sexta-feira, 12 de julho de 2013

Timbó recebe a 7ª Feira de Oportunidades Viacredi

Desde 2009 a Viacredi promove anualmente a Feira de Oportunidades, evento itinerante criado pela Cooperativa de Crédito para divulgar os empreendimentos de seus cooperados e fomentar negócios entre eles e a comunidade local. Neste ano serão realizadas três edições da feira. A primeira ocorre em Timbó (no Pavilhão Municipal de Eventos), nos dias 27 e 28 de julho, reunindo mais de 130 expositores de produtos e serviços da cidade e também de Rio dos Cedros e Benedito Novo. O evento tem entrada gratuita para todo o público (independente de ser ou não cooperado da Viacredi) e inclui uma agenda de atrações culturais, gastronômicas e de formação empreendedora.
A Feira de Oportunidades foi criada com o propósito de tornar conhecidos os micro e pequenos negócios mantidos pelos cooperados da Viacredi, que em muitos casos nasceram ou se desenvolveram com o apoio da Cooperativa. “Queremos colocar nossos cooperados em uma vitrine, dar visibilidade aos produtos e serviços e às inovações de seu negócio. É uma grande oportunidade a estes empreendedores, que dificilmente teriam condições de participar de uma grande feira, mas através da iniciativa de sua cooperativa mostram o que fazem para um grande público”, explica Silvano Lazarini, gerente regional da Viacredi.
Outra grande oportunidade proporcionada pela Feira é o relacionamento entre os próprios cooperados expositores, que também passam a conhecer os negócios da região, aumentando sua rede de relacionamento e de fornecedores. O evento acaba sendo um canal de fomento da economia local.
Nas seis edições anteriores da Feira de Oportunidades, a média de público visitante por evento foi de seis mil pessoas, somando 36,5 mil participações no total. A expectativa de público para a Feira de Oportunidades Viacredi de Timbó é de sete mil visitantes.
ATRAÇÕES
Além dos estandes com a exposição de produtos e serviços, uma agenda de atrações gratuitas para toda a família estimula a participação do público. No Palco Cultural ocorrem apresentações de dança, música e teatro de grupos locais. Na Praça de Alimentação, entidades assistenciais de cada região servem churrasco, lanches e café (com a renda revertida para o seu trabalho social).
No Espaço da Saúde, profissionais da área promovem orientação e prevenção, além de realizar exames de pressão e medição de glicose. No espaço de recreação infantil, as crianças se divertem em segurança enquanto seus pais visitam a Feira.
Outro destaque é a agenda de formação empreendedora, que possibilita ao público, a participação em palestras ministradas por consultores do Sebrae/SC. Quem desejar, pode aproveitar, ainda, as consultorias gratuitas disponibilizadas pela entidade, nas quais os visitantes recebem informações e dicas para melhorar o seu negócio.
PRÓXIMOS EVENTOS
Depois de Timbó, as próximas edições da Feira de Oportunidades Viacredi em 2013 serão realizadas em Massaranduba (no Centro Esportivo Municipal – pavilhão da FECARROZ, dias 17 e 18 de agosto, reunindo também expositores da Vila Itoupava) e em Blumenau (na Associação da Artex, dias 28 e 29 de setembro, reunindo empresas e cooperados vinculados aos quatro Postos de Atendimento do Bairro Garcia). Todos os eventos têm entrada gratuita e são abertos ao público.
VIACREDI NO MÉDIO VALE
A Viacredi tem 61 anos de tradição e hoje é a maior cooperativa de crédito do Brasil em número de cooperados (mais de 230 mil). Conta com 62 Postos de Atendimento e está presente em 15 cidades. Em Timbó são dois PAs, no Centro e no Bairro dos Estados, sendo que ainda este ano será inaugurado um terceiro, no Bairro Industrial. Benedito Novo e Rio dos Cedros contam com um Posto de Atendimento central em cada cidade. Neste ano (em agosto), a Viacredi chegará também a Doutor Pedrinho, inaugurando um Posto de Atendimento no Centro. Nestas quatro cidades a Viacredi está representada por mais de 16 mil cooperados.
ENTIDADES
Confira quais são as entidades participantes da Feira de Oportunidades Viacredi em Timbó:
  • PEAL Timbó (Programa Espaço Alternativo)
  • PEAL Benedito Novo (Programa Espaço Alternativo)
  • APAGET (Associação de Pais e Amigos do Grupo Escoteiros Timbó)
  • Grupo de Dança Folclórica Volkstanzgruppe Tanzim Tal, de Benedito Novo
  • Grupo de Dança Folclórica Alemã Volkstanzgruppe Blaue Berg, de Timbó
  • Grupo de Dança de Rua Max Combo Crew Breaking, de Timbó
  • Grupo de Dança Gaúcha Alvorada Campeira, de Timbó
  • Grupo de Dança Andréia Mendes – Fundação Cultural de Timbó
  • Teatro Infantil do Programa Espaço Alternativo de Timbó
  • Grupo Vocal Syahamba, de Timbó