quarta-feira, 18 de abril de 2012

Encontro reúne em Balneário Camboriú alguns dos melhores profissionais de Odontologia do país

Durante os dias 20 e 21 de abril, a cidade vai sediar o 1º Meeting de Periodontia e Implantodontia da cidade. O evento, que é uma realização da Sociedade Brasileira de Periodontologia (Sobrape) e conta com o apoio do Instituto Odontológico das Américas (IOA), vai trazer alguns dos maiores nomes do setor no Brasil e pretende reunir cerca de 500 inscritos, entre estudantes, professores e profissionais da área que buscam reciclagem. O meeting, que vai acontecer no Hotel Sibara Flat, já é realizado há 40 anos e é referência no setor.

A programação do evento vai ser intensa. São quatro salas com palestras e workshops que acontecem simultaneamente. "Difícil mesmo vai ser escolher de quais participar", declara o presidente do Meeting e vice presidente nacional da Sobrape, José Luiz do Couto.

O evento, que inicia às 8h da manhã e segue até o final da tarde nos dois dias, prevê palestras que vão abordar desde temas como marketing de relacionamento, empreendedorismo, mídia digital e ética até o uso de toxina botulímica e tratamentos com laser. Além disso serão discutidos e debatidos os principais temas que se relacionem as áreas de Periodontologia, Implantologia, Prótese e Estética.

"Além dos mais de 40 palestrantes de diferentes lugares do país, vamos contar com a participação de todas as instituições do setor de âmbito estadual e nacional e os maiores e melhores fabricantes do mundo na área. Vai ser um evento para os especialistas se atualizarem, adquirirem materiais, aparelhos e instrumentais de ponta, além de unir e valorizar a classe”, declara.

Blumenau é líder no Estado em geração de emprego

A publicação dos números do 1º trimestre deste ano do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, revelou uma grata surpresa para Blumenau. Entre os 5.561 municípios brasileiros, Blumenau lidera o ranking catarinense na geração de emprego, com 4.918 vagas preenchidas, e ocupa o 13º lugar nacional. Os setores que mais abriram vagas foram a indústria de transformação (têxtil, metalmecânico, vestuário, entre outros), a administração pública e os serviços (ensino, transporte, alimentação, entre outros).

Para o professor de Economia da Furb, Nazareno Schmoeller é natural o número de contratações aumentar no primeiro semestre do ano. Segundo ele, tem sido assim desde 2010. Porém, o que mais se destaca é que as vagas de empregos estão espalhadas pelos diversos setores da economia, o que não ocorria em anos anteriores. O professor também diz que Blumenau vem seguindo o ritmo de expansão do país, principalmente por estar preparada para isto:

— Blumenau é uma cidade pólo, que já tem suporte para aguentar o crescimento e isso gera dinamismo, o que é bom também para as cidades vizinhas. Se houvesse mais desenvolvimento de infraestrutura, por exemplo a duplicação da BR-470, este suporte seria ainda melhor e geraria um crescimento maior.

Schmoeller diz ainda que o município conseguiu expandir as vagas de trabalho que exigem mais qualificação, tirando o foco da mão de obra mais barata. Isto resultou no aumento dos salários acima da inflação.

Porém, a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e gerente de RH da HBSIS Soluções em Tecnologia da Informação, Carmen Cristina Ittner, lembra que há escassez de profissionais qualificados no mercado, em especial no setor de serviços, e esta demanda só tende a aumentar. Por isto, este setor da economia deve continuar crescendo e investindo em qualificação nos próximos anos.

Homem é amarrado a uma árvore e tem carro roubado em Blumenau

Um homem que não teve o nome e a idade divulgados foi rendido por criminosos, teve o carro e pertences pessoais roubados e acabou amarrado em uma árvore. Foi em Blumenau, nesta terça-feira, por volta das 22h30min.


Ele estava estacionando o carro, um Palio com placas de Timbó, em um estacionamento no Bairro Salto do Norte quando foi abordado por dois homens armados. Rendida, a vítima foi colocada no porta-malas do carro. Os assaltantes seguiram até a Rua Bernardo Reiter, no Bairro da Velha, onde amarraram a vítima a uma árvore e fugiram.

O homem conseguiu se soltar e pedir ajuda. Os criminosos levaram o carro, documentos pessoais da vítima, R$ 10, um celular e um cartão de crédito.

Foram feitas buscas, mas nenhum suspeito foi localizado.

Dois servidores dos correios são indiciados por assalto a agência em Balneário Camboriú

A Polícia Federal indiciou dois servidores dos Correios pelo assalto ocorrido em 19 de março, na agência de Balneário Camboriú. Segundo o delegado Aníbal Wust do Nascimento Gaya, que presidiu o inquérito, as investigação apontaram que os dois funcionários teriam participado diretamente do crime, que terminou com uma pessoa baleada na mão.

Os servidores, que não tiveram os nomes divulgados pela polícia, teriam entrado na agência no sábado à tarde, dois dias antes do assalto, e levado cerca de R$ 25 mil que estavam no cofre:

_ Os indícios apontaram que o dinheiro teria sido retirado no sábado, quando os servidores desligaram propositadamente o sistema de monitoramento da agência _ diz Gaya.

Pelo menos um dos indiciados teria, também, participado de uma suposta simulação do assalto. Três pessoas teriam sido rendidas no momento em que chegavam para trabalhar, e colocadas no banheiro.

A polícia foi avisada por outros funcionários, que, no lado de fora da agência, ouviram um tiro. A passagem de veículos e pedestres chegou a ser bloqueada nas vias próximas e uma varredura ocorreu em todos os andares do edifício residencial onde fica agência, mas nada foi encontrado.

As suspeitas recaíram sobre os dois servidores porque a polícia não identificou, nas câmeras de monitoramento instaladas em vias públicas, próximas à agência, que fica na Avenida Brasil, nenhuma movimentação suspeita antes ou após o assalto.

O inquérito policial foi encaminhado à Justiça Federal, que dará sequência ao processo.