sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Santa Catarina registra décimo dia de ataques criminosos

Santa Catarina registrou ao menos três ataques criminosos nas cidades de Navegantes, São Bento do Sul e Chapecó, entre a noite de quinta-feira (7) e a madrugada desta sexta-feira (8). Com estes casos, sobe para 77 os número de ataques em 24 cidades do Estado desde o dia 30 de janeiro.

Em Navegantes, criminosos incendiaram um ferro-velho, no bairro São Paulo, por volta das 23h. O fogo foi controlado rapidamente por moradores da região e bombeiros.

Segundo a Polícia Militar, dois carros foram danificados pelo fogo. Não houve feridos.

Por volta da 0h, um caminhão foi incendiado na rua Itajaí, no bairro Brasília, em São Bento do Sul. Segundo a PM, o dono do caminhão conseguiu apagar o fogo.

Criminosos também incendiaram um carro estacionado na rua Washington Luiz, no bairro São Cristóvão, em Chapecó, por volta da 1h30.

Os policiais militares controlaram o fogo com um extintor antes da chegada dos bombeiros. Segundo a Polícia Militar, o fogo danificou o estofamento do carro.

Segundo a PM, nos três casos nenhum suspeito foi preso.

Balcão da Cidadania retoma atendimento

Após um breve recesso em função da mudança para a nova sede do Legislativo, o Balcão da Cidadania da Câmara de Vereadores de Itajaí já está atendendo normalmente. Neste ano o balcão deve ampliar sua área de atuação com o fornecimento de carteiras de identidade, entre outros serviços.

Segundo o diretor do Balcão da Cidadania, Luiz Ricardo da Rosa, a ideia é oferecer à população de Itajaí mais uma opção para a emissão da identidade, pois atualmente o Instituto Geral de Perícias de Itajaí (IGP) da cidade tem um número bastante reduzido de servidores para atender vários municípios da região, tornando o processo muito lento.

Na última semana, o presidente da Câmara Osvaldo Gern (PP) encaminhou ofício para o IGP manifestando o interesse da Casa em oferecer identidades. Anexado ao documento a Câmara enviou um relatório com toda a estrutura física e funcional do balcão, como o número de computadores e servidores disponíveis. Agora a Câmara aguarda uma resposta oficial do IGP e se a parceria for firmada os servidores do Legislativo passarão por uma série de treinamentos para efetuar o serviço.

Outro serviço que deve ser melhorado no Balcão da Cidadania é o de emissão de Carteiras de Trabalho. Atualmente a CVI já disponibiliza o documento, mas os funcionários da Casa precisam ir ao Ministério do Trabalho para finalizar a confecção. De acordo com Luiz Ricardo da Rosa a intenção é realizar todo o processo no Balcão da Cidadania, já que hoje o Ministério do Trabalho também tem dificuldades em atender toda demanda gerada em Itajaí.

Além da Carteira de Trabalho o Balcão da Cidadania já disponibiliza orientação jurídica ao cidadão; orientação e encaminhamento a programas sociais; currículos; emissão de segunda via de certidões de Nascimento, Casamento, Óbito, negativa eleitoral e CPF. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h, sem intervalo.

O departamento também planeja implantar um balcão de empregos. “Com estes serviços em pleno funcionamento deveremos cumprir ainda melhor a missão do Balcão da Cidadania que é de promover a inclusão social e garantir os direitos de toda população”, afirma o presidente Osvaldo Gern.