terça-feira, 6 de setembro de 2011

Independência e vida

Dez de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Tendo este ano como lema "Prevenindo o suicídio em sociedades multiculturais", a International Association for Suicide Prevention (IASP) nos traz séria convocação:

"O Dia Mundial de Prevenção do Suicídio representa uma oportunidade para todos os setores da sociedade ― público, organizações de caridade, comunidades, pesquisadores, profissionais da saúde, políticos e legisladores, voluntários, aqueles que tenham sofrido a perda de alguém querido, outras organizações e pessoas interessadas ― para que se juntem à IASP e à Organização Mundial da Saúde (OMS) em um chamado da atenção pública sobre a carga emocional inaceitável e o custo do comportamento suicida, por meio de atividades que promovam a compreensão do suicídio e ressaltem as muitas estratégias de prevenção que têm sido efetivas ao redor do mundo".

Que igualmente o Dia da Pátria, amanhã, sirva para nos inspirar o aumento de ações sociais e de amparo espiritual que impeçam o suicídio em nosso país. Assim, estaremos no caminho da integral independência, a do Espírito, aquela que vai muito além da soberania política, que o Brasil alcançou em 1822.

AUTORES ILUSTRES
O Portal Boa Vontade registrou o lançamento de importantes obras literárias. Com grande honra para mim, recebi dos autores fraternas dedicatórias.

"Conversas com jovens diplomatas" é o título lançado pelo ministro da Defesa, Celso Amorim. Trata-se de um retrato inédito do relacionamento do Brasil com o mundo, abordando os principais fatos da diplomacia brasileira no período em que ele foi ministro das Relações Exteriores no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Durante concorrida noite de autógrafos, em Brasília, ele me escreveu: "Ao amigo Paiva Netto, com o abraço forte, Celso Amorim. 23.08.2011".

O Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO) e o Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC) trouxeram a público, no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo/SP, o livro "Cultura das transgressões no Brasil — Cenários do amanhã".

A obra, coordenada pelo ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso e pelo ex-embaixador Roberto Abdenur, presidente do ETCO, contém textos de Aristides Junqueira, Gilmar Mendes, Marcílio Marques Moreira, Paul Singer e Renato Janine Ribeiro. O objetivo é contribuir para a reflexão sobre o que é possível fazer para deixar o passado de transgressões e caminhar para um futuro mais justo e desenvolvido.

Num dos exemplares, o ex-presidente do Brasil dedicou: "Ao José de Paiva Netto, com toda consideração. Um abraço do Fernando".

Da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, em sua 15ª. edição, que vai até domingo, 11/9, no Riocentro, chegou-me às mãos "Se eu fechar os olhos agora", primeiro romance do jornalista e escritor Edney Silvestre. Gentilmente assim se expressou: "Para o Guerreiro Paiva Netto, com o melhor do abraço do Edney Silvestre". O título, que em 2010 venceu o Prêmio Jabuti em sua categoria, faz parte agora da biblioteca iniciada pelo meu saudoso pai, Bruno Simões de Paiva (1911-2000), no dia do meu nascimento.

A todos, gratíssimo.

_________________________________
*José de Paiva Netto, escritor, jornalista, radialista, compositor e poeta. É diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter). Filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), à International Federation of Journalists (IFJ), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro e à União Brasileira de Compositores (UBC). Integra também a Academia de Letras do Brasil Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário