador de empilhadeira de pequeno porte (40 vagas).

É importante ressaltar que as matrículas serão realizadas por ordem de chegada dos candidatos, até que sejam completadas as vagas disponibilizadas. Nos cursos em que as vagas forem totalmente preenchidas, os candidatos interessados terão seus nomes inscritos na lista de espera e deverão ser chamados à medida que as vagas surjam.

De acordo com o superintendente da Feapi, estas são as primeiras vagas de capacitação profissional gratuita ofertadas para o trimestre, pois nos próximos dias outras parcerias devem ser efetivadas, com a abertura de novos cursos e turmas.

“O compromisso com a qualificação profissional do trabalhador é, atualmente, uma das mais importantes tarefas de um administrador público e com o projeto Feapi nos Bairros, estamos cumprindo com este papel social do município”, acrescenta o Prefeito itajaiense.

O edital Nº 01/2011 da Feapi com todas as informações sobre a grade de cursos ofertados, critérios estabelecidos para as matrículas e documentos necessários, datas de início e fim das aulas, horário, dias, número de vagas e carga horária está publicado no Jornal Oficial do Município Nº 995, de 27 de julho de 2011, disponível no site da Prefeitura: http://www.itajai.sc.gov.br/jornal_lst.php

Acidente em parque de diversões fere ao menos 7 no RS

Pelo menos sete pessoas ficaram feridas em um acidente em um parque de diversões na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, domingo (31) à noite. Os feridos foram levados para o pronto-socorro do Hospital Santa Casa de Rio Grande.

Os visitantes das feiras de Artesanato do Rio Grande (Fearg) e de Comércio, Indústria e Serviços (Fecis) estavam no brinquedo "Samba", quando a proteção se abriu e eles caíram. O brinquedo passará por perícia. A polícia apura as causas do acidente.

A pessoa responsável pelo brinquedo e o operador da máquina já prestaram esclarecimentos na 1ª Delegacia de Rio Grande, segundo informou o delegado João Paulo Gabriel. As vítimas também serão ouvidas pela polícia.

Futebol Catarinense: Resultados do fim de semana

O domingo teve quatro jogos envolvendo equipes catarinenses, sendo três deles em Santa Catarina e dois confrontos estaduais.

Pela Série "A", o Avaí venceu o líder do campeonato, Corinthians, por 3 X 2, na Ressacada. A equipe chegou a dez pontos e ocupa a 18ª posição na classificação. O próximo jogo do Avaí é na quarta-feira, fora de casa, contra o Ceará.

Já o Figueirense foi à Salvador para enfrentar o Bahia, mas acabou derrotado por 3 X 1. O time alvinegro, que ocupa a 12ª posição, com 16 pontos, recebe o Botafogo no Orlando Scarpelli, também na quarta-feira.

Pela Série "C", aconteceu o primeiro confronto entre Joinville e Chapecoense. Na Arena, o JEC venceu a Campeã Catarinense de 2011 por 2 X 1. O placar igualou as equipes em pontos no Grupo D. A Chapecoense lidera com quatro pontos, enquanto o Joinville, com um jogo a menos, é o terceiro colocado. O Brasil de Pelotas é o segundo colocado, com a mesma pontuação em dois jogos.

Já na Série "D", Metropolitano e Brusque se encontraram no SESI, em Blumenau. O placar também foi de 2 X 1, com vitória do Metropolitano, que tem seis pontos e ocupa a segunda posição do Grupo A8, com dois jogos - o líder é o Cianorte, com sete pontos em três jogos. Já o Brusque tem apenas um ponto.

Também na rodada do fim de semana, porém na sexta-feira, o Criciúma venceu o Americana por 1 X 0 no estádio Heriberto Hulse. Com o resultado, a equipe chegou a 23 pontos na Série "B" e agora ocupa a quinta posição. Na terça-feira o Criciúma enfrenta a líder Portuguesa e tem a possibilidade de entrar no G-4.

Assessoria de Imprensa - FCF

Carro com excesso de passageiros capota e sete ficam feridos em Caçador

Uma saída de pista seguida de capotagem deixou sete pessoas feridas na tarde deste domingo em Caçador. Todas estavam no mesmo veículo, um Ford Fiesta com placas daquela cidade.

O condutor do veículo, de 25 anos, e um adolescente, de 14 anos, foram encaminhados ao hospital em estado grave. Os outros quatro ocupantes sofreram ferimentos leves.

O acidente aconteceu no Km 68 da SC-302. Segundo a polícia, uma aquaplanagem pode ter feito com que o motorista perdesse o controle do veículo. Ele será multado por excesso de passageiros

Defesa Civil de Itajaí vistoria área de encostas

A Defesa Civil de Itajaí começou nesta segunda-feira de manhã uma série de vistorias nas áreas de encostas de morros no município. O órgão está em estado de atenção por conta da grande quantidade de chuva que caiu nos últimos dias. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Everlei Pereira, a chuva acumulada chega a 120mm em quatro dias, quase toda a quantidade prevista para um mês.

- Neste momento, não temos ocorrências de inundações. Nossa preocupação são as encostas dos morros e, por isso, estamos vistoriando os locais para constatar qualquer movimentação.

A recomendação do coordenador é que moradores também fiquem atentos a qualquer movimento de terra ou rochas e à inclinação de postes ou árvores. Nesse caso, a família deve sair de casa e acionar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros. É importante também evitar caminhar em áreas alagadas, pelo risco de ferimentos ou de ser arrastado pela correnteza, especialmente próximo a córregos ou pontes com pontos alagados.

O pico da maré alta foi registrado nesta segunda-feira por volta das 4h, conforme a Defesa Civil, e por isso, alguns pontos demoram um pouco a baixar. Há acúmulo de água em alguns trechos de ruas e avenidas, como no acesso à cidade pela Avenida Vereador Abraão João Francisco, a Contorno Sul.

Ainda de acordo com o coordenador, foi pedido atenção nas barragens do Alto Vale para segurar ou manobrar as barragens, já que a previsão é de chuva forte até esta terça-feira.

Rio Itajaí-Açu atinge 5,20 metros em Blumenau

A chuva intensa que cai desde o fim da semana em Blumenau e na região do Vale do Itajaí fez o Rio Itajaí-Açu subir e deixou autoridades em estado de atenção. A última medição feita na cidade, às 7h, apontava que o rio estava com 5,20m. Não há pontos alagados.

De acordo com o Centro de Operações do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu (Ceops), desde sexta-feira, 110 milímetros de chuva caíram sobre a cidade. A média histórica de chuvas para o mês de julho é de 82 milímetros.

O Ceops está em estado de atenção. As medições do rio devem ser intensificadas a partir da manhã desta segunda-feira, sendo feitas de duas em duas horas.