O Programa do Governo do Estado - Geração TEC, está com 45 vagas para capacitar profissionais em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). As aulas serão em duas turmas, uma no período vespertino no laboratório de Editoração Eletrônica da Univali e outra à noite, no laboratório do Senac. O curso é gratuito, as inscrições vão até 04 de outubro e podem ser feitas através do site www.geracaotec.sc.gov.br.
O curso vai acontecer de segunda a sexta-feira, como total de 116 horas. O programa é destinado a jovem com 17 anos ou mais, que tenham completado ou que estão no último ano do ensino médio.
Interessados em participar precisa ter conhecimento básico em informática e não trabalhar com atividades relacionadas à TIC. Em consideração ao limite de vagas para cada curso, haverá preferência para os candidatos que ainda não tenham participado do Programa Geração TEC.
O programa é desenvolvido pela SDS, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC. O Geração TEC conta com a parceria do Instituto Internacional de Inovação e a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia – ACATE, e conta com o apoio da Secretaria do Desenvolvimentgo Econômico, Emprego e Renda da Prefeitura de Itajaí.
Itajaí, Navegantes, Blumenau, Litoral Norte, região do Vale e Alto Vale tem um novo canal de comunicação. Aqui você encontra de tudo um pouco: Informação, entretenimento, humor, esporte, previsão do tempo e muito mais...
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
Definidos preços dos ingressos para o jogo contra o Marcílio Dias
O Metropolitano definiu os preços e as promoções para o confronto deste sábado, 29 de setembro, 16 horas, contra o Marcílio Dias, no Estádio do Sesi – partida válida pela segunda rodada da Copa Santa Catarina. A diretoria decidiu conceder descontos substanciais e também incentivar o torcedor para comparecer em família ao jogo.
A venda ocorrerá somente no Estádio do Sesi, no dia do jogo, a partir das 13 horas. Não haverá pontos para compra antecipada. Mulheres e crianças com idade até 12 anos não pagam, podendo optar por cadeira lateral ou geral. Os valores definidos pela diretoria foram: R$ 10,00 para geral; R$ 20,00 para cadeira lateral e R$ 35,00 para cadeira central.
A outra promoção definida beneficia os sócios em dia com as mensalidades. Sócio Torcedor pode levar alguém para cadeira lateral, enquanto o Sócio Ouro terá direito a levar uma pessoa para cadeira central. “A proposta é valorizar nosso sócio”, explicou o presidente Erivaldo Caetano Jr.
Além do confronto com o Marcílio, o torcedor poderá acompanhar a preliminar do time juvenil, pela terceira rodada do hexagonal final do Estadual, contra a Chapecoense. A partida começa às 13h30.
A venda ocorrerá somente no Estádio do Sesi, no dia do jogo, a partir das 13 horas. Não haverá pontos para compra antecipada. Mulheres e crianças com idade até 12 anos não pagam, podendo optar por cadeira lateral ou geral. Os valores definidos pela diretoria foram: R$ 10,00 para geral; R$ 20,00 para cadeira lateral e R$ 35,00 para cadeira central.
A outra promoção definida beneficia os sócios em dia com as mensalidades. Sócio Torcedor pode levar alguém para cadeira lateral, enquanto o Sócio Ouro terá direito a levar uma pessoa para cadeira central. “A proposta é valorizar nosso sócio”, explicou o presidente Erivaldo Caetano Jr.
Além do confronto com o Marcílio, o torcedor poderá acompanhar a preliminar do time juvenil, pela terceira rodada do hexagonal final do Estadual, contra a Chapecoense. A partida começa às 13h30.
Audiência pública marcada para o dia 10 de outubro apresenta projeto de duplicação da Rodovia Antônio Heil
A duplicação da Rodovia Antônio Heil (SC-486), que liga Itajaí a Brusque, é um sonho antigo dos dois municípios, que com o desenvolvimento econômico e social das últimas décadas veem nos 30 quilômetros da via um caminho fundamental para o turismo e para o escoamento da produção portuária.
Após anos de conversas e estudos, o Departamento Estadual de Infraestrutura de Santa Catarina (Deinfra-SC) dá um importante passo para tornar essa ideia realidade daqui a duas semanas. O orçamento preliminar aponta gastos de R$ 190 milhões para a obra.
Está prevista para 10 de outubro, em local e horário ainda indefinidos, uma audiência pública para apresentar o projeto da duplicação, concluído este mês pela empresa Prosul, de Florianópolis.
Na oportunidade, a população, técnicos e autoridades vão conhecer os detalhes do projeto, para debater ajustes e encaminhar o texto para finalização e aprovação do Deinfra. Depois disso o edital de licitação da obra vai ser lançado nos primeiros meses de 2013, aí sem prazo para início efetivo dos trabalhos na rodovia.
Certo é que a duplicação será executada com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES), que injetará financiamento de quase R$ 1 bilhão para obras prioritárias de infraestrutura no Estado. O projeto integra o programa Pacto por Santa Catarina, que foi lançado em julho e teve as ações para o Vale do Itajaí e o Litoral Norte detalhadas em setembro.
- Essa rodovia é extremamente importante para escoar a produção regional e a duplicação é um pedido dos próprios portos de Itajaí e Navegantes para aumentar a competitividade e diminuir os custos de logística. A Antônio Heil do jeito que está, além de prejudicar a economia portuária, afeta grande número de pessoas que usam essa via pra chegar às praias ou para fazer compras em Brusque - diz Murilo Flores, secretário executivo do Pacto por SC.
Flores observa que além da data inicial da obra ser incerta também não é possível definir a duração dos trabalhos, uma vez que existem questões que fogem ao controle da execução por parte do Deinfra.
- Não podemos prever o começo da duplicação porque apesar de não ser uma obra muito longa, são apenas 30 quilômetros, ela é complicada por estar em uma região de alta densidade populacional. Provavelmente vamos precisar fazer desapropriações em algumas áreas, e isso demanda tempo, então é um trabalho complexo - explica.
Toda a extensão da rodovia será duplicada e outro ponto que vai receber atenção do projeto é a melhoria no acesso à BR-101, que é alvo de críticas de motoristas e transportadores.
O maior problema é a dificuldade do tráfego de caminhões, que por consequência acabam atrapalhando todo o fluxo no trevo entre as duas cidades e a BR. O objetivo é que, com a região duplicada e o acesso reestruturado, a ocorrência de filas diminua, reduzindo também atrasos nas entregas e o número de acidentes na via.
Após anos de conversas e estudos, o Departamento Estadual de Infraestrutura de Santa Catarina (Deinfra-SC) dá um importante passo para tornar essa ideia realidade daqui a duas semanas. O orçamento preliminar aponta gastos de R$ 190 milhões para a obra.
Está prevista para 10 de outubro, em local e horário ainda indefinidos, uma audiência pública para apresentar o projeto da duplicação, concluído este mês pela empresa Prosul, de Florianópolis.
Na oportunidade, a população, técnicos e autoridades vão conhecer os detalhes do projeto, para debater ajustes e encaminhar o texto para finalização e aprovação do Deinfra. Depois disso o edital de licitação da obra vai ser lançado nos primeiros meses de 2013, aí sem prazo para início efetivo dos trabalhos na rodovia.
Certo é que a duplicação será executada com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES), que injetará financiamento de quase R$ 1 bilhão para obras prioritárias de infraestrutura no Estado. O projeto integra o programa Pacto por Santa Catarina, que foi lançado em julho e teve as ações para o Vale do Itajaí e o Litoral Norte detalhadas em setembro.
- Essa rodovia é extremamente importante para escoar a produção regional e a duplicação é um pedido dos próprios portos de Itajaí e Navegantes para aumentar a competitividade e diminuir os custos de logística. A Antônio Heil do jeito que está, além de prejudicar a economia portuária, afeta grande número de pessoas que usam essa via pra chegar às praias ou para fazer compras em Brusque - diz Murilo Flores, secretário executivo do Pacto por SC.
Flores observa que além da data inicial da obra ser incerta também não é possível definir a duração dos trabalhos, uma vez que existem questões que fogem ao controle da execução por parte do Deinfra.
- Não podemos prever o começo da duplicação porque apesar de não ser uma obra muito longa, são apenas 30 quilômetros, ela é complicada por estar em uma região de alta densidade populacional. Provavelmente vamos precisar fazer desapropriações em algumas áreas, e isso demanda tempo, então é um trabalho complexo - explica.
Toda a extensão da rodovia será duplicada e outro ponto que vai receber atenção do projeto é a melhoria no acesso à BR-101, que é alvo de críticas de motoristas e transportadores.
O maior problema é a dificuldade do tráfego de caminhões, que por consequência acabam atrapalhando todo o fluxo no trevo entre as duas cidades e a BR. O objetivo é que, com a região duplicada e o acesso reestruturado, a ocorrência de filas diminua, reduzindo também atrasos nas entregas e o número de acidentes na via.
Bancários das instituições particulares e do Banco do Brasil voltam ao trabalho
Reunidos em assembleia na noite desta quarta-feira (26) os bancários das instituições privadas decidiram acabar com a greve que começou na terça-feira da semana passada (18), e voltam ao trabalho nesta quinta-feira (27).
Os empregados dos bancos particulares aceitaram a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) que prevê reajuste salarial de 7,5%, aumento de 8,5% do piso salarial e dos auxílios-refeição e alimentação. Determina também aumento de 10% para a parcela fixa da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Os funcionários do Banco do Brasil (BB) e da Caixa também fizeram assembleias para analisar as propostas específicas feitas pelas duas instituições públicas. Os empregados do BB concordaram com a proposta do banco e também voltam ao trabalho nesta quinta-feira.
O pessoal da Caixa, no entanto, decidiu rediscutir a proposta em nova assembleia prevista para esta quinta-feira.
Os empregados dos bancos particulares aceitaram a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) que prevê reajuste salarial de 7,5%, aumento de 8,5% do piso salarial e dos auxílios-refeição e alimentação. Determina também aumento de 10% para a parcela fixa da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Os funcionários do Banco do Brasil (BB) e da Caixa também fizeram assembleias para analisar as propostas específicas feitas pelas duas instituições públicas. Os empregados do BB concordaram com a proposta do banco e também voltam ao trabalho nesta quinta-feira.
O pessoal da Caixa, no entanto, decidiu rediscutir a proposta em nova assembleia prevista para esta quinta-feira.
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