segunda-feira, 16 de maio de 2011

Semana do combate ao abuso e exploração sexual infanto juvenil começa quarta-feira

Inicia nesta quarta-feira (18), a I Semana de combate ao abuso e exploração sexual infanto juvenil desenvolvido pela Secretária de Desenvolvimento Social. A programação conta com uma caminhada às 9h, saindo da Praça Vidal Ramos passando pela Rua Hercílio Luz e termina na Praça Irineu Bornhausen. Onde estarão expostos os trabalhos feitos pelas crianças e adolescentes das escolas do município.

A exposição conta com a participação de animais da ADEVIL e brinquedos do SESC. Na parte da tarde, às 14h e 16h, o Grupo “Detalhe Teatro”, apresenta a peça “Isso não é brincadeira” no Auditório do Porto de Itajaí. Serão transmitidos vídeos para as crianças e para aqueles que estiverem no local e folders também serão distribuídos.

Preso vereador de SC envolvido em desvio de verba pública destinada ao SUS

A Polícia Federal em Santa Catarina cumpriu três mandados de prisão na manhã desta segunda-feira. Além de um casal de empresários, foi preso o vereador e ex-secretário municipal da saúde de Governador Celso Ramos, Adão Ávila. Todos estavam envolvidos em um esquema que desviava verba publica destinada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Ávila foi preso em casa, no bairro Areia de Baixo, em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis. Ele não resistiu à prisão, mas disse não saber de nada. O vereador foi encaminhado para a sede da PF em Florianópolis.

De acordo com o delegado Ildo Rosa, o esquema contava com a figura do agente público, que facilitava as coisas para as empresas do ramos farmacêutico. Estas concorriam em licitações fraudadas.

A Operação Saúde tem o objetivo de combater o desvio de verbas públicas federais destinadas para a compra de medicamentos e equipamentos hospitalares pelas prefeituras.

A ação aconteceu simultaneamente em sete Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Pará. Ao todo, foram cumpridos 72 mandados de prisão.

Dupla é presa com 23 armas e 15 aves silvestres no Sul de Santa Catarina

A Polícia Ambiental de Laguna prendeu dois homens na manhã desta segunda-feira, no município de Pedras Grandes, no Sul de Santa Catarina. Com eles, foram apreendidos 23 armas de vários calibres e 15 aves silvestres.

Os homens já estavam sendo investigados e foram presos em flagrante em um sítio. Ele foram encaminhados para a delegacia de Pedras Grandes. Eles serão indiciados por porte ilegal de armas e crime ambiental. Caso permaneça presa a dupla deverá ser encaminhada para o presídio de Tubarão.

Karaokê do Mudinho

Previsão do tempo

O dia amanheceu frio em Santa Catarina. Urupema, na Serra, registrou 5,5ºC. Em São Joaquim, os termômetros chegara a marcar 5,9ºC. E apesar da nebulosidade desta manhã, o sol deve aparecer no decorrer do dia na maioria das regiões. Somente no Litoral as nuvens deve permanecer por mais tempo causando chuva pela manhã e à noite.

Confira a previsão para os próximos dias

As temperaturas não apresentam grande variação, chegando a 21ºC na Grande Florianópolis e Litoral Norte. A máxima deve chegar a 17ºC no Litoral Sul e 22ºC no Vale do Itajaí. Já no Oeste, os termômetros chegam a 20ºC.

Para a semana

Até quinta-feira uma massa de ar frio e seco mantém a presença de sol na maior parte do Estado, mas o litoral segue com predomínio de nuvens e chance de chuva. As temperaturas permanecem baixas durante a madrugada, inclusive com possibilidade de geada nas áreas mais altas.

A grande abolição


Na sexta-feira, 13/5, muitos comemoram os 123 anos da Abolição da Escravatura. Aproveito o ensejo para ressaltar a influência da mensagem redentora de Jesus, o Cristo Ecumênico, a libertar-nos do maior de todos os cativeiros: a ignorância a respeito das leis divinas que regem o Universo. Uma leitura atenta do Evangelho e do Apocalipse, em Espírito e Verdade à luz do Mandamento Novo do Educador Celeste, nos ilumina a consciência nesse caminho. Cai por terra a visão medíocre de pretensas supremacias étnicas. A cor da pele jamais poderá qualificar o Espírito eterno da criatura humana, criado à imagem e semelhança de Deus, que é Amor. (Gênesis, 1:26 e Primeira Epístola de João, 4:8.)

AÇÕES CONTRA O RACISMO
Em 29 de abril do corrente, a cidade de São Paulo sediou mais um evento promovido pela Organização Brasileira de Mulheres Empresárias (OBME). Mostrar os malefícios do preconceito racial no Brasil e apresentar as ações governamentais nesse campo foram os objetivos desse encontro, que contou com a presença da ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros; a secretária de Políticas de Ações Afirmativas da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Anhamona de Brito; a presidente Nacional da OBME, Adelina Alcântara Machado; a presidente regional, Claudia Métne; e a vice-presidente regional, dra. Andreé de Ridder; além de diversas profissionais da área.

O Portal Boa Vontade registrou: “No início do evento, todos foram recepcionados pelo canto do Coral Ecumênico Infantojuvenil Boa Vontade, da LBV. A ministra discorreu em entrevista à Super Rede Boa Vontade de Comunicação sobre os avanços e também os desafios da Secretaria de Política de Promoção da Igualdade Racial. ‘Nós temos uma campanha que se chama ‘Igualdade Racial é pra valer!’. A ideia que discutimos hoje aqui é de que podemos fazer alguma coisa em favor da inclusão, para tornar a sociedade brasileira mais justa e mais igual’, salientou. Sobre a Legião da Boa Vontade, a ministra Luiza lembrou o compromisso da Instituição para com as crianças: ‘Agradeço à LBV por estar aqui falando. Tivemos a oportunidade de ver um coral maravilhoso das crianças, mais uma demonstração do compromisso com a solidariedade’”.

Bela iniciativa do empresariado feminino. Toda ação contra o racismo terá sempre nosso incondicional apoio.

LDN HOMENAGEIA A LBV
Na terça-feira, 3/5, o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em Porto Alegre recebeu a fraterna visita do presidente da Liga da Defesa Nacional (LDN) no Rio Grande do Sul, Floriano Gonçalves Filho, acompanhado dos vice-presidentes, Bil Lara e Álvaro Raul Cruz Ferreira; e do diretor-administrativo, Miguel Sibemberg. Após serem recepcionados pelo canto acolhedor do Coral Ecumênico Infantil Boa Vontade (formado por meninas e meninos que integram o programa “LBV — Criança: Futuro no Presente!”), os amigos da LDN conheceram o atendimento socioeducativo da LBV.

O portal www.boavontade.com destacou: “Na ocasião, o presidente da LDN informou que a LBV será homenageada durante as comemorações da Semana da Pátria, de 1º a 7 de setembro. (...) Desta forma, todas as escolas do Rio Grande do Sul desenvolverão, nesse período, atividades sobre a ação da LBV. A Instituição ainda será tema dos desfiles cívicos realizados por todo o Estado. ‘(…) Tive a oportunidade, há mais de 50 anos, de conhecer a Legião da Boa Vontade, e os nossos ideais são comuns. (…) A LBV trabalha no aspecto de congregar as pessoas e trabalhar em prol de toda a população (...), vem complementar as nossas comemorações, porque reúne o povo e desenvolve um trabalho sadio para as nossas crianças, jovens e adultos’, afirmou o dr. Floriano Gonçalves. Em carta enviada ao diretor-presidente da LBV, ele assim se expressou: ‘Sua entidade realiza um trabalho que é exemplo em nível mundial e se enquadra perfeitamente nos propósitos que defendemos e difundimos. O trabalho de promoção da Educação e da Cultura com Espiritualidade Ecumênica, proporcionando alimentação, segurança, saúde e trabalho para todos, tem como resultado um cidadão comprometido e envolvido com o seu semelhante e com o seu país’”.

Grato ao prezado Floriano Gonçalves. Sentimo-nos orgulhosos por a LBV ter sido escolhida para tema na Semana da Pátria e de fazer parte da rica cultura gaúcha.

____________________________________________________________________________________
José de Paiva Netto, escritor, jornalista, radialista, compositor e poeta. É diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter). Filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), à International Federation of Journalists (IFJ), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro e à União Brasileira de Compositores (UBC). Integra também a Academia de Letras do Brasil Central.

Chapecoense vence o Criciúma por 1 a 0 e ergue a taça de Campeã Catarinense

A Chapecoense é a campeão do Campeonato Catarinense 2011. Com um gol contra de Carlinhos Santos aos 23 minutos do segundo tempo, o Verdão do Oeste levantou a taça do Estadual diante de sua torcida, no Índio Condá, na tarde deste domingo, dia 15, ao vencer por 1 a 0 o Criciúma.

A equipe de Chapecó fez a melhor campanha geral na competição. E só não marcou gol no jogo de ida da final, diante do Tigre, em Criciúma, na derrota por 1 a 0. Precisando da vitória, o Verdão foi guerreiro e buscou o resultado. O título acaba com o tabu do técnico Mauro Ovelha depois de ser quatro vezes vice-campeão estadual.

Polícia Militar intensifica busca por assaltantes de caixa eletrônico em Blumenau

A Polícia Militar (PM) vai intensificar nesta segunda-feira a busca pelos assaltantes que tentaram roubar um caixa eletrônico do Banco do Brasil na Vila Itoupava, em Blumenau, ma madrugada deste domingo. A operação terá a presença do helicópetro Águia e do Canil da PM. O caso é o quarto do Vale do Itajaí em menos de uma semana.

A ação dos bandidos começou por volta das 2h, quando seis homens teriam entrado na unidade na Rua Henrique Conrad para arrombar o caixa eletrônico. De acordo com a Polícia Militar (PM), ele estavam uma caminhonete Hilux e uma Fiorino.

Para levar o equipamento, os assaltantes amarraram um cabo de aço em um dos veículos e começaram a puxar para arrancá-lo. O policial que trabalha na base da PM da comunidade estranhou os barulhos e foi ao local. Lá, foi recebido a tiros. Com reforços, a polícia começou a perseguição. Houve troca de tiros.

Dois dos carros usados pelos assaltantes bateram contra postes e foram abandonados. Os ocupantes fugiram por um matagal. O caixa eletrônico ficou dentro da Fiorino. Logo depois, a Polícia Militar começou uma grande operação para tentar encontrar os suspeitos. Ao longo de todo o dia, barreiras foram montadas na SC-474, rodovia que dá acesso à Vila Itoupava e nos outros pontos possíveis de fuga.

Foram mobilizados 40 policiais, 10 viaturas e o helicóptero Águia da PM. Ao meio-dia, os assaltantes teriam parado para descansar em meio a um morro às margens da SC-474. Moradores de casas próximas perceberam uma fumaça e movimentação no local. A PM foi chamada, mas ao chegar encontrou apenas folhas de palmito espalhadas como se fosse uma cama e cinzas.

- Nós conseguimos ver os assaltantes em duas oportunidades, mas avistamos apenas três deles. Fechamos o cerco, porém, é uma área muito grande e com diversas saídas - expôs a tenente Elisa Garcia Torres.

Segundo ela, havia a possibilidade de que, durante a noite os assaltantes entrassem em residências próximas para se esconder. O cerco foi mantido e as barreiras intensificadas. No final da noite, um Citroen C3 preto foi roubado de uma casa da Vila Itoupava. Os bandidos fugiram em direção a Luís Alves. A polícia desconfia que o roubo tenha relação com a tentativa de assalto ao banco.