quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Globalização e pluralismo

Paiva Netto

Na obra Reflexões da Alma (2003), escrevi que — em um mundo que se globaliza, tantas vezes esmagando tradições respeitáveis, é prudente não desconsiderar o pluralismo que existe em cada povo, até mesmo em pequenas tribos, enquanto labutamos em favor do espírito solidário, altruístico, preconizado pelo Ecumenismo Irrestrito, que é Boa Vontade em marcha. Isto é, a vontade decidida, generosa; universal vontade de viver em paz, como, por muitos anos, pregou o escritor e poeta brasileiro Alziro Zarur (1914-1979). O autor do “Poema do Deus Divino” lançou, já na década de 1940, a Cruzada de Religiões Irmanadas, sob a invocação de um Brasil melhor e de uma Humanidade mais feliz. O espírito de Fraternidade entre os religiosos deve servir de exemplo aos demais. (...)

O Ecumenismo nos eleva à procura de soluções globais, dentro do espírito universal de Fraternidade, pregada por grandes pensadores e inspirados líderes de religiões. Ela é o “fio de Ariadne”, que, seguramente nos conduzindo pelos caminhos escuros e tortuosos das cavernas do Minotauro, pode levar-nos à esplendorosa claridade do Sol, livrando-nos das trevas dos ódios sectários. (...)

O estágio de fragilidade moral do mundo é tão avançado, apesar dos progressos atingidos, que, para acabar com a violência, só existe uma medicina forte: a da escalada da Fraternidade Solidária, aliada à Justiça, na Educação. Por isso, ecumenicamente espiritualizar o ensino é um poderoso antídoto contra a agressividade. Por falar na “Senhora de Olhos Vendados”, aqui um ilustrativo pensamento do ensaísta francês Luc de Clapiers, Marquês de Vauvenargues (1715-1747): “Não pode ser justo quem não é humano”. Por conseguinte, também não pode ser feliz.

Haverá um dia em que as armas terão, por fim, suas sinistras vozes caladas. Ainda no terceiro milênio, mesmo que demore, os seres humanos entenderão que a essência do poder não se encontra propriamente neles, mas, sim, no espírito de Solidariedade, que a todos deve irmanar. Resta muito por fazer. Portanto, mãos à obra! O tempo não se detém para esperar pelos humores de quem quer que seja.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

Apiúna realiza 1ª Semana Literária e Feira do Livro

Entre os dias 1º e 7 de setembro, será possível prestigiar a primeira edição da Semana Literária de Apiúna. O objetivo é a valorização de quem se dedica à escrita, pintura e artesanato. O evento será promovido pela Prefeitura, Secretaria de Educação, Academia de Letras da cidade e por empresas que cresceram junto com o município e torcem pela evolução artística e cultural da sociedade. Intitulada de “Sabores Literários”, a semana contará com saraus literários, espaços para poesia e Feira do Livro, além de comemorar o Dia do Escritor Apiunense. “Entendemos a importância da literatura na vida de todos, principalmente para o público infantil, para a formação de novos leitores e – por que não? – até escritores. É por uma história dedicada à infância e às crianças que a Brandili, desde 2014, adotou este posicionamento, de apoiar iniciativas de responsabilidade social”, comenta a coordenadora de Comunicação Institucional da Brandili, empresa madrinha da Academia de Letras de Apiúna, Andressa Furman Marchiorato.
A realização desta 1ª Semana Literária começou a ganhar forma a partir da renda arrecadada pela Brandili no Primeiro Bazar Social, voltado para colaboradores e familiares. Com o evento, a Academia de Letras de Apiúna espera incentivar ainda mais a leitura e a arte popular nas escolas públicas do município. “Este evento vem para mostrar que com união de forças podemos valorizar nossos artistas locais, descobrir grandes talentos e estimular o gosto pela leitura”, comenta Marcelo Bertoli, presidente da Academia de Letras de Apiúna.
     
Confira a programação:
Terça-feira (1º/9)
8h30min - Hora Literária na Escola Municipal Victória Cerutti Petters
9h30min - Hora Literária na Escola de Educação Básica São João Bosco
10h40min - Espaço da Poesia na Rádio Apiúna FM
13h30min - Hora Literária na Escola Municipal Victória Cerutti Petters
15h30min - Hora Literária na Escola de Educação Básica São João Bosco
19h - Abertura oficial

Quarta-feira (2/9)
9h30min - Hora Literária na Escola Básica Subida
10h40min - Espaço da Poesia na Rádio Apiúna FM

Quinta-feira (3/9)
9h30min - Hora Literária na Escola Básica Albertina Kreusch Caprale
10h40min - Espaço da Poesia na Rádio Apiúna FM

Sexta-feira (4/9)
9h30min - Hora Literária na Escola Básica Wadislau Schimdt
10h40min - Espaço da Poesia na Rádio Apiúna FM

Sábado (5/9)
8h - Abertura das Comemorações ao dia do escritor apiunense
1ª Feira Apiunense do Livro (Local: Paço Municipal)
Lançamento da 2ª Antologia da Academia de Letras de Apiúna com a presença de Escritores e Declamadores
16h - Encerramento das Comemorações

Domingo (6/9)
17h30min - Sarau Literário da Academia de Letras de Apiúna em Subida (Evento Fechado)

Segunda-feira (7/9)
8h30min - Participação da Academia de Letras de Apiúna no Desfile Cívico de 7 de Setembro na Avenida Florianópolis

Legião da Boa Vontade tem novas instalações em Criciúma

A Legião da Boa Vontade (LBV) inaugurou no dia 19 de Agosto, as novas instalações de seu Centro Comunitário de Assistência Social em Criciúma, SC. A cerimônia foi prestigiada por autoridades locais, colaboradores, voluntários, atendidos e da comunidade em geral.
O prédio, localizado em um espaço de cerca de 5.497 m² e cedido a título de comodato pela Prefeitura, foi amplamente remodelado a fim de atender, com eficiência e excelência, famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. O estabelecimento conta com oito salas de atividades, 12 banheiros, salas destinadas a administração, equipe técnica, equipe de referência e atendimento familiar; recepção, refeitório, escovódromo, cozinha industrial, quadra poliesportiva, entre outros ambientes.
Com a reforma, a Instituição ampliou o seu atendimento, possibilitando a implantação do programa Criança: Futuro no Presente!, direcionado a meninas e meninos de 6 a 15 anos. Na cidade desde 1980, a LBV já realizava os programas Cidadão-Bebê, que auxilia gestantes a enfrentar os desafios iniciais da gravidez e do pós-parto, e Vivência Solidária, em apoio a adolescentes e adultos.
Alziro Paolotti de Paiva, representando o diretor-presidente da LBV, José de Paiva Netto, deu as boas-vindas ao público, destacando o trabalho empreendido pela Instituição na cidade. O prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, também dirigiu algumas palavras para os presentes: “A cidade recebe hoje um presente que vai marcar em nossas memórias e na vida de todas essas pessoas. (...) Quantas vidas são salvas pela LBV por esse Brasil afora! Aqui tem a alma, o coração, o sentimento da presença de Deus a cada momento, e esse é o presente que recebemos”.
Em Criciúma, SC, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Friedrich Engels, s/n —  Progresso (ao lado do antigo CAIC). Para outras informações, ligue: (48) 3443-7504

Acidente na BR-470 deixa nove feridos

Um acidente deixou nove pessoas feridas na BR-470 na madrugada desta quinta-feira, no limite entre Blumenau Gaspar. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por volta de 0h15min um Corsa com placas de Blumenau bateu de frente contra outro Corsa com placas de Gaspar, no Km 48 da rodovia.

Segundo informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros, nove pessoas ficaram feridas na colisão — quatro do carro de Blumenau e cinco de Gaspar—, entre elas uma criança de três anos e pelo menos dois adolescentes. O motorista do carro de Blumenau precisou ser retirado das ferragens, mas nenhum dos envolvidos teve ferimentos graves. As vítimas foram encaminhadas aos hospitais Santo Antônio e Santa Isabel.
A PRF interrompeu o trânsito na região para atendimento às vítimas e retirada dos carros. O ação durou cerca de uma hora e o tráfego foi liberado em seguida. Os nomes dos feridos não foram divulgados.