segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Empresa que constrói módulos para plataformas de petróleo demite mais de mil funcionários em Itajaí

consórcio MGT, responsável pela construção de módulos para plataformas de petróleo, colocou em aviso prévio mais de 1,1 mil funcionários em Itajaí. O motivo é um impasse no contrato com a Petrobras: a estatal pediu alterações nos projetos, que aumentaram os custos de produção, mas não alterou os termos contratuais. Há cerca de um ano o consórcio pede reequilíbrio, sem sucesso. Os valores em questão são mantidos em sigilo pelo MGT.
O consórcio já entregou quatro módulos de gás e energia, que são produzidos em Itajaí e levados em barcaças até o Rio Grande do Sul, onde são integrados às plataformas. No momento há dois módulos na fábrica, um pronto para a entrega e outro ainda em construção. Desde quarta-feira, os trabalhos foram suspensos e as unidades não têm previsão de entrega. A demissão foi feita enquanto ainda há dinheiro em caixa para pagar salários e rescisões.
A assessoria jurídica da empresa informou que, caso o contrato seja renegociado, oferecerá aos trabalhadores a possibilidade de reaver o emprego. Esta é a primeira dispensa coletiva na indústria de construção naval em Santa Catarina dos últimos meses.
Desde o início do ano, quando ocorreram as últimas demissões em massa em Itajaí e Navegantes — polo catarinense no setor — o número de vagas de emprego havia estabilizado.

Homem morre após levar facadas em salão de baile em Blumenau

Marcos Antônio Borges, de 46 anos, foi assassinado na madrugada deste domingo, por volta de 1h. Conforme informações da Polícia Militar, ele foi atingido por dois golpes de faca no braço enquanto dançava em um salão no bairro Fortaleza, em Blumenau

Uma das facadas teria atingido a artéria braquial, fazendo com que a vítima perdesse muito sangue. Ele chegou a ser levado ao Hospital Santo Antônio, porém não resistiu aos ferimentos e faleceu duas horas depois.

A companheira de Marcos foi quem levou a vítima até um pelotão do Corpo de Bombeiros, onde o Samu realizou o atendimento. A polícia trabalha com a possibilidade de crime passional. O corpo do homem foi liberado pelo Instituto Médico Legal(IML) e encaminhado para Iraí, no interior do Rio Grande do Sul