terça-feira, 18 de novembro de 2014

Homem morre ao cair do 10º andar de prédio em Itajaí

O empresário Flávio Lupércio Wolff, 40 anos, morreu na tarde desta terça-feira ao cair do 10º andar de um prédio no Centro de Itajaí. Conforme informações preliminares da polícia, ele estaria trocando uma lâmpada na sacada do apartamento quando sofreu uma descarga elétrica.

Com o choque, ele perdeu o equilíbrio e caiu do prédio, localizado na Rua Uruguai. O Samu chegou a atender a ocorrência, mas encontrou a vítima já sem vida. O IGP foi acionado e recolheu o corpo por volta de 14h30.

“Parque Dom Bosco: Hoje e sua História”

Baixe Giovani Felix.jpg (11,6 KB)O Espaço Cultural da Câmara de Vereadores de Itajaí recebe até 20 de novembro a exposição “Parque Dom Bosco: Hoje e sua História”. A mostra fica aberta para visitação das 8h às 19h, sem fechar para o almoço. Essa é uma oportunidade de reviver os mais de 53 anos da instituição salesiana, consolidando o importante papel dessa obra social na nossa cidade. Você que foi aluno daquela casa não perca essa chance de relembrar o tempo que passou em companhia de salesianos e amigos.
A exposição conta um pouco a história de Dom Bosco, padre de origem italiana que fez e ainda faz a diferença na vida dos que conhecem o seu legado. Apresenta também um resumo da história da instituição e de algumas pessoas que passaram pela Casa Salesiana e hoje se destacam na vida profissional. Um exemplo é o jovem Jairo da Costa Junior que foi educando do Parque Dom Bosco em 1999 e frequentou o curso de Impressora Off set. Ele iniciou a vida profissional trabalhando em gráficas e, posteriormente, seguiu carreira como designer gráfico. Hoje, Jairo é formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), no curso de Design Industrial. Possui especialização em Design Gráfico e Mestrado em Design pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente, Jairo é PhD em Design na Universidade Tecnológica de Delft na Holanda. Enorme orgulho para todos nós educadores daquela casa. E assim como ele, são centenas de bons exemplos espalhados por nossa querida Itajaí, Santa Catarina e pelo mundo.
A exposição também retrata o Parque Dom Bosco nos dias atuais. Atualmente, a obra social conta com a colaboração de 47 profissionais e atende diariamente mais de 750 crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar. Oferece oficinas com atividades lúdicas, de recreação e esporte e incentiva a reciclagem de materiais através da criação de artes manuais. Estimula a cultura através de oficinas de dança e violão. Oferece ainda cursos nas áreas administrativas, de informática e panificação para jovens com idade entre 14 e 24 anos.
Se você ainda não conhece o trabalho desenvolvido no Parque Dom Bosco, estão expostas nos painéis, fotos que representam todas essas atividades socioeducativas. Confira esse belíssimo trabalho que começou em 1961 com o Irmão Minella e até hoje atende educandos em situação de vulnerabilidade social em nossa cidade.
Na exposição também são homenageados profissionais que ainda hoje fazem a diferença na instituição, como o funcionário Sidney Russi, que começou como marceneiro em 1988 e, atualmente, após 26 anos de dedicação, é o coordenador do setor de manutenção estrutural da entidade. A Luciana Corrêa de Mello é outra profissional lembrada pelo compromisso que tem com a instituição desde 1996. Hoje, Luciana é coordenadora financeira do Parque e assessora a direção. São mais de 18 anos de parceria com os salesianos. E quem não conhece a Maria do Parque Dom Bosco? Maria dos Passos Ferreira da Costa é coordenadora das Oficinas Alternativas, programa que atende crianças e adolescentes com idade entre 6 e 13 anos. Maria trabalha na instituição desde 1986. São 28 anos de amor entre essa profissional, educandos e familiares. São pessoas como essas que fazem o Parque Dom Bosco ser o que é: uma referência para Itajaí e região. Parabéns!
Giovani Felix  - Vereador em Itajaí

Jogos Abertos de Santa Catarina

Itajaí larga na frente e fatura cinco troféus nesta segunda-feira

O esperado favoritismo de Itajaí na briga pelo título de campeão geral dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) tem se confirmado. Ontem, no dia em que foram entregues os primeiros 10 troféus da competição, os donos da casa faturaram cinco. A delegação itajaiense levantou os canecos no Bolão 16 masculino, Karatê masculino e feminino, Atletismo masculino e Natação masculino.
Na sequência, quem se deu melhor foi Florianópolis, com duas taças: Punhobol e Natação feminino. Brusque (Atletismo feminino), Caçador (Bocha Divisão Especial masculino) e Chapecó (Tiro Armas Curtas) completaram a relação dos vencedores. Blumenau ficou com dois vices (Punhobol e Karatê feminino) e quatro terceiros lugares (Bolão 16 masculino, Karatê masculino, Atletismo masculino e Natação feminino).
Com os resultados, Itajaí larga na frente no quadro de pontuação, com 78 pontos. Florianópolis é o vice-líder, com 50. Ainda sem nenhuma taça, Blumenau ocupa a terceira posição, com 45. Joinville, com 30, e Caçador, com 24 pontos, completam a lista dos cinco primeiros colocados.

Incêndio em Navegantes consome 3 mil metros quadrados de vegetação

Um incêndio atingiu uma área de cerca de 3 mil metros quadrados ontem, em Navegantes, e consumiu boa parte da vegetação do local. As chamas começaram no terreno próximo à cabeceira do aeroporto da cidade por volta de 13h30min e foram apagadas apenas no fim da tarde.

Conforme informações dos bombeiros militares, o fogo teria sido provocado por causas naturais, gerado pelo calor e clima mais seco que tem sido registrado na região nos últimos dias. Foram usados apenas abafadores para conter as chamas, já que a vegetação é baixa na área afetada.

Os incêndios florestais são mais comuns no inverno, mas as ondas de calor e, no caso deste ano, as expressivas estiagens contribuem para o aumento das queimadas nos meses da primavera e do verão. Os bombeiros alertam que qualquer foco de incêndio observado pela população deve ser relatado, para evitar danos maiores com o alastramento das chamas.

Além da vegetação, a atividade de micro-organismos no solo e a fauna também são prejudicados pelos incêndios. Entre as dicas para evitar as queimadas estão apagar bitucas de cigarro e jogá-las em locais adequados, não soltar balões, não acender fogueiras, não fazer queimadas para renovar o solo ou limpar a área e não queimar lixo ou entulho, pois a fagulha pode se alastrar para as vegetações e provocar grandes incêndios.