terça-feira, 6 de setembro de 2011

Previsão de muita chuva em Santa Catarina nesta terça-feira

A terça-feira véspera de feriado de 7 de Setembro deve ter muita chuva em Santa Catarina, com volumes chegando entre 40mm e 70mm. Há risco de temporais, alagamentos e deslizamentos em áreas de encostas, alerta a Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora as condições climáticas. As rajadas de vento ficam mais fracas e não passam de 40km/h.

As máximas chegam entre 20ºC e 21ºC na Grande Florianópolis, no Oeste, no Sul, no Vale do Itajaí e no Litoral Norte. Na Serra e no Planalto Norte, os termômetros ficam por volta de 18ºC no período mais quente do dia.

Na quarta-feira de feriado, o tempo permanece instável no Estado. Os volumes de chuva podem variar entre 40 e 70mm. Permanece o alerta para risco de alagamentos e deslizamentos

Independência e vida

Dez de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Tendo este ano como lema "Prevenindo o suicídio em sociedades multiculturais", a International Association for Suicide Prevention (IASP) nos traz séria convocação:

"O Dia Mundial de Prevenção do Suicídio representa uma oportunidade para todos os setores da sociedade ― público, organizações de caridade, comunidades, pesquisadores, profissionais da saúde, políticos e legisladores, voluntários, aqueles que tenham sofrido a perda de alguém querido, outras organizações e pessoas interessadas ― para que se juntem à IASP e à Organização Mundial da Saúde (OMS) em um chamado da atenção pública sobre a carga emocional inaceitável e o custo do comportamento suicida, por meio de atividades que promovam a compreensão do suicídio e ressaltem as muitas estratégias de prevenção que têm sido efetivas ao redor do mundo".

Que igualmente o Dia da Pátria, amanhã, sirva para nos inspirar o aumento de ações sociais e de amparo espiritual que impeçam o suicídio em nosso país. Assim, estaremos no caminho da integral independência, a do Espírito, aquela que vai muito além da soberania política, que o Brasil alcançou em 1822.

AUTORES ILUSTRES
O Portal Boa Vontade registrou o lançamento de importantes obras literárias. Com grande honra para mim, recebi dos autores fraternas dedicatórias.

"Conversas com jovens diplomatas" é o título lançado pelo ministro da Defesa, Celso Amorim. Trata-se de um retrato inédito do relacionamento do Brasil com o mundo, abordando os principais fatos da diplomacia brasileira no período em que ele foi ministro das Relações Exteriores no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Durante concorrida noite de autógrafos, em Brasília, ele me escreveu: "Ao amigo Paiva Netto, com o abraço forte, Celso Amorim. 23.08.2011".

O Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO) e o Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC) trouxeram a público, no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo/SP, o livro "Cultura das transgressões no Brasil — Cenários do amanhã".

A obra, coordenada pelo ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso e pelo ex-embaixador Roberto Abdenur, presidente do ETCO, contém textos de Aristides Junqueira, Gilmar Mendes, Marcílio Marques Moreira, Paul Singer e Renato Janine Ribeiro. O objetivo é contribuir para a reflexão sobre o que é possível fazer para deixar o passado de transgressões e caminhar para um futuro mais justo e desenvolvido.

Num dos exemplares, o ex-presidente do Brasil dedicou: "Ao José de Paiva Netto, com toda consideração. Um abraço do Fernando".

Da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, em sua 15ª. edição, que vai até domingo, 11/9, no Riocentro, chegou-me às mãos "Se eu fechar os olhos agora", primeiro romance do jornalista e escritor Edney Silvestre. Gentilmente assim se expressou: "Para o Guerreiro Paiva Netto, com o melhor do abraço do Edney Silvestre". O título, que em 2010 venceu o Prêmio Jabuti em sua categoria, faz parte agora da biblioteca iniciada pelo meu saudoso pai, Bruno Simões de Paiva (1911-2000), no dia do meu nascimento.

A todos, gratíssimo.

_________________________________
*José de Paiva Netto, escritor, jornalista, radialista, compositor e poeta. É diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter). Filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), à International Federation of Journalists (IFJ), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro e à União Brasileira de Compositores (UBC). Integra também a Academia de Letras do Brasil Central.

Mau tempo impede implantação de lombada física no trevo de Gaspar

A chuva que cai nesta terça-feira impediu que a prefeitura de Gaspar, no Vale do Itajaí, implantasse a sinalização de uma lombada física na BR-470, no trevo de acesso ao município. Mesmo assim, moradores fizeram um protesto pacífico.

De acordo com o diretor de Trânsito de Gaspar, Jackson José dos Santos, por conta da chuva, apenas a sinalização vertical será colocada. A pintura da sinalização horizontal e a implantação da lombada não poderão ser feitas. O serviço será feito ao longo desta semana.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local para organizar o trânsito e evitar acidentes.

A prefeitura anunciou a implantação da lombada segunda-feira, mesmo o local não sendo jurisdição do município. A ação foi motivada por um acidente naquele trevo sábado, entre uma van que transportava estudantes e uma carreta, que matou quatro pessoas.

De acordo com o prefeito de Gaspar, Celso Zuchi, o município já tinha pedido para o Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) fazer melhorias e tornar o trevo mais segura, mas o órgão nada fez para resolver o problema.

Lançado edital para construção da cobertura do Calçadão

Foi lançado o edital de concorrência pública para contratação da empresa que fará a cobertura do Calçadão da Avenida Central em Balneário Camboriú. A abertura das propostas está prevista para o dia 6 de outubro e o valor máximo do contrato é de R$ 2,5 milhões.

A empresa vencedora da concorrência terá três meses para executar o projeto a partir da assinatura do contrato. A cobertura faz parte do plano de requalificação do Calçadão, que teve início no mês de agosto com os trabalhos de infraestrutura, que incluem a implantação de uma ampla galeria pluvial – que tem em torno de um metro e meio de profundidade - e preparação para instalação da fiação subterrânea da iluminação pública.

A cobertura do Calçadão terá estrutura metálica, com vidro temperado laminado e será retrátil, permitindo sua abertura e fechamento, de acordo com as variações climáticas. “Estamos ansiosos para dar início a esta etapa, pois acreditamos que a requalificação do Calçadão aquecerá o comércio, e o local voltará a atrair a atenção dos visitantes para esta região da cidade”, afirma o prefeito Edson Piriquito.

Programa Segundo Tempo em Itajaí

A Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL) recebeu cerca de 1.200 jogos de Xadrez e Dama. A aquisição veio através da parceria com o Ministério do Esporte e chega para colocar em prática o Programa Segundo Tempo.

Os preparativos para o início das atividades estão quase finalizados e determinados. O Coordenador do Projeto, Valdecir Cordeiro, explica que o último passo é aguardar a empresa vencedora da licitação e que será responsável pelos lanches do projeto.

A iniciativa de criar o Segundo Tempo vem da preocupação com os jovens de Itajaí. O programa vai atender cerca de 3.000 crianças, entre 06 e 17 anos, no contraturno escolar, buscando recuperar jovens em risco, ocupando-os com a prática saudável de esportes.

PF desencadeia em Florianópolis operação Voyage contra suspeitos de tráfico internacional de drogas

Um operação conjunta entre Polícia Federal e Ministério Público Federal foi desencadeada em Florianópolis nesta segunda-feira contra o tráfico internacional de drogas. A força-tarefa nomeada de Voyage começou em fevereiro de 2011 e, até esta manhã, prendeu 28 pessoas em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais.

Também foram apreendidos 69.748 comprimidos de ecstasy, 28.294 pontos de LSD, 12 quilos de cocaína de alto grau de pureza e dois e dois quilos de skunk. No momento das buscas nesta manhã foram encontradas duas malas com cocaína já pronta para ser transportadas.

Além das prisões ocorridas no Brasil, há mandados de prisão comunicados à Interpol para serem cumpridos no exterior.

Vereadores de Navegantes rejeitam aumento do número de vereadores

Os vereadores de Navegantes rejeitaram nesta segunda-feira por unanimidade, em primeira votação, o projeto que aumenta de 10 para 15 o número de cadeiras na câmara. A decisão surpreendeu, já que oito dos parlamentares que votaram contra são co-signatários da proposta. Nenhum vereador se manifestou na tribuna sobre o voto.

— Sou contra o aumento porque traz mais despesas para a câmara, mas assinei o projeto porque penso que isso deveria ser trazido à discussão — disse a vereadora Norma Espíndola (PR), pouco antes da votação.

Para outros parlamentares, a pressão popular pode ter feito a diferença na hora de decidir o voto. Foi o caso do vereador Evandro Argenton (PSDB), que também assinava a proposta e disse ter decidido votar contra após ter feito consultas aos eleitores em redes sociais:

— Penso que ter mais vereadores seria importante, porque haveria mais representatividade, mas fiz enquetes e percebi que 70% da população era contra o aumento. Como vereador, tenho que votar com o povo.

Presidente da câmara, o vereador Alcídio Reis Pêra (PMDB) concorda que a opinião da população possa ter feito a diferença:

— Não chegamos a discutir isso diretamente, mas a posição do povo sempre pesa.

Com a decisão unânime, o projeto não deverá seguir para segunda votação.