sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Comunicado aos novos assinantes GVT

Atenção novos clientes GVT

Tem uma (empresa) de nome Online Assist ligando e dizendo que para ativar a internet será necessário pagar uma taxa única no cartão de crédito ou débito no valor de 19,90. Não aceite; é golpe! Se receber ligação do nº 08007199700 já sabe; é golpe, não passe dados e desligue.

Governos e índios chegam a acordo sobre ocupação na barragem em José Boiteux

Representantes da Defesa Civil de Santa Catarina, do governo federal e da comunidade indígena que ocupa a Barragem Norte em José Boiteux, no Alto Vale, chegaram a um acordo ontem em Brasília. Técnicos do Estado vão poder acessar novamente a área para fazer a manutenção para a estrutura que está inativa há mais de um ano, volte a operar imediatamente. 

Em junho de 2014, 54 famílias indígenas montaram acampamento no local em forma de protesto. Os índios reclamam dos danos causados pelas inundações em suas áreas e pedem a construção de casas, pontes, reforma de escolas e estradas na reserva. No encontro, foi estabelecido um cronograma para que os governos federal e de SC realizem as obras. 

— Estamos assumindo o compromisso de construir até 35 casas para retirar indígenas que estão em áreas de risco — disse o secretário de Defesa Civil de SC, Milton Hobus. 
Também ficou definido que o Estado entregará até o dia 20 de outubro um estudo para delimitar uma área de segurança ao redor da barragem. Essa área, que hoje é da União, será transferida ao governo catarinense. O cacique Basílio Priprá, um dos líderes da aldeia Palmeirinha, saiu satisfeito da reunião. 

— O objetivo foi atingido e agora é esperar que o governo federal e estadual cumpram o prometido. 

O acerto põe fim a um longo impasse envolvendo governos e os índios e tranquiliza a população. A Barragem Norte é a maior do país em contenção de cheias e sua operação é essencial para evitar prejuízos decorrentes de enchentes, principalmente com as previsões recentes do El Niño, que em 2015 pode ser o mais forte dos últimos 50 anos.