sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mano Menezes é demitido do comando da Seleção Brasileira

Dois dias depois do título do Superclássico das Américas, o técnico Mano Menezes foi demitido do comando da Seleção Brasileira. A dispensa do treinador foi decidida nesta sexta-feira em uma reunião da cúpula da CBF na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF).

A nova comissão técnica deve ser anunciada apenas em janeiro, a seis meses da Copa das Confederações.

Ao longo dos dois anos de trabalho, o técnico somou dois títulos das Superclássico das Américas, em 2011 e 2012. Mano Menezes assumiu o cargo após um convite de Ricardo Teixeira, em julho de 2010.

Em seu período de trabalho, foram mais de 108 jogadores convocados para defender a Seleção. Mesmo com o bom momento das útlimas partidas, quando a equipe passou a apresentar um futebol de melhor qualidade, os fracassos nas Olimpíadas de 2012 e na Copa América de 2011 pesaram contra o trabalho do profissional gaúcho.

Operação Curupira prende funcionários públicos em Indaial

Dois funcionários da prefeitura de Indaial foram presos preventivamente quinta-feira pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) de Itajaí _ força-tarefa formada pelo Ministério Público de Santa Catarina e as Polícias Civil e Militar.

O fiscal do meio ambiente Amarildo Luis dos Santos e o topógrafo Ademir Anderson foram detidos durante a Operação Curupira. De acordo com a promotora de justiça Patrícia Dagostin Tramontin, ambos teriam montado um esquema irregular para a liberação de licenças e autorizações ambientais. Os dois foram encaminhados para a Unidade Prisional Avançada de Indaial após serem interrogados.

Patrícia afirma que Santos cobrava valores em dinheiro para agilizar licenciamentos ambientais e indicava os serviços do topógrafo, que além de ser servidor público municipal, mantinha escritório particular e confeccionava projetos necessários às licenças, que posteriormente eram aprovados na prefeitura pelo fiscal ambiental.

Ainda como parte da operação, o Gaeco cumpriu cinco mandados de busca e apreensão nos setores de Planejamento e Meio Ambiente da prefeitura de Indaial, no escritório de topografia e na casa de um dos investigados.

A promotora destaca que a responsabilização criminal não será restrita aos servidores corruptos, pois com as diligências complementares a promotoria pretende reunir provas para processar também os particulares, que ofereciam e entregavam dinheiro para conseguir as licenças, fato que caracteriza o crime de corrupção ativa. Os servidores que recebiam as vantagens indevidas poderão ser condenados a uma pena de 2 a 12 anos de reclusão.

A mesma prevista para os particulares que entregavam as vantagens financeiras para o recebimento das licenças. A Operação Curupira surgiu de investigações da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Indaial, em parceria com o Gaeco de Itajaí, para apurar crimes contra a administração pública e crimes ambientais. Foram quatro meses de apuração. O nome da ação foi inspirado no personagem lendário brasileiro que protege as matas e animais e pune quem os agride.

Vândalos provocam rompimento de cabos e interferem no serviço da GVT em SC

Os usuários de telefonia fixa e internet banda larga da GVT das cidades de Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau, Brusque, Balneário Camboriú e Itajaí tiveram problemas no fornecimento do sinal da companhia telefônica na manhã e no começo da tarde desta sexta-feira.

Segundo comunicado oficial da empresa, a instabilidade no serviço e até interrupção em alguns casos ocorreu por causa de um duplo rompimento nos cabos de fibra ótica que interligam cidades de Santa Catarina ao Paraná. Segundo informações não oficiais, vândalos teriam danificado os cabos.

A empresa informou que detectou o problema por volta das 10h20 e as equipes técnicas resolveram a situação perto das 13h45, quando o serviço foi reestabelecido. A orientação é que os usuários desliguem e religuem o computador e o modem para que a navegação seja normalizada.

Corretores de Imóveis são homenageados na Câmara de Vereadores de Itajaí

Em sessão solene realizada durante a sessão ordinária desta quinta-feira (23) a Câmara de Vereadores de Itajaí (CVI) entregou uma Moção de Congratulações ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis 11ª Região/Santa Catarina (CRECI/SC). A homenagem se deu pela passagem dos 50 anos da regulamentação da profissão de corretor de imóveis, comemorado no dia 27 de agosto deste ano.

O presidente Estadual do CRECI/SC, Carlos Josué Beims, destacou o crescimento do mercado imobiliário itajaiense, lembrando que há 10 anos a cidade contava com pouco mais de 160 corretores e atualmente já contabiliza 690 profissionais credenciados. “Hoje o corretor de imóveis já faz parte da cadeia produtiva de qualquer município”, afirmou Beims, que ainda ratificou o papel dos corretores de imóveis no crescimento das cidades catarinenses.

Já o corretor de imóveis de Itajaí Elias Felippe Krieger foi homenageado – representando os demais corretores da cidade – e recebeu das mãos do presidente do CRECI/SC uma placa comemorativa ao cinquentenário da regulamentação da profissão. Krieger está credenciado no CRECI desde 1977.

O presidente da Câmara, Luiz Carlos Pissetti (DEM) afirmou ser uma honra para a Casa poder realizar a homenagem. “A luta do CRECI por uma profissão mais ética e moralmente elevada faz com que hoje ninguém queira fazer qualquer negócio imobiliário se não estiver acompanhado pelo seu corretor”, disse Pissetti enaltecendo a importância destes profissionais.

E o Brasil amadurece

Paiva Netto

Temos acompanhado um expressivo amadurecimento na cultura de nosso país. Forte indicativo disso foi a posse em 22/11, do eminente ministro Joaquim Barbosa na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), com mandato para dois anos. Primeiro negro a assumir o comando da Casa, ele é uma demonstração, entre inúmeras outras, de que competência não tem a ver com etnia, classe social ou gênero, mas com trabalho, esforço e dedicação às boas causas.

Parabéns, Brasil!


SAUDAR ALÉM DOS IRMÃOS

Há tempos observo-lhes que a miscigenação do mundo é inevitável. Da mesma forma, destaco que o Ecumenismo dos corações é o bom futuro da Humanidade.

As criaturas não sobrevivem no isolamento. A confraternização geral é um legítimo anseio que ignora fronteiras e segue unindo, apesar dos pesares, etnias, filosofias, religiões, pátrias, enfim, seres humanos e espirituais. Em Sua passagem pela Terra, Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, testemunhou, a todo momento, que esse é o caminho. Uma de suas frases didáticas ilustra bem isso: “Se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais?” (Evangelho segundo Mateus, 5:47).

Nosso país, ainda que precise avançar muito, incentiva e trabalha pelo respeito às diferenças. Um exemplo é a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, criada pelo governo brasileiro em 21 de março de 2003, atualmente sob o comando da ministra Luiza Bairros.

Em novembro, Mês da Consciência Negra, vale ressaltar a relevância das iniciativas dedicadas a tão nobre finalidade. A luta histórica de Zumbi dos Palmares (1655-1695) prossegue, alcançando crescente vitória nas consciências. O mundo se tornará mais feliz à medida que seus habitantes, sem exceção, receberem o devido apoio e usufruírem da liberdade seguramente adjetivada como responsável.


IDENTIFICANDO O PRECONCEITO

Um importante passo para que haja fraternidade mútua é o reconhecimento do preconceito, às vezes velado, que a maioria nem percebe que pratica.

Durante sua participação no programa “Conexão Jesus”, da Boa Vontade TV (canal 23 da SKY), o professor doutor Kabengele Munanga, antropólogo do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo (USP), comentou: “Como o próprio termo diz, preconceito é um julgamento preconcebido sobre os outros, os diferentes, sobre os quais não temos, na realidade, um bom conhecimento. O preconceito é um dado praticamente universal, porque todas as culturas o produzem. Não há uma sociedade que não se defina em relação às outras. E, nessa definição, nos colocamos numa situação, achando que somos o centro do mundo: a nossa cultura é a melhor, a nossa visão do mundo é a ideal, a nossa religião é a melhor. Assim, julgamos os outros de uma maneira negativa, preconcebida, sem um conhecimento objetivo. A matéria-prima do preconceito é a diferença”.

Aliás, em “Reflexões da Alma” (2003), reafirmei que racismo é obscenidade (assim como preconceitos sociais, religiosos, científicos ou de qualquer outra espécie). Vai solapando não somente os esforços da etnia negra, mas também dos brancos pobres, dos índios, dos imigrantes... É preciso erradicá-lo, pois em seu bojo surgem os mais tenebrosos tipos de perseguição, que vêm dificultando o estabelecimento da Paz no planeta.


José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.brwww.boavontade.com