Um incêndio atingiu uma área de cerca de 3 mil metros quadrados ontem, em Navegantes, e consumiu boa parte da vegetação do local. As chamas começaram no terreno próximo à cabeceira do aeroporto da cidade por volta de 13h30min e foram apagadas apenas no fim da tarde.
Conforme informações dos bombeiros militares, o fogo teria sido provocado por causas naturais, gerado pelo calor e clima mais seco que tem sido registrado na região nos últimos dias. Foram usados apenas abafadores para conter as chamas, já que a vegetação é baixa na área afetada.
Os incêndios florestais são mais comuns no inverno, mas as ondas de calor e, no caso deste ano, as expressivas estiagens contribuem para o aumento das queimadas nos meses da primavera e do verão. Os bombeiros alertam que qualquer foco de incêndio observado pela população deve ser relatado, para evitar danos maiores com o alastramento das chamas.
Além da vegetação, a atividade de micro-organismos no solo e a fauna também são prejudicados pelos incêndios. Entre as dicas para evitar as queimadas estão apagar bitucas de cigarro e jogá-las em locais adequados, não soltar balões, não acender fogueiras, não fazer queimadas para renovar o solo ou limpar a área e não queimar lixo ou entulho, pois a fagulha pode se alastrar para as vegetações e provocar grandes incêndios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário