domingo, 8 de abril de 2012

Jesus e a exaltação à Vida

Paiva Netto

A mensagem da Semana Santa não é a da ruína, mas de vitória. Vitória sobre a morte! Em "O Drama Milenar do Cristo e do Anti-Cristo", escreveu Huberto Rohden (1893-1981): "(...) o Cristo sempre ressuscita, mesmo de túmulos fechados, sigilados e guardados por Seus inimigos. É proibido ressuscitar — mas Ele sempre ressuscita... Os Seus verdadeiros amigos O encontram sempre glorioso, por toda a parte, em todos os tempos".

Realmente, contra todas as perspectivas, vencendo dramas, lutas e guerras, o Celeste Taumaturgo a todo momento ressurge nos corações de Boa Vontade. É o triunfo do Amor, que se manifesta das mais surpreendentes formas, dando continuidade à existência. Porque a Paixão de Jesus não canta a morte, mas exalta a vida, Vida Eterna.

Aí está. Onde há vida, diz o povo, há Esperança.


LEVANTA E ANDA, HUMANIDADE!
No Evangelho do Cristo, Mateus relata, nos versículos de 1 a 8 do capítulo 9º., que "entrando Jesus num barco, passou para a outra banda do lago e foi para a Sua própria cidade.

"E eis que Lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados.

"Mas alguns escribas diziam consigo: Este blasfema.

"Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, perguntou: Por que cogitais o mal nos vossos corações?

"Pois o que é mais fácil dizer: Estão perdoados os teus pecados, ou: Levanta-te e anda?

"Ora, para que saibais que o Filho de Deus tem sobre a Terra autoridade para perdoar pecados — determinou ao paralítico: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.

"E, levantando-se, partiu para sua casa.

"Vendo isto, as multidões, possuídas de temor, glorificaram a Deus, que dera tal autoridade aos homens".

Que cada criatura tenha a fé daqueles que carregaram até Jesus o paralítico, a ponto de comover o Divino Mestre, que então lhe ordenou: "— Surge et ambula!". — "Levanta e anda", Humanidade!

Curioso este mundo!... Multidões consideram-se cristãs. Mas quando se fala a respeito do Evangelho, há quem exclame surpreso: "Hein?!". A impressão que passa é que muitos jamais sequer abriram o Novo Testamento.

Eis o caso da Semana Santa: como gerações e gerações não se debruçaram do modo que deveriam sobre o Livro Sagrado, quando os povos alcançam períodos de transição semelhantes a este que vivemos, percebe-se em parte da mídia menor cuidado ao fato que marca a afirmação do Cristianismo desde os seus primeiros passos: a Ressurreição de Cristo Jesus!

Ademais, muita gente acostumou-se a guardar da Semana Santa a imagem da Crucificação (morte) de Jesus, embora o seu grande recado se encontre estampado na Ressurreição, que é Vida, e Vida perene.

O Evangelho não é um livro ocioso. Sua mensagem permeia Céu e Terra. É urgente que a divina pregação de Jesus realize, mesmo nos territórios em que ela fincou raízes, sua extraordinária missão: civilizar a civilização humana com a vivência do Novo Mandamento do Cristo: "Amai-vos como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos" (Boa Nova segundo João, 13:34 e 35). É obra da paciência.

Já dizia o filósofo que a mais difícil fronteira a ser suplantada é a do cérebro humano, inclusive nas nações cristãs. Mas o ânimo e a vontade de avançar vêm do próprio Cristo, que atestou: "Eu venci o mundo!" (Evangelho consoante João, 16:33).


ESPERANÇA E BOA VONTADE
Envio um fraterno abraço a tantos colegas que sempre nos apoiam pelo país, no propósito de levar aos leitores palavras de Esperança e Boa Vontade, na vivência de tempos melhores e mais felizes para as famílias e comunidades.

Agradeço carinhosamente ao "Jornal União", de Londrina/PR, na pessoa do seu diretor, Valdemir Antonio Camargo, e a todos os seus colaboradores, que vem apresentando artigos meus em coluna denominada "Educando na Fé". É um título que realmente fala por si, pois o que nos sustenta é a certeza, a Fé Realizante de que podemos, juntos, construir um futuro em que a Paz e a felicidade reinem em todos os lares. A Educação com as reconhecidas qualidades do ensino intelectual e espiritual é a base desse ousado empreendimento.

O Profeta Samuel, em seu primeiro livro, 7:12, nos conforta, dizendo que "até aqui nos trouxe Deus!". E o Pai Celestial, por meio do auxílio e da solidariedade de tanta gente altamente fraterna, muito mais adiante nos levará.


_________________________
*José de Paiva Netto, escritor, jornalista, radialista, compositor e poeta. É diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter). Filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), à International Federation of Journalists (IFJ), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro e à União Brasileira de Compositores (UBC). Integra também a Academia de Letras do Brasil Central.

Chegada da Volvo Ocean Race tem o 2º maior público em Itajaí

A Parada da Volvo Ocean Race comemora sucesso de público nos primeiros dias de abertura da Vila da Regata. Só na sexta-feira (6), quando os barcos Puma e Telefónica chegaram da Nova Zelândia após 20 dias de velejada, mais de 35 mil pessoas foram recepcionar as equipes na área do Centreventos, e não estão computados quem assistiu a passagem das embarcações nos moles, que serviram de arquibancada. Segundo a organização do evento, foi a segunda maior marca de pessoas aguardando as embarcações em toda a história. A melhor foi no mês passado, em Auckland, a chamada Cidade das Velas, com 47 mil.

"Foi incrível a recepção de todos em Itajaí. A festa foi muito bonita e mostrou a paixão do brasileiro pelo mundo náutico", afirma Knut Frostad, CEO da Volvo Ocean Race. A previsão é que, durante os três dias do feriado de Páscoa, o local receba mais de 80 mil pessoas. Por isso, o Comitê Organizador promete fazer um trabalho ainda eficaz para receber os fãs da vela mundial, que podem conferir os maiores atletas do mundo de perto e curtir, até o dia 22, uma série de atrações pela frente, como shows de Paralamas do Sucesso e Jorge Aragão até ações sustentáveis.

"Isso comprova que a comunidade de Itajaí aprovou a realização desse evento e mostrou a capacidade organização. Embora não estejamos no eixo Rio-São Paulo e fora da Copa do Mundo, é notório que podemos e sabemos realizar eventos internacionais. O público deve aumentar consideravelmente com os shows nacionais marcados para a próxima semana e também com a Regata do Porto", explica Amílcar Gazaniga, presidente do Comitê.

A festa ainda repercute entre a população, que sentiu pela primeira vez a emoção de sediar uma etapa da Regata de Volta ao Mundo. Os integrantes do staff da Volvo Ocean Race confirmaram que nunca tinham visto tamanha recepção. ‘This is crazy´ -- Isso é uma loucura -- repetiam os organizadores internacionais. Os velejadores se emocionaram ainda mais, principalmente porque passaram pelas piores condições de navegação na quinta perna.

"Queremos retribuir esse carinho com uma vitória na Regata do Porto, marcada para 21 de abril. Em nenhuma das paradas da Volvo Ocean Race realizadas até agora, o povo fez tanta festa. As instalações estão perfeitas, o que nos enche de orgulho por sermos brasileiros", conta o brasileiro Joca Signorini, que estava a bordo do Telefónica. "Realmente foi uma das etapas mais duras em que já estive, nas três edições que competi. A passagem pelo Cabo Horn foi muito difícil. A vida no barco é espartana, sem nenhum conforto. É uma rotina totalmente diferente do habitual, mas fomos recompensados com essa recepção inesquecível".

Vida repleta - A Volvo Ocean Race está mexendo com a rotina de Itajaí. Nesse feriado de Páscoa, várias pessoas estão visitando a Race Village, e algumas famílias chegaram a se deslocar de outras regiões. A família de Eduardo Marques mora em Itajaí e está bastante satisfeita com o que viu no espaço ao lado do Centreventos. "A estrutura vai ficar e vai beneficiar a cidade. Estou achando o evento maravilhoso, tanto para o povo quanto para o município", diz Eduardo.

Marcos Cabral veio de Florianópolis com a família para prestigiar o evento de ‘status mundial’: "Itajaí ganhou visibilidade e isso é muito bom! O espaço físico ficou maravilhoso e a cidade vai poder mostrar a cultura de Santa Catarina para o mundo".

A Rainha e Princesas da Marejada, Bruna Piski, Amanda Gastaldi e Tayse Brito são unânimes em declarar que os itajaienses merecem o sucesso desse evento depois de tanta luta. " Foram dois anos nos preparando para esse momento, enfrentamos as enchentes e muita dificuldade", comenta Amanda. Quanto aos estrangeiros que fazem parte da regata, a Rainha Bruna afirma: "Esperamos que sintam saudades daqui quando forem embora. É uma grande vitória, esse espaço vai ficar e vamos fazer da próxima festa Marejada, a maior de todos os tempos".

Idoso morre em acidente entre bicicleta e carro em Jaguaruna

O ciclista Osni Fermiano Goulart, de 71 anos, não resistiu aos ferimentos depois do acidente em que se envolveu por volta de 12h10min do último sábado, no Km 29 da SC-487, em Jaguaruna.

Ele foi atropelado por um veículo Fiat Marea com placas de Araucária/PR, que era dirigido por Joziane Adamásio Costa, de 21 anos. Ela não sofreu ferimentos.