domingo, 8 de abril de 2012

Jesus e a exaltação à Vida

Paiva Netto

A mensagem da Semana Santa não é a da ruína, mas de vitória. Vitória sobre a morte! Em "O Drama Milenar do Cristo e do Anti-Cristo", escreveu Huberto Rohden (1893-1981): "(...) o Cristo sempre ressuscita, mesmo de túmulos fechados, sigilados e guardados por Seus inimigos. É proibido ressuscitar — mas Ele sempre ressuscita... Os Seus verdadeiros amigos O encontram sempre glorioso, por toda a parte, em todos os tempos".

Realmente, contra todas as perspectivas, vencendo dramas, lutas e guerras, o Celeste Taumaturgo a todo momento ressurge nos corações de Boa Vontade. É o triunfo do Amor, que se manifesta das mais surpreendentes formas, dando continuidade à existência. Porque a Paixão de Jesus não canta a morte, mas exalta a vida, Vida Eterna.

Aí está. Onde há vida, diz o povo, há Esperança.


LEVANTA E ANDA, HUMANIDADE!
No Evangelho do Cristo, Mateus relata, nos versículos de 1 a 8 do capítulo 9º., que "entrando Jesus num barco, passou para a outra banda do lago e foi para a Sua própria cidade.

"E eis que Lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados.

"Mas alguns escribas diziam consigo: Este blasfema.

"Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, perguntou: Por que cogitais o mal nos vossos corações?

"Pois o que é mais fácil dizer: Estão perdoados os teus pecados, ou: Levanta-te e anda?

"Ora, para que saibais que o Filho de Deus tem sobre a Terra autoridade para perdoar pecados — determinou ao paralítico: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.

"E, levantando-se, partiu para sua casa.

"Vendo isto, as multidões, possuídas de temor, glorificaram a Deus, que dera tal autoridade aos homens".

Que cada criatura tenha a fé daqueles que carregaram até Jesus o paralítico, a ponto de comover o Divino Mestre, que então lhe ordenou: "— Surge et ambula!". — "Levanta e anda", Humanidade!

Curioso este mundo!... Multidões consideram-se cristãs. Mas quando se fala a respeito do Evangelho, há quem exclame surpreso: "Hein?!". A impressão que passa é que muitos jamais sequer abriram o Novo Testamento.

Eis o caso da Semana Santa: como gerações e gerações não se debruçaram do modo que deveriam sobre o Livro Sagrado, quando os povos alcançam períodos de transição semelhantes a este que vivemos, percebe-se em parte da mídia menor cuidado ao fato que marca a afirmação do Cristianismo desde os seus primeiros passos: a Ressurreição de Cristo Jesus!

Ademais, muita gente acostumou-se a guardar da Semana Santa a imagem da Crucificação (morte) de Jesus, embora o seu grande recado se encontre estampado na Ressurreição, que é Vida, e Vida perene.

O Evangelho não é um livro ocioso. Sua mensagem permeia Céu e Terra. É urgente que a divina pregação de Jesus realize, mesmo nos territórios em que ela fincou raízes, sua extraordinária missão: civilizar a civilização humana com a vivência do Novo Mandamento do Cristo: "Amai-vos como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos" (Boa Nova segundo João, 13:34 e 35). É obra da paciência.

Já dizia o filósofo que a mais difícil fronteira a ser suplantada é a do cérebro humano, inclusive nas nações cristãs. Mas o ânimo e a vontade de avançar vêm do próprio Cristo, que atestou: "Eu venci o mundo!" (Evangelho consoante João, 16:33).


ESPERANÇA E BOA VONTADE
Envio um fraterno abraço a tantos colegas que sempre nos apoiam pelo país, no propósito de levar aos leitores palavras de Esperança e Boa Vontade, na vivência de tempos melhores e mais felizes para as famílias e comunidades.

Agradeço carinhosamente ao "Jornal União", de Londrina/PR, na pessoa do seu diretor, Valdemir Antonio Camargo, e a todos os seus colaboradores, que vem apresentando artigos meus em coluna denominada "Educando na Fé". É um título que realmente fala por si, pois o que nos sustenta é a certeza, a Fé Realizante de que podemos, juntos, construir um futuro em que a Paz e a felicidade reinem em todos os lares. A Educação com as reconhecidas qualidades do ensino intelectual e espiritual é a base desse ousado empreendimento.

O Profeta Samuel, em seu primeiro livro, 7:12, nos conforta, dizendo que "até aqui nos trouxe Deus!". E o Pai Celestial, por meio do auxílio e da solidariedade de tanta gente altamente fraterna, muito mais adiante nos levará.


_________________________
*José de Paiva Netto, escritor, jornalista, radialista, compositor e poeta. É diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter). Filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), à International Federation of Journalists (IFJ), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro e à União Brasileira de Compositores (UBC). Integra também a Academia de Letras do Brasil Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário