quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Brasil supera a China por 3 a 0 no futebol feminino

O Brasil estreou com vitória no futebol feminino. Nesta quarta-feira, a seleção superou a China por 3 a 0, no Engenhão. Agora, é líder do Grupo E, seguida pela Suécia, que venceu a África do Sul mais cedo.
As donas de casa se mostravam superiores às adversárias na etapa inicial. Parecia que balançar as redes era apenas uma questão de tempo - de fato, aos 34 minutos, o ímpeto da equipe refletiu no placar. Após uma bola levantada na área, a zaga chinesa falhou e Mônica, de cabeça, marcou o primeiro. 
Na segunda etapa, aos 13 minutos, Marta, com a conhecida habilidade de craque, serviu Andressa Alves. A atacante, livre, bateu para o gol, ampliando o placar. Por último, aos 44 minutos, após cobrança de falta de Andressinha, Cristiane subiu alto para marcar o terceiro do Brasil. 
O Brasil volta a campo no sábado, às 22h, diante da Suécia. A China enfrenta a África do Sul pouco antes, às 19h. 

Safra da tainha encerrou com número recorde na pesca artesanal e SC

Terminou em 31 de julho a temporada de pesca da tainha no litoral catarinense, e os resultados estão sendo comemorados pelos pescadores artesanais. De acordo com a Federação dos Pescadores de Santa Catarina (Fepesc), foram capturados 3.542 toneladas do pescado na modalidade artesanal, maior quantidade dos últimos 40 anos.

A Ilha de Santa Catarina, que contempla toda a região da Grande Florianópolis, capturou o maior número, com 1.179 toneladas, o que corresponde a cerca de 33% da safra. Em segundo lugar ficou a cidade de Laguna, com 542 toneladas, seguido de Bombinhas, com 295 toneladas.
O presidente da Fepesc, Ivo Silva, comemorou a safra recorde e atribuiu os bons números ao frio:
— Este ano o tempo colaborou muito, o frio chegou cedo e foi duradouro, o que traz a tainha pro nosso litoral. Se você olhar o balanço por mês, em maio tivemos 2.370 toneladas, enquanto junho já caiu para 1.094 e julho foram 78 toneladas — disse.
Em Florianópolis, a Barra da Lagoa ficou em primeiro lugar, com 841 toneladas, seguido dos Ingleses, com 156 toneladas, Retiro da Lagoa, com 35 toneladas e Pântano do Sul, com quatro toneladas. Ivo explica que a contabilidade é feita por onde o pescado é descarregado:
— Na Lagoa não tem tainha, mas temos embarcações que descarregam ali. A conta é feita assim pois temos as embarcações com rede anilhada que saem para outras praias — explicou.