terça-feira, 28 de março de 2017

40% das ligações de esgoto no Nações e Ariribá em Balneário Camboriú estão irregulares

A Emasa efetuou vistorias em 1.888 unidades consumidoras no Bairro das Nações e Ariribá, constatando que 40% estão com a ligação de esgoto irregular.
Não se trata de falta da rede de esgotos, ela existe, mas os imóveis não estão ligados.
Não ligar o imóvel à rede, ou fazer ligações indevidas ou sem autorização é crime ambiental.
Certamente a situação anormal desses imóveis é a principal causa de poluição do Canal do Marambaia e possivelmente uma das maiores responsáveis pela poluição da Praia Central de Balneário Camboriú.
Esses dois bairros têm mais ou menos 25% da população total de Balneário Camboriú, portanto o impacto da poluição é expressivo.
Foi verificada também uma quantidade elevada de imóveis com o esgoto pluvial ligado à rede cloacal. Isso sobrecarrega o sistema e prejudica a eficiência da estação de tratamento.
Nova visita será feita aos consumidores que não permitiram a entrada dos vistoriadores, agora com a Vigilância Sanitária e a polícia para garantir ao morador que se trata de uma equipe da prefeitura.
A equipe não pode forçar a entrada em residências, mas ela é garantida em endereços comerciais.
Os consumidores residenciais que continuarem não permitindo a entrada serão noticiados ao Ministério Público, que pode pedir o acesso através da justiça.
A previsão do diretor geral da Emasa é que as lacrações iniciem em maio e prossigam em junho.

Homem atropelado na faixa de pedestres morre no hospital em Blumenau

Morreu no Hospital Santa Isabel, em Blumenau, a vítima de um atropelamento na Rua João Pessoa, no bairro da Velha, na semana passada. Lauro César Mariano, de 64 anos, havia sido atropelado quando atravessava na faixa de pedestres por volta das 18h15min do dia 21.

Ele foi atingido por uma moto conduzida por um jovem de 18 anos e precisou ser levado ao hospital, onde ficou internado até este fim de semana. De acordo com a assessoria de comunicação do Santa Isabel, Lauro não resistiu aos ferimentos e faleceu na noite de domingo para segunda-feira.