quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Reflexão de Boa Vontade - Newton, a gota e a Vida Espiritual

Paiva Netto

No Correio Braziliense, de 10 de fevereiro de 1987, recordei máxima do grande cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro dr. Oswaldo Cruz (1872-1917), que Alziro Zarur (1914-1979) muito citava e nos serve de permanente incentivo também na área do ensino:“Não esmorecer para não desmerecer”.

Eis aí. Simplesmente se trata da educação de superior qualidade, não apenas no campo do intelecto como também naquilo que somos em substância: Espírito. Alguém pode redarguir que a Ciência não provou ainda a realidade da Vida após a morte. No entanto, devemos cogitar sobre o fato de que a gloriosa Ciência, sem a qual não mais conseguiríamos subsistir, é, em termos modernos, muito novinha neste orbe para que alguns dos seus esforçados defensores a entronizem como detentora de toda a Verdade. Ora, seria puro dogmatismo! Portanto, tudo, menos Ciência. Muito resta a ser investigado. Sir Isaac Newton (1643-1727), que não precisa de apresentação, ponderava: O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano”.

Diante da admoestação do sábio enunciador da Lei da Gravidade, que foi um corajoso decifrador do Apocalipse, sou levado a refletir quanto à Vida Espiritual, ainda mais tendo em vista o que aquele inglês notável humildemente concluiu: “A mim mesmo pareço ser apenas um menino que brinca à beira da praia, ora a achar uma pedra mais polida ou uma concha mais formosa, enquanto o grande oceano da Verdade se estende, ignoto, diante de mim”.

A Ciência não é um dogma. Razão pela qual o dever de pensar e o comportamento científico imparcial perante a Verdade são atributos do autêntico cientista.

José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Escolas do Teatro Carlos Gomes estão com matrículas abertas

Se você ama o mundo das artes ou quer aprender mais com ele, o Teatro Carlos Gomes tem aulas disponíveis para todos os gostos.  Tem opções para quem quer apenas descansar do agito do dia a dia e, também, para quem quer ser um profissional do mundo da dança, do teatro ou da música.  As matrículas já estão abertas e você pode fazer parte deste time. Confira as opções e datas de cada escola:
Escola de Música
A escola atua com música erudita e popular, oferece aulas individuais, em duplas ou em grupo. Entre os cursos, estão: canto popular; canto lírico; baixo; guitarra; bateria; percussão; clarinete; saxofone; violão; violino; viola; violoncelo; contrabaixo acústico; flauta doce; flauta transversal; piano; órgão de tubos; cravo e teclado. A Escola também tem disponível musicalização para bebês (a partir de seis meses); musicalização infantil (até 11 anos); violão em grupo; canto coral (jovem e adulto); pandeiro; grupo de percussão; grupo de música da melhor idade; leitura e teoria musical; conjunto de sopros e grupo para música de câmara. Mais informações podem ser obtidas na secretaria da Escola, no Teatro Carlos Gomes, pelo e-mail secretaria@escolademusicacarlosgomes.com.br ou pelo telefone (47) 3037-3400.  Matrículas até o dia 18 de dezembro.
Pró-Dança
Os cursos são voltados para crianças a partir de quatro anos, jovens e adultos. Se você não sabe qual gênero escolher, pode fazer uma aula experimental gratuita. Atualmente, o Pró-Dança possui os seguintes gêneros: ballet clássico, sapateado, dança contemporânea e dança de rua. Uma novidade no gênero de danças urbanas, será o curso de Femme Style. Derivado da dança de rua, este estilo é apreciado por mulheres que gostam da contemporaneidade das danças urbanas mas com um toque mais feminino e sensual. Mais informações em secretaria@prodanca.com ou (47) 3326-9669. Matrículas até o dia 15 de dezembro e a partir de 1 de fevereiro 2016.
Carona Escola de Teatro
Os alunos da Carona têm aulas totalmente práticas, com 2h30min de duração, uma vez por semana. O curso é dividido em duas etapas: a primeira é a preparação do ator, onde são vistos os princípios básicos de interpretação, improvisação, presença cênica, jogos e dinâmicas teatrais; e a segunda é a montagem, momento em que o aluno aprende sobre processo de montagem do espetáculo de acordo com o tema semestral. A escola oferece quatro modalidades de aulas divididas por idade: crianças, adolescentes e adultos. Elas são: Infantil 1 (7 a 9 anos); Infantil 2 (10 a 12 anos); Adolescente (13 a 17 anos); Adulto (acima de 18 anos); e a Técnica Clown (Palhaço) somente para adultos. Se você ficou interessado, pode obter mais informações em www.ciacarona.com.br, pelo e-mail carona@ciacarona.com.br ou pelo telefone (47) 3340-2317. Matrículas até o dia 18 de dezembro (retornam em 2016 até fechar turma com 16 alunos).

Polícia diz que ex-namorado de jovem morta em Navegantes é o principal suspeito do crime

O ex-namorado de Francielle Sena de Oliveira é o principal suspeito de ter assassinado a jovem, segundo a Polícia Civil de Navegantes. O corpo da vítima, de 19 anos, foi encontrado na última segunda-feira na praia com marcas de violência no pescoço e nas mãos.
Responsável pela investigação, o delegado Ricardo Labes afirma que o homem de 34 anos não aceitava a gravidez da ex-companheira e que esteve com ela no dia do crime. Segundo Labes, o suspeito contou que teria se encontrado com Francielle em frente ao Supermercado Angeloni, em Itajaí, na noite de domingo. Depois, ele a levou para Navegantes em seu automóvel.
– Ele afirmou que a vítima pediu para ficar em Navegantes e que não sabe o que ocorreu em seguida. O suspeito também falou que levou a motocicleta da vítima até a Avenida Beira-rio, de Itajaí, a pedido dela – explica.
O homem foi liberado após depoimento. Labes diz ainda que os policiais continuam fazendo diligências e ouvindo testemunhas – até o momento oito pessoas prestaram depoimento. Conforme o delegado, a polícia está em busca de imagens que possam refazer o itinerário da vítima ou esclarecer o crime. Ele pretende concluir o inquérito até o fim deste mês.
– Estamos aguardando também o laudo do IML, que pode esclarecer se houve ou não violência sexual – observa.

Justiça determina conclusão de perícia em equipamentos apreendidos durante a Operação Regalia em Blumenau

A Justiça determinou que o Instituto Geral de Perícias (IGP) conclua os laudos das análises nos equipamentos apreendidos durante a Operação Regalia, deflagrada no fim de março. O juiz da 2ª Vara Criminal de Blumenau deu ao diretor-geral do IGP, Miguel Acir Colzani, prazo de 10 dias úteis para que a perícia seja concluída. Com os pareceres a polícia e o Ministério Público podem dar andamento às investigações e concluir o inquérito. 

O promotor Flávio Duarte de Souza explica que a falta dos laudos impede a conclusão das investigações e a apresentação da denúncia à Justiça. Por isso, encaminhou o pedido ao juiz para que determinasse um prazo para a finalização das perícias:

— Ele determinou a conclusão em até 10 dias ou a apresentação de uma justificativa relevante para a demora, sob pena de responsabilização administrativa e penal. 

O documento foi entregue ao diretor-geral do IGP no dia 25 de novembro, em Florianópolis, já que os computadores e celulares apreendidos foram distribuídos para diversas unidades do instituto, e o prazo expira no dia 8. O delegado responsável pelas investigações, Procópio Batista da Silveira Neto, explica que o atraso na conclusão das perícias não prejudica a investigação, mas atrasa o processo.

— Não há uma perda de produção de provas, pois o material já foi apreendido, mas a demora é ruim processualmente falando, já que há medidas cautelares em andamento e todo o processo acaba ficando mais lento — explica, ressaltando que mesmo que o IGP entregue todos os laudos, dificilmente o inquérito policial será concluído este ano devido ao volume de informações para serem analisadas:

— É muita coisa. Desde que essa determinação judicial foi proferida eu já recebi mais de 20 laudos, e ainda faltam alguns. E depois de receber é preciso analisar e fazer um relatório do que essas provas apontam. Além disso, não vou concluir um inquérito precipitadamente por conta da demora da perícia, pois todas as informações precisam ser avaliadas com atenção para evitar erros e injustiças. 

ENTENDA O CASO
- Uma investigação do Ministério Público e da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) levou à cadeia no dia 24 de março o diretor do Presídio Regional de Blumenau, Elenilton Fernandes, e outros 12 agentes. Também foram presas mais 26 pessoas, entre elas empresários e parentes de detentos. A operação cumpriu 27 mandados de busca e apreensão.
- A Operação Regalia investiga crimes de corrupção ativa e passiva, concussão, prevaricação, peculato e facilitação de fuga. Há indícios de associação para o tráfico de drogas. O esquema envolvia redução ilegal das penas, regalias, facilitação de saídas momentâneas e de fugas, além do ingresso de drogas e celulares em troca de dinheiro ou bens.
- Na semana em que os mandados foram cumpridos, o Departamento de Administração Prisional (Deap) nomeou o diretor da Unidade Prisional Avançada (UPA) de Itapema, Marco Antônio Elias Caldeira, como interventor e responsável pela administração do Presídio Regional de Blumenau. Alguns dias depois ele disse ao Santa que “Blumenau era o paraíso do presos”. Caldeira permanece como interventor do presídio.
- Os presos foram liberados um mês depois da operação. Eles permanecem afastados do trabalho devido a uma medida cautelar que os impede de retornarem às atividades, mas continuam recebendo o salário de servidores do Estado, segundo dados do Portal da Transparência do Governo de Santa Catarina.