quarta-feira, 13 de julho de 2011

Deputados aprovam projeto de lei que modifica salário dos professores de SC

Deputados aprovaram em sessão na Assembleia Legislativa (AL) o Projeto de Lei Complementar (PLC) 026 que trata do salários dos professores da rede estadual de Santa Catarina. Por volta de 18h30min desta quarta-feira, 36 parlamentares votaram o PLC em plenário: oito foram contrários e 28 foram a favor do projeto. Durante a votação, cerca de 1,6 mil professores acompanhavam a sessão na assembleia, segundo cálculos do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de SC (Sinte).

Por volta das 14h20min desta quarta-feira começou a reunião para a discussão da votação do PLC. Estiveram presentes integrantes de três comissões: Comissão de Constituição e Justiça, de Finanças (CCJ) e Tributação e de Trabalho, Administração e Serviços Públicos. Nas três, o projeto foi aprovado e em seguida encaminhado para votação em sessão ordinária.

Desde o início da tarde, policiais à paisana estavam no plenário para fazer a segurança no local. Após a interrupção da reunião entre as comissões devido a protestos dos docentes, policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) foram chamados para reforçar a segurança. Houve tumulto entre professores e policiais em frente à assembleia.

Os professores não queriam a aprovação do projeto porque ele altera o plano de carreira do magistério. Após a votação em primeiro turno, muitos docentes que acompanhavam a sessão foram embora afirmando que a greve deve continuar.

A Alfândega de Itajaí fez operação em lojas no Centro de Itapema

A Alfândega de Itajaí fez uma operação em duas lojas no Centro de Itapema. Servidores da equipe de Vigilância e Repressão da Receita Federal apreenderam mercadorias importadas que teriam entrado no Brasil de forma irregular. Dentre os produtos estão CDs e DVDs de jogos, músicas e filmes e grande quantidade de eletrônicos.

De acordo com a Alfândega, as mercadorias estão estimadas em R$ 30 mil reais e foram foram encaminhadas ao depósito, na Rua Blumenau, 1774, em Itajaí, para a deslacração, que será feita dia 19 de julho.

trânsito lento na BR-101 por causa de acidentes

Quatro acidentes na região de Itajaí deixam o trânsito lento na BR-101 no início da noite desta quarta-feira. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, há filas de dois a três quilômetros nos sentidos Norte e Sul, na altura do km 114.

Dois dos acidentes são engavetamentos.

Quiosques são demolidos em Navegantes

Os quiosques da beira da praia em Navegantes estão dando lugar a uma pilha de entulhos. As estruturas, construídas sobre dunas e restingas, que são áreas de preservação permanente, estão sendo demolidas pela prefeitura por ordem judicial. O município pretende abrir licitação para a construção de novos quiosques ecologicamente corretos. A previsão é que pelo menos uma parte deles esteja pronta até o início da temporada de verão.

Três quiosques já foram demolidos pela Secretaria de Obras e outros 11 serão removidos nos próximos dias. Os trabalhos estão sendo supervisionados pela Fundação do Meio Ambiente de Navegantes (Fuman).

A retirada dos quiosques é resultado de uma ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF) em 1999. A Justiça exigiu, além da demolição das estruturas, um plano de recuperação da área degradada e licitação para a concessão de novos quiosques, já que esses eram particulares.

Tanto o município quanto os proprietários dos comércios recorreram da decisão, e o processo foi encaminhado ao 4º Tribunal Regional Federal (TRF), em Porto Alegre. No início do mês, a Justiça deu 120 dias para que todos os quiosques fossem desocupados.

Feapi abre inscrições para 40 vagas do curso de atendente de açougueiro

A Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi) comunica que estão abertas as inscrições para os interessados em ocupar as 40 vagas disponíveis do curso de Atendente de Açougueiro.

Programada para iniciar em 1º de agosto, a capacitação vai somar 200 horas/aula de atividades, com aulas de segunda à sexta-feira, das 19 às 22 horas, no Centro Educacional Pedro Rizzi, situado à Rua Agílio Cunha, nº 762, Bairro Cidade Nova.

Para participar do curso, os interessados devem ter idade igual ou superior a 16 anos e o Ensino Fundamental completo. O local para as inscrições é a sede da Feapi, na Rua Tijucas, nº 511, Centro. É necessário apresentar cópia do RG, CPF, PIS/PASEP, e ainda, comprovantes de residência e de escolaridade.

Avião de pequeno porte cai e mata 16 pessoas em Recife

Dezesseis pessoas morreram na queda de um avião de pequeno porte no início desta manhã, na região do bairro de Boa Viagem, em Recife.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave com 14 passageiros e dois tripulantes deixou o Aeroporto Internacional dos Guararapes (PE) por volta das 6h30min, com destino a Natal.

O avião caiu em um terreno nas proximidades da Praia de Boa Viagem.

Quarta-feira tem tempo instável em Santa Catarina


O céu permanece encoberto com possibilidade de chuva em Santa Catarina nesta quarta-feira, segundo a Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora as condições climáticas. Para o Norte do Estado, a previsão aponta chuva apenas para a noite.

As máximas chegam entre 20ºC e21ºC no Oeste, na Grande Florianópolis, no Sul e no Norte. Os termômetros devem atingir 18ºC no período mais quente do dia no Vale do Itajaí. Na Serra, não passam de 17ºC.

Máquina humana e óleo do sentimento (I)


Destaco de meu editorial da revista Boa Vontade Educação, especialmente publicada para o Encontro de Alto Nível do Conselho Econômico e Social (Ecosoc), da ONU, no Palais des Nations, ocorrido em Genebra, Suíça, na semana passada: Educação, tema sempre em pauta. Urge ser difundido e encarado, por todos nós, como a trilha segura que encurta a distância social entre as classes. É também eficiente antídoto contra a violência, a criminalidade, as doenças e tudo o mais que dificulta o crescimento salutar de um povo.

Atendendo à solicitação de amigos, apresento trechos da conferência que proferi em 9 de março de 2010, no Rio de Janeiro/RJ, com a participação, via internet, de várias localidades do Brasil e do exterior. Entre os assuntos abordados, estava a Pedagogia de Deus, preconizada por Alziro Zarur (1914-1979), que, ao longo do tempo, fizemos desdobrar-se na tese socioeducacional da Legião da Boa Vontade voltada a aliar o desenvolvimento cognitivo do educando à cultura do respeito plural; por isso, sempre com Espiritualidade Ecumênica, sobre o que lhes tenho sobejamente falado. Daí surgiram respectivamente a Pedagogia do Afeto, para as crianças, e a do Cidadão Ecumênico, para jovens e adultos.

Discorrendo, de improviso, sobre a matéria, afirmei que não basta instruir-se das coisas humanamente racionais. Conforme ressaltei em fevereiro de 1984, dirigindo-me às mulheres envolvidas nas ações da LBV, e posteriormente em artigo na “Folha de S.Paulo”, em 27 de julho de 1986: A instrução, para nós, é aquela que se aprende na escola, no colégio, na universidade, o que mais o seja, e que deve ser associada ao lar, em forma de Educação. Essa aliança é imprescindível. Sem Instrução e Educação não há progresso. Todavia, instruir e educar não é somente ensinar a ler, a mergulhar nos livros. Trata-se, acima de tudo, de iluminar a inteligência para as funções harmônicas do Ser Humano na sociedade. Aliás, esta e o governo devem permanentemente unir-se para estabelecer a estrutura que, de fato, forme uma pátria melhor e um mundo mais feliz. Quanto pior o ensino, pior o futuro. Portanto, ensinar não é apenas transmitir o bê-á-bá da ciência terrena, mesmo que seja a mais elevada Matemática, a Física, a Química, a Astronomia etc. Porque, se não houver o bom alimento para a Alma — iluminada pela espiritualização, que significa mais que educar, e sim reeducar —, esse aprendizado ultrainstrutivo levará o Ser Humano, sem tal boa nutrição, a conduzir o pensamento para atos cada vez mais destruidores. Educar é transformar, reeducar, sob os auspícios da Paz, do Amor e da Justiça, bafejada pela Bondade, e, assim, sublimar o caráter.

Sem Instrução e, sobretudo, Educação não existe o amanhã. Lembram-se do Plano Marshall, para a Europa, de que já lhes falei tantas vezes? Destaque para a Alemanha, no Ocidente, e para o Japão, na Ásia, com MacArthur (1880-1964), que se reergueram pujantemente. No entanto, a produção desses dois países, e de muitos mais, iria à bancarrota naquele período e em qualquer outro se não fosse preparada a geração em que o ensino tivesse profundidade, que serviria de base às demais.


(Continua)

______________________________
*José de Paiva Netto, escritor, jornalista, radialista, compositor e poeta. É diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter). Filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), à International Federation of Journalists (IFJ), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro e à União Brasileira de Compositores (UBC). Integra também a Academia de Letras do Brasil Central.

SDR de Itajaí contrata professores temporários para reposição de aulas

A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itajaí (SDR) iniciou nesta terça-feira a contratação de professores temporários para escolas estaduais da região. A medida, de acordo com a gerente de Educação da SDR, Clenira Schmitz Pivato, é necessária para o término no ano letivo. A greve dos professores catarinenses completa 56 dias.

- O contrato dos professores será de 15 dias, a princípio. Eles farão a reposição das aulas já no mês de julho. Durante o período buscaremos o consenso com os professores em greve – afirma.

Segundo Clenira, a expectativa de contratação é de 200 professores temporários. Eles atuarão nas escolas dos nove municípios de abrangência da SDR: Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Camboriú, Navegantes, Penha, Bombinhas, Porto Belo e Balneário Piçarras.

Aprovado aumento no número de parlamentares em Itajaí

Foi aprovado na noite desta terça-feira(12, em primeira votação, o projeto de emenda à lei orgânica que aumenta o número de vereadores em Itajaí de 12 para 21. O placar ficou em nove a três. A proposta ainda precisa passar pela segunda votação e ser sancionada pelo prefeito Jandir Bellini (PP) para passar a valer.

A sessão, que começou às 18h, estendeu-se por mais de quatro horas. O aumento no número de vagas na câmara só entrou em discussão após as 22h. A demora teve reflexo na platéia: se no início cerca de 50 pessoas acompanhavam os trabalhos, menos da metade esperou para ver o resultado da votação mais polêmica da noite.

O projeto, que leva a assinatura de oito vereadores – número mínimo de assinantes para a proposição de alterações na lei orgânica do município, não teve discussão. Dos 12 parlamentares, apenas Elói Camilo da Costa (PMDB), Luiz Carlos Pissetti (DEM) e Laudelino Lamin (PMDB) foram contrários à proposta. A segunda votação deve ocorrer em agosto, já que a câmara entra em recesso de 15 dias a partir de 19 de julho.