sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A Águia e as galinhas


Um camponês criou um filhote de águia junto com suas galinhas.

Tratando-a da mesma maneira que tratava as galinhas, de modo que ela pensasse que também era uma galinha.

Dando a mesma comida jogada no chão, a mesma água num bebedouro rente ao solo, e fazendo-a ciscar para complementar a alimentação, como se fosse uma galinha. E a águia passou a se portar como se galinha fosse.

Certo dia, passou por sua casa um naturalista, que vendo a águia ciscando no chão, foi falar com o camponês:

- Isto não é uma galinha, é uma águia!

O camponês retrucou: - Agora ela não é mais uma águia, agora ela é uma galinha!

O naturalista disse: - Não, uma águia é sempre uma águia, vamos ver uma coisa...

Levou-a para cima da casa do camponês e elevou-a nos braços e disse:

- Voa, você é uma águia, assuma sua natureza !

- Mas a águia não voou, e o camponês disse:

- Eu não falei que ela agora era uma galinha !

O naturalista disse: - Amanhã, veremos...

No dia seguinte, logo de manhã, eles subiram até o alto de uma montanha.

O naturalista levantou a águia e disse: - Águia, veja este horizonte, veja o sol lá em cima, e os campos verdes lá em baixo, veja, todas estas nuvens podem ser suas.

Desperte para sua natureza, e voe como águia que és...

A águia começou a ver tudo aquilo, e foi ficando maravilhada com a beleza das coisas que nunca tinha visto, ficou um pouco confusa no início, sem entender o porquê tinha ficado tanto tempo alienada.

Então, ela sentiu seu sangue de águia correr nas veias, perfilou de vagar, suas asas e partiu num vôo lindo, até que desapareceu no horizonte azul."

Criam as pessoas como se galinhas fossem, porém, elas são águias.

Todos podemos voar, se quisermos.

Voe cada vez mais alto, não se contente com os grãos que lhe jogam para ciscar.

Nós somos águias, não temos que agir como galinhas, como as vezes querem que sejamos.

Pois com uma mentalidade de galinha fica mais fácil controlar as pessoas, elas abaixam a cabeça para tudo, com medo.

Conduza sua vida de cabeça erguida, respeitando os outros, sim, mas com medo, nunca!

Programa Itajaí Ativo encerra atividades de 2011 na próxima sexta-feira


O Programa Itajaí Ativo, parceria da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL) com a Secretaria de Saúde, encerra suas atividades na próxima sexta-feira (16) e retorna no início do mês de fevereiro. O programa atende toda a população, onde os adeptos praticam exercícios físicos e recebem acompanhamento médico, com medição de pressão arterial e teste de glicemia.

O coordenador do programa, Hamilton Barwinski, conscientiza as pessoas para que durante o verão todos continuem praticando exercícios leves para a manutenção da saúde, evitando, contudo, horários de sol forte. Ele ainda destaca que durante os períodos de calor, é comum as quedas da pressão. Por isso é importante medir regularmente sua pressão arterial, se manter sempre bem hidratado (tomar água antes, durante e depois dos exercícios) e utilizar sempre roupas leves quando praticar exercícios físicos.

Para 2012, o Programa Itajaí Ativo se prepara para apresentar um novo formato, melhorando a qualidade do atendimento à população do município.

Família e direitos humanos

Na ocasião do Dia Universal dos Direitos Humanos, 10/12, achei por bem trazer-lhes algo sobre outra data, que, por sua vez, possui estreita ligação com qualquer ensejo que contribua para o bem-estar da criatura humana. Falo do Dia Nacional da Família, comemorado no Brasil em 8/12. Por sinal, na própria Declaração Universal dos Direitos Humanos, no artigo 16º, encontramos: “A família é o elemento natural e fundamental da sociedade e tem direito à proteção desta e do Estado”.
Em nossos pensamentos diários, observemos sempre se estamos dando o justo valor à Família. Um país melhor, mais feliz e, por consequência, uma Humanidade equilibrada dependem dos núcleos familiares bem constituídos, devidamente prestigiados por seus integrantes e pela comunidade. A importância da família transcende a compreensão mais comum. Nela, a vida humana encontra o seu refúgio, a exemplo da criança especial, que tem o seu dia celebrado em 9 de dezembro.

APOSTEMOS NAS FAMÍLIAS
O ilustre Espírito dr. Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti (1831-1900), que foi prefeito da cidade do Rio de Janeiro no tempo do Império, numa mensagem por intermédio do sensitivo Chico Periotto, deu ênfase ao nosso tema de hoje. Peço-lhes a atenção para suas palavras:
“A existência na Terra é de luta — não há outra denominação melhor —, mas a tranquilidade de Alma existe quando vemos que as Forças Benditas envolvem a família e os casais, elevando-os a patamares de compreensão, buscando as sementes que germinaram os frutos da semeadura, por intermédio dos filhos.
“Apostemos na ideia das famílias unidas pelo Cristo de Deus. Apostemos nisso. Que a palavra da Boa Vontade de Deus possa fazer o trabalho preponderante do Bem e ser ouvida e seguida na Terra. (...)
“Falamos sobre a importância da egrégora familiar, assunto recorrente e sempre de necessária abordagem, porque necessitamos oferecer condições de segurança, principalmente às mulheres (na Humanidade), às mulheres esposas e às crianças, com a parede, com a muralha dos bons sentimentos e das boas ações, fazendo descer sobre elas a cachoeira espiritual de bons fluidos que vem do Etéreo.
“Muitos casais e muitas famílias se desfazem porque não se preocupam com o diálogo salutar, com a compreensão mútua, enfim, com a presença do símbolo da unidade familiar, cujos arroubos sempre causam transtornos perigosos, problemáticos e danos irreparáveis aos que postulam a sedimentação da família no planeta Terra.
“Constituímos nossas vidas, também no Etéreo, pelo espírito de família que trazemos dos laços aflorados e traduzidos em harmonia e união advindos da matéria. Somos mais felizes no Espaço quando encontramos o nosso verdadeiro Amor na Terra.
“Se Jesus aproximou, uniu e fez com que frutificasse o Amor por intermédio dos filhos, dos felizes filhos que desabrocham, temos que trabalhar para suprir as deficiências do cotidiano, da convivência, do livre-arbítrio e de raciocínios que, às vezes, fogem do verdadeiro prumo necessário ao desenvolvimento da família. (...)
“Saibam que, na Pátria da Verdade, não nos descuidamos das lutas em que todos estão envolvidos no mundo. Mas queremos ainda maior afinação dos seres terrestres com seus Anjos da Guarda. Não deixem vícios humanos atingir seus Espíritos nem suas famílias, principalmente esses vícios que são fartamente divulgados nas mídias. Desde um simples cigarro, aparentemente inofensivo, às drogas, às bebidas. Blindem, blindem suas Almas. O corpo, o vaso físico que todos recebem na encarnação presente, é instrumento de Deus emprestado, inclusive os órgãos genitais, pois procriam, interagem a energia do homem com a da mulher para a evolução, a continuidade na Terra”.
Dr. Bezerra — muito conhecido também como “Médico dos Pobres” — continua vivo no Céu, no Mundo Espiritual, como Espírito, Anjo da Guarda, Nume Tutelar, enfim, há vários nomes que definem a mesma condição de prosseguir existindo. O princípio de tolerância, que deve reger a convivência em sociedade, nos inspira este raciocínio: ainda que nem todos acreditem na possibilidade da vida eterna ou que exista diálogo entre Céu e Terra, hão de levar em consideração o conteúdo da mensagem. É um texto sensato e que merece reflexão. A segurança material e espiritual de nossas famílias significa a boa guarda de nós mesmos.

José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

BR-470, a rodovia da morte - Colisão entre veículo e caminhão deixa mata um homem e uma criança

Uma colisão lateral na BR-470, em Agronômica, região do Alto Vale do Itajaí, vitimou duas pessoas nesta sexta-feira. Por volta das 14h30min, um Fiat Uno com placas de Santa Terezinha e um caminhão bateram, ocasionando a morte do motorista do primeiro veículo, Faustino Lizeu Schmidt, de 53 anos, e de uma criança que tinha aproximadamente seis anos e até o momento não havia sido identificada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Uma outra pessoa também sem identificação e que, segundo informações da PFR, é uma criança de cerca de 10 anos de idade, está hospitalizada em estado bastante grave. Ainda não foi possível definir quais foram as causas do acidente.

Criança cai da sacada de casa em Itajaí

Um menino de 10 anos ficou ferido após cair da sacada de casa no Bairro São João, em Itajaí. O acidente ocorreu na tarde desta quinta-feira. Segundo os Bombeiros, o guarda-corpo da sacada teria se quebrado, resultando na queda de uma altura de quase três metros.

A criança foi socorrida e encaminhada ao Hospital Universitário Pequeno Anjo. De acordo com os Bombeiros, o menino teve apenas lesões leves.

Em Santa Catarina, fim de semana será de tempo instável

O tempo permanece instável em Santa Catarina nesta sexta-feira, com pancadas de chuva, principalmente entre a tarde e a noite. Há risco de temporal, ventania e queda de granizo. Mesmo com o predomínio da nebulosidade, o sol deve aparecer em aberturas, segundo a Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora as condições climáticas.

As máximas chegam entre 24ºC e 26ºC na Grande Florianópolis, no Litoral Norte, no Planalto Norte, no Vale do Itajaí e Sul. No Oeste, os termômetros ficam por volta de 22ºC no período mais quente do dia. Na Serra, não passam de 20ºC.

No sábado, as condições continuam instáveis no Estado, com predomínio de nuvens e chuva no Litoral, no Vale do Itajaí e no Planalto Norte. Nas demais regiões, o tempo fica mais seco com sol. Temperatura deve ser elevadas no Oeste e amenas no leste de Santa Catarina. Rajadas de vento podem atingir 70km/h no Litoral.

No domingo, a madrugada terá mais nuvens e chuva isolada no Litoral. Porém, o sol deve aparecer no decorrer em todo o Estado. As temperaturas ficam elevadas.

Marido tatua a palavra “adúltera” na testa de mulher

Uma mulher de 33 anos, moradora do Bairro São Francisco, passou por momento de terror nos últimos 15 dias. O marido dela a manteve juntamente com os três filhos em cárcere privado e tatuou na testa dela, com faca quente, a palavra: adultera.

Depois de uma denúncia anônima feita ao site www.camboriucombateapedofilia, na tarde desta quinta-feira (9), conselheiros tutelares e policiais militares se deslocaram até o endereço da família. Como o muro é alto, o grupo precisou pular e a porta da casa foi arrombada.

No local, a esposa, e os três filhos, dois meninos, um de sete e outro de nove, e uma bebezinha de nove meses estavam bastante assustados. Além do ferimento na testa, a mulher apresentava problema na audição devido aos constantes tapas que recebeu do marido nesses 15 dias. O casal está junto há 12 anos.

O motivo de tanta tortura seria uma possível traição da vítima, mas segundo parentes do casal, essa acusação não procede. O filho do casal, o menino de 9 anos, também foi bastante agredido pelo pai, e de acordo com o conselheiro Valmor Dalago, a criança possivelmente teve o braço fraturado.

No momento da chegada dos conselheiros e policiais, o autor do cárcere privado não estava em casa, segundo a esposa dele, havia ido ao camelódromo de Balneário Camboriú. Em posse de suas características, policiais militares o encontraram na Rua 3300, Centro da cidade.

O assistente técnico Jéferson de Cássia Borges Marba, 34, foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia para o registro da ocorrência. A família dele foi levada para o hospital e deverá ser acompanhada por psicólogos.

Ainda há vagas para o Programa Segundo Tempo em Itajaí

Com a proximidade das férias, muitos pais não sabem onde deixar os filhos enquanto estão no trabalho. Uma boa opção é o Programa Segundo Tempo da Fundação Municipal de Esportes e Lazer que ainda oferece vagas.

O programa atende crianças na idade escolar, de 7 a 17anos. As atividades acontecem em 30 locais diferentes no período da tarde ou da manhã e são voltadas para a parte física e intelectual das crianças. Vão desde jogos nos campos e quadras até jogos de mesa, como xadrez e dama. Além disso, a criançada recebe lanche e participa de atividades diferenciadas.

O Segundo Tempo encerra as atividades no dia 22 de dezembro e retorna no dia 09 de janeiro. Confira os locais onde ainda há vagas:

- Ginásio de Esporte Ivo Silveira, localizado na Rodovia Osvaldo Reis, s/n, no bairro Fazenda;
- Campo Dulcídio, Rua Prof. Erotides da Silva Fontes, s/n, bairro São Vicente;
- Associação Vovó Anália, Rua Avelino Werner nº 439 - Imaruí;
- Campo do Luisinho, Rua Juriá nº 83 - Barra do Rio;
- Associação dos Moradores do Bambuzal, Rua São Joaquim nº 399 - Bambuzal;
- COMBEMI - Rua Paulo Kleis Junior - São Vicente;
- Parque do Agricultor, Rua Mansueto Felizardo Vieira - Itaipava;
- Sociedade Tiradentes, Rua José Pereira Liberato nº 437 - São João;
- NEC Emilio Gazaniga, Rua José Domingos Mafra nº 99 - Cidade Nova;
- Praça Pedro Lima, Rua Ministro Luiz Gallotti, s/nº - Cidade Nova;
- Praça Genésio Miranda Lins, Av. Ministro Victor Konder, s/nº - Fazenda.

LBV entrega cestas de alimentos a famílias de baixa renda em Santa Catarina


Neste mês, a Legião da Boa Vontade (LBV) realiza a entrega das cestas de alimentos não perecíveis da Campanha Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia!. A ação solidária beneficiará famílias de baixa renda de todas as regiões do Brasil. Cada cesta contém arroz, feijão, óleo, açúcar, leite em pó, macarrão, farinha de mandioca, fubá ou farinha de trigo, extrato de tomate e sal.

Nas cidades onde haverá a entrega das cestas, a Instituição promoverá uma celebração especial, com a presença de amigos e colaboradores da Obra. A programação inclui, de acordo com a localidade, atrações culturais e esportivas, palestras, almoço e jantar, sorteio de brindes e entrega de presentes.

Em Santa Catarina, as entregas acontecerão em diversas cidades: no dia 16/12, às 10 horas, em Itajaí, na Rua Brusque, 1205, Bairro Dom Bosco. Em Blumenau, às 16 horas, também dia 16/12, na Rua Bahia, 4333, Bairro Salto Weisbach. Joinville sediará o evento no dia 19/12, às 14 horas, no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, localizado na Rua Haiti, 291, Bairro Itaum. Em Florianópolis, a entrega das cestas natalinas às famílias atendidas ao longo do ano pela Instituição será feita no Ginásio de Esportes Carlos Alberto Campos, (ao lado do Figueirense), também em 19/12, às 15 horas. Por fim, na cidade de Criciúma, a entrega será realizada no dia 20/12, às 14 horas, no Centro Comunitário do Bairro Progresso, na Rua João Batista Filho, sem número.

A programação especial de Natal marcará o encerramento das atividades do ano nos programas LBV — Criança: Futuro no Presente!, Espaço de Convivência, Cidadão Bebê, Capacitação e inclusão produtiva, além de atrações culturais.

Prestigie! Compareça a um dos endereços indicados acima. Informações: (48) 3271-4300 / 9952-1043 ou pelo site www.lbv.org.br.

Trabalhadores do transporte de coletivo de Blumenau aceitam acordo com as empresas

Após dois meses e oito dias de negociação, motoristas, cobradores e Consórcio Siga chegaram a um acordo salarial para o próximo ano. O avanço ficou garantido com a inclusão de plano de saúde e garantia de emprego aos cobradores à proposta.

Nesta quinta-feira foram realizadas três assembleias gerais da categoria. Nas três, a maioria optou por aceitar o acordo e derrubar o estado de greve, em vigor desde a semana passada. Conforme o advogado do Consórcio Siga, José Carlos Muller, o plano de saúde será opcional aos trabalhadores. Metade será paga pela empresa e outra metade pelo trabalhador. Nem todas as reivindicações foram contempladas, entre elas a mudança da data base da categoria de novembro para setembro e o pagamento de anuênio.

O presidente do Sindicato dos Empregados das Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo de Blumenau e Gaspar (Sindetranscol), Ari Germer, diz que a vontade da maioria dos trabalhadores será cumprida. Ele avalia que o plano de saúde e a permanência dos cobradores nos ônibus foram as nossas duas grandes vitórias durante a negociação. Ambos darão segurança e estabilidade aos trabalhadores.

O advogado do Consórcio Siga explica que será incluída uma cláusula no acordo coletivo de trabalho garantindo a permanência dos cobradores nos ônibus até novembro do ano que vem. No documento, constará ainda que para o poder público alterar esta terá de consultar a Rodovel, Verde Vale, Glória e o Sindetranscol.

Esta reivindicação pautou a maioria das negociações entre as duas partes e surgiu depois que o vereador Marcelo Schrubbe (DEM) divulgou na tribuna do Legislativo a intenção de apresentar um projeto desobrigando as empresas de transporte coletivo a manterem o cobrador. Schrubbe protocolou o projeto dia 1º de dezembro e disse que vai continuará defendendo o projeto.

A ideia de Schrubbe é oferecer cursos profissionalizantes às pessoas que trabalham como cobradores dos ônibus. Ele não prevê a demissão, mas sim manter a rotatividade normal até a extinção da função. A próxima data base para revisão dos benefícios aos motoristas e cobradores vence em 1º de novembro de 2012.

Acidente deixa 11 pessoas feridas na BR-470

A colisão entre uma caminhonete com placas de Chapecó e uma van de Lontras deixou 11 pessoas feridas no Km 124,5 da BR-470, em Ibirama, na noite desta quinta-feira.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os dois veículos colidiram frontalmente, por volta das 23h. Os cinco ocupantes da caminhonete e os seis integrantes da van tiveram apenas ferimentos leves. Parte deles chegou a ser conduzida para o hospital, mas apenas para receber o atendimento preventivo.