quarta-feira, 21 de março de 2012

Ultrassom salvador de vidas

Paiva Netto


Vamos ao assunto porque é sempre atual.

A Folha de S.Paulo publicou — em abril de 2007 — uma pesquisa nacional do Instituto Datafolha, feita em 211 municípios, sobre um novo perfil da família brasileira. Uma das reportagens, assinada por Luís Fernando Viana, informa que de 1998 até a data da apresentação do levantamento, a rejeição ao aborto cresceu dez pontos percentuais. Alegam os estudiosos que a popularização da ultrassonografia contribuiu para o quadro atual. Graças a Deus!

De acordo com a antropóloga Maria Luiza Heilborn, coordenadora do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos e professora do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, “ao mostrarem uma imagem assemelhada à imagem humana, as recentes tecnologias de visualização do feto fizeram uma mudança muito grande no imaginário social. Uma coisa que era oculta passou a ser visível. (...) Quando pensam em abortar, é porque muitas mulheres não deram ao feto o status de pessoa. Após o exame, não estão esperando mais uma criança, mas a ‘Verônica’, o ‘Francisco”’.

Nota-se que nem é mais preciso excessiva verbalização em torno de uma postura ética para defender a sobrevivência de seres indefesos. Ironicamente, a tecnologia, vista como sem alma, alcança os corações.



Balde de metal

Sempre procuro respeitar a opinião de todos, contudo, que essa consciência de preservação da vida aumente cada vez mais, de modo que não se repitam situações trágicas, similares à extraída do jornal O Mensageiro, reproduzido pela Revista André Luiz no 7, em texto de Francisco Ferreira: “Monsenhor L. B. Lyra, num artigo intitulado ‘Contra a nefanda lei do aborto’, narra o depoimento de uma enfermeira de determinado hospital inglês: ‘Está diante de mim um ser pequeno e impotente, ligado ainda à mãe pelo cordão umbilical. Era um menino, de cor rósea, muito bem-formado. Estava ali e gemia, e quando o toquei, agitou as mãozinhas. Era uma cena que desafiava os instintos maternais de qualquer mulher, e eu, enfermeira, notei que se me revoltavam os sentimentos. Porém, aquele pequeno ser, ao invés de passar aos braços de sua mãe, para ser acariciado e amado, era atirado a um balde de metal, dando-se fim a uma vida que não teve tempo de começar’”.

Não é possível conceber que uma mulher (ou um homem) não se comova perante um drama como esse. Mas, ao término de tudo, o espírito bom que existe no coração das mulheres erguerá o mundo de tanta insensatez. Elas liquidarão a cultura mórbida que turva o horizonte da Terra e se propaga até atitudes tais que, desde o efeito Arrhenius, vão, por exemplo, fomentando o aquecimento global. Os alertas, por tanto tempo desmentidos, o que não impediu a sua progressão, aí se encontram: agora mesmo, no início do mês de fevereiro de 2010, segundo a mídia internacional, um imenso iceberg, do tamanho de Luxemburgo, se soltou da Antártida pelo impacto de outro iceberg, chamado B9B, à deriva desde 1987. A continuar assim, em poucos anos, cidades litorâneas poderão ser inundadas.



O CORPO DO BEBÊ É DO BEBÊ

Quem traz dentro de si mesma a capacidade de dar a vida não pode amar a morte. Quanto às mães adolescentes e/ou solteiras, que tal aumentar, de todas as formas, o socorro a elas, com políticas públicas eficazes e combater menos as instituições da sociedade que as amparam, facilitando-lhes acesso ao mercado de trabalho, para que possam criar os seus filhos?

Em Mãezinha, deixe-me viver! (1987), argumentei: os que, por desconhecimento de certos fatores espirituais, infelizmente ainda defendem o aborto, alegando que a mulher é dona do seu corpo, esquecem-se de que, pelo mesmo raciocínio, o corpo do bebê é do bebê...


José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com


Motorista morre ao tombar caminhão na cabeceira de ponte no Meio-Oeste

O motorista de um caminhão morreu por volta de 5h desta quarta-feira na SC-455 em Tangará, no Meio-Oeste catarinense. Roberto Carlos Machado perdeu o controle do veículo e tombou sobre a cabeceira da ponte do Rio Bonito, no acesso para o município de Ibiam.

Outro caminhão, que estava estacionado, também foi atingido pela carreta. A suspeita é de que Machado tenha tentado desviar uma lombada e perdido o controle do veículo.



Em Itajaí foram prorrogadas as inscrições para os cursos do Pronatec

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) informa que continuam abertas as inscrições para os cursos gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), do Governo Federal. A qualificação acontecerá em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), aonde acontecerão as aulas.

Para se inscrever é necessário se dirigir aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), dos bairros Itaipava, Imaruí, Promorar e Nossa Senhora das Graças e no Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), munidos dos documentos de Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG), comprovante de escolaridade e comprovante de residência, até o dia 23 de março. É preciso ser cadastrado no programa Bolsa Família, no CadÚnico, ou ser reincidente no Seguro Desemprego para garantir uma vaga.

No SENAC, serão disponibilizadas 30 vagas no curso de Auxiliar Administrativo; 25 vagas no curso de Cuidador de Idosos e 25 vagas para Trabalhador Doméstico. Já no SENAI serão ofertadas duas turmas com 30 vagas para o curso de Soldador e outras 30 vagas para Operador Portuário.

Outras Informações:

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

Endereço: Rua Brusque, 257, Centro

Fone: 3248-0800


CRAS Imaruí

Endereço: Rua Blumenau, 1962.

Telefone: 3349-4896


CRAS Itaipava

Endereço: Avenida Itaipava, 3985.

Telefone: 3349-4348


CRAS Nossa Senhor das Graças

Endereço: Rua Brusque, 1205.

Telefone: 3248-8522


CRAS Promorar

Endereço: Avenida Ministro Luiz Galotti, 1815.

Telefone: 3344-4312


CREAS Itajaí

Endereço: Rua José Pereira Liberato, 2219, bairro São Judas.

Telefone: 3349-5527



Câmara de Vereadores aprova plano para os servidores em Balneário Camboriú

Foi uma reunião tensa e demorada. Servidores que ocuparam as cadeiras do auditório do Legislativo tiveram que aguardar reuniões realizadas a portas fechadas. Situação e oposição tentavam um acordo para votar a proposta do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração - PCCR do Poder Executivo, da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações, institui novos Padrões de Vencimento e estabelece normas gerais de enquadramento.

A reunião começou com atraso. Às 18h40min, apresentaram-se no plenário em número suficiente para abrir a sessão. Terminado o tema livre, espaço dedicado aos pronunciamentos dos vereadores, novo intervalo e nova reunião entre os vereadores.

Passavam poucos minutos das 20h, iniciava a ordem do dia, com seis propostas na pauta.

Na reestruturação da Secretaria de Segurança e Defesa Social, o artigo que permitia aos guardas municipais aplicarem multas de trânsito, foi rejeitado por nove votos a um. O projeto foi aprovado por unanimidade, mas 47 emendas modificativas deverão ser debatidas na próxima reunião.

O projeto de lei alterando a data base e revisão geral anual do funcionalismo público foi aprovada em primeira discussão. A partir de agora, a data base não será mais abril, e sim primeiro de janeiro.

Em seguida, foi votada a proposta que altera os valores dos cargos de motorista e técnico de enfermagem do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu). A votação, em primeira discussão, foi aprovada por unanimidade.

O principal projeto em discussão foi o que “dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração - PCCR do Poder Executivo, da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações, institui novos Padrões de Vencimento e estabelece normas gerais de enquadramento”.

Ao discutir o projeto, o vereador Claudir Maciel (PSD) destacou “um dos momentos mais importantes da carreira profissional dos servidores”. Ele destacou “as conquistas dos servidores”.

José Carlos Hannibal (PP) questionou alguns pontos que seriam necessários no PCCR. Por acordo entre os vereadores, emendas serão apresentadas e discutidas na segunda votação do projeto, prevista para a próxima semana.

O vereador Dão Koeddermann (PSD) destacou que “muitas emendas chegaram do executivo e concentraremos esforços para analisar todas”.

Também usaram da palavra os vereadores Silvia de Mello (PSDB), destacando toda a trajetória do PCCR na Câmara; João Miguel Tatá (PSDB) que lembrou a tentativa de exigir que os vereadores estudassem entre 400 e 500 páginas e votar em seis dias; e, Roberto Souza Júnior (PMDB) que lembrou “os 47 anos que os servidores de Balneário esperaram para ter concretizada a sua reivindicação.

O vereador Marcos Kurtz (PMDB) rebateu alguns questionamentos da oposição. E, por último, Orlando Angioletti (DEM) destacou a luta, tanto de servidores quando de vereadores, nas adaptações necessárias. "Se hoje estamos aqui discutindo esse plano, é porque ele foi apresentado pela atual administração para o debate, coisa que nunca havia acontecido antes", completou.

Audiência pública na Câmara de Vereadores de Blumenau debate duplicação da BR-470

A Câmara de Vereadores de Blumenau sedia nesta quarta-feira, a partir das 14h, uma audiência pública para discutir a duplicação da BR-470. A audiência será aberta ao público e foi convocada pelo presidente do Legislativo, vereador Jovino Cardoso (DEM). A intenção é saber como anda o projeto de duplicação da principal rodovia federal que corta o Vale do Itajaí.

O grupo do Legislativo quer entender por que já há atraso nos estágios informados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura em setembro do ano passado e quais as perspectivas e próximos passos. Foram convidados para o debate o secretário de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini, e seu adjunto, Paulo França; o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), João José dos Santos; o superintendente da região do Vale do Itajaí do Dnit, Magno de Andrade; o ministro dos Transportes, Paulo Passos, e autoridades das polícias Rodoviária Federal, Estadual, Militar e Civil, além de prefeito e secretários e representantes de entidades civis e sindicais.

Em Camboriú, adolescente mata irmão drogado com três facadas

Uma tragédia familiar foi registrada na noite desta terça-feira (20) na Rua Rio Paraguai, no Bairro Rio Pequeno. Para defender a mãe, uma adolescente de 15 anos acabou matando o próprio irmão.

Fabio Denício da Silva, 26 anos, era usuário de drogas. Na noite de segunda-feira ele esteve na residência da mãe, Solange da Silva Gonçalves, 46 anos, para exigir dinheiro para comprar tóxico.

Ontem ele voltou e novamente a intimou a dar dinheiro, caso contrário iria matá-la. Houve uma discussão e Fábio partiu pra cima da mãe.

Antes que a ameaça se concretizasse, a irmã adolescente saiu em defesa da mãe e de posse de uma faca desferiu vários golpes.

Fábio foi atingido duas vezes na clavícula, uma de cada lado, e uma no tórax, próximo do coração. Morreu no local.

O delegado Alan Pinheiro, de plantão na Delegacia do Monte Alegre, fez um termo circunstanciado e a menor foi liberada.



Caminhoneiro morre em acidente na Serra da Santa

O caminhoneiro Paulo Henrique Correa Reinhardt, 33 anos, morador de Camboriú, morreu nesta terça-feira à tarde no Km 187 na BR-470, na localidade da Serra da Santa, em Pouso Redondo.

Paulo era motorista de um caminhão que transportava madeira e caiu numa ribanceira à margem da rodovia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o caminhoneiro teria perdido o controle do veículo, não conseguindo fazer a curva.  Esta é a 25ª morte registrada na rodovia este ano.