terça-feira, 14 de abril de 2015

Diferenças que agregam

  • José de Paiva Netto
Em Brasília, que, na próxima terça-feira (21/4), celebrará 55 anos de fundação, o Templo da Boa Vontade (TBV) — um espaço onde as diferenças não dividem as criaturas — segue cumprindo seu nobre propósito de acolher a todos, indistintamente, sob a luz da fraternidade ecumênica, ou seja, universal. 

  • Foto: José Gonçalo
  • Dr. Linas Linkevičius
Há poucos dias, recebemos o excelentíssimo dr. Linas Linkevičius, ministro dos Negócios Estrangeiros da República da Lituânia, e sua comitiva. Após conhecer os ambientes do TBV, o dr. Linas declarou: "Essa é a minha primeira visita ao Brasil. E, quando estou visitando alguns lugares, sempre procuro ir a locais sagrados, como igrejas e mosteiros. Há um sentimento bom, especialmente neste lugar famoso, que é o Templo da Boa Vontade, onde pessoas se encontram, culturas se reúnem e corações se comunicam. É exatamente isso de que precisamos entre pessoas e países.

"Geralmente, as pessoas visitam suas próprias igrejas, seus próprios templos. Mas qualquer ideia de conectar pessoas, diferentes religiões e pensamentos é sempre louvável. É exatamente isso que sinto agora. Desejo tudo de melhor para este lugar sagrado".

  • Foto: José Gonçalo
  • Dr. Isaac Tsai
Outra presença ilustre na Pirâmide de Sete Faces no início deste mês foi a do excelentíssimo dr. Isaac Tsai, embaixador do Escritório Econômico e Cultural de Taipei (Taiwan) no Brasil.

No ensejo, à Super Rede Boa Vontade de Comunicação (rádio, TV, internet e publicações), o dr. Isaac deixou seu testemunho: "Este Templo, como sabemos, é uma das Sete Maravilhas de Brasília. Depois de visitá-lo, fico muito impressionado porque realmente é uma maravilha. Comparo-o com países orientais, principalmente Taiwan, onde temos pessoas budistas, taoistas, católicas, protestantes e muçulmanas com toda a liberdade ao culto, como aqui".

Ainda sobre sua satisfação de estar no TBV, comentou: "Sinto-me mais tranquilo, com maior paz. Esse lugar de meditação é muito importante para todos, porque aqui agora, em toda a sociedade, existem mais mentes pacíficas, maior paz, tranquilidade e prosperidade para todos".

  • Foto: Guga Melgar
  • Barbara Heliodora
BARBARA HELIODORA
No dia 10/4, faleceu, aos 91 anos, a professora, escritora e tradutora Barbara Heliodora, muito conhecida e respeitada por sua atuação como crítica teatral e pelo seu rico conhecimento da obra de Shakespeare. 

Em dezembro de 2013, tive o prazer de receber dela uma fraterna dedicatória em seu livro "A História do Teatro no Rio de Janeiro": "Para Paiva Netto, com o abraço de Barbara Heliodora".

Todos nós, da LBV, juntamo-nos à classe artística, aos seus queridos familiares e amigos, na homenagem ao seu Espírito Eterno, desejando vibrações de Paz na nova jornada que começa, porque os mortos não morrem.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

Moradores discutem melhorias para a mobilidade urbana nos bairros Cordeiros, Salseiros e Murta

Itajaí conta com um veículo para cada quatro habitantes. São 24 novos veículos circulando nas ruas todos os dias, sendo que quase 60 % das pessoas utilizam carros e motos para se locomover na cidade. 

Apenas 9% dos moradores utilizam bicicletas, 22% se deslocam a pé e 6,53% utilizam o transporte público. 

O motivo do baixo índice do uso do transporte coletivo foi justificado, principalmente, por falta de linhas e poucos horários disponíveis.

Os dados foram apresentados durante a audiência pública que discute a mobilidade urbana no município. Nesta segunda-feira, o encontro coletou propostas de melhorias para os bairros Cordeiros, Salseiros e Murta.

Apesar dos problemas enfrentados nessas localidades, somente 43 pessoas participaram da audiência para propor sugestões. O novo acesso da Murta também seguiu como proposta para o plano diretor, sugerido pelo Vereador Márcio Dedé e um grupo de moradores. Além disso, também discutiram possíveis melhorias e elaboraram uma série de sugestões como interligar o Salseiros com o Portal II, a conclusão da Avenida Mário Uriate (próximo a Rua Enedina D'Ávila Ferreira), não permitir conversão à esquerda na Avenida Reinaldo Schmithausen, com o intuito de fluir melhor o trânsito e até mesmo, descentralizar os serviços em centros de atendimentos ao cidadão em bairros mais afastados, para evitar o deslocamento dos moradores até o centro, quando precisam resolver serviços básicos.

"A mobilidade urbana é muito importante para promover a qualidade de vida. Por isso, fiz questão de sentar com os moradores e junto a eles discutir e elaborar propostas para garantir o futuro sustentável da nossa cidade", conclui o Vereador Márcio Dedé. 

Volvo Ocean Race abre espaço para o Programa Conversando com Adolescentes

A regata Volvo Ocean Race é considerada como o maior evento náutico esportivo do mundo. É uma vitrine para a exposição de barcos, venda de produtos de marcas conhecidas, um cenário para expositores ligados ou não ao setor.  Mas paralelo a este universo náutico, são desenvolvidas outras atividades. Entre elas, atividades de conscientização e prevenção desenvolvidas por meio da atuação de jovens que integram o Programa Conversando com Adolescentes, do Instituto Crescer, mantido pela Associação Empresarial de Itajaí.
Durante os dias da parada da regata em Itajaí, é feito um trabalho de conscientização e prevenção junto aos jovens e suas famílias com o foco na sexualidade. O ponto de encontro dos jovens é um contêiner localizado no coração da Vila da regata, junto ao Grupo RIC RECORD. As ações são feitas em frente ao contêiner e também pelos corredores e ambientes da regata.
Para os participantes é uma oportunidade de multiplicar informações, repassar conhecimento, tirar dúvidas de jovens da mesma idade ou até de pais ou responsáveis. O tema muitas vezes é tratado como um tabu e a proposta do programa é transformar isso, levando conhecimento para todos de maneira correta e responsável. Questionamentos sobre a importância de ensinar os filhos sobre a sexualidade, o receio dos jovens em debater este tema com os pais, uso da camisinha, gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis fazem parte da rotina durante os dias da passagem da regata em Itajaí, que até agora recebeu mais de 190 mil pessoas.

Ciclo de Palestras traz motivação aos blumenauenses

Conhecido por emitir fortes opiniões, Luiz Carlos Prates utilizará seu lado analítico para motivar empresários da cidade nesta terça-feira (14/4). No segundo evento do Ciclo de Palestras, o comentarista televisivo, que é formado em Psicologia, irá explorar a goleada que a Seleção Brasileira levou da Alemanha na Copa do Mundo de 2014 como metáfora para que as pessoas entendam a importância e a melhor forma de reagir diante das adversidades.
Com o tema “O destino do Brasil é o nosso destino. Vamos deixar assim?”, Prates abordará a capacidade de luta e superação do povo brasileiro. “Cada um tem uma forma de encarar a vida, mas o debate é sempre válido e é a opinião do palestrante que veremos no palco”, afirma o presidente da CDL Blumenau, Helio Roberto Roncaglio. A palestra será no Teatro Carlos Gomes, a partir das 19h30min, e os ingressos estão à venda pelo telefone 3221-5747 por R$ 35 para sócios e R$ 45 para não sócios.

Regência de classe mantém impasse entre governo e Sinte/SC

O impasse no diálogo entre o governo do Estado e o Sinte/SC na discussão sobre o novo plano de carreira do magistério tem nome: a incorporação da regência de classe. Ao apresentar o resumo da proposta, na tarde desta segunda-feira, o secretário Eduardo Deschamps ressaltou que sem incluir nos vencimentos dos professores parte dos 40% da gratificação não há descompactação das tabelas. Logo depois, foi a vez dos sindicalistas reafirmarem que não aceitar ver a regência diluída no salário.

É com essa posição que o Sinte deve conduzir a assembleia estadual marcada para esta terça-feira, quando a categoria decide se encerra a greve iniciada em 24 de março. Na segunda-feira, Deschamps voltou a dizer que a volta dos grevista à sala de aula é condição para retomada das negociações, embora admita que é pequena a margem para alterações na proposta.

— Em alguns itens existem margem para negociação. O único item que não temos muita margem para negociação diz respeito à incorporação da regência de classe, que é pilar central do processo — afirmou Deschamps, ressaltando que apenas em Sergipe é paga essa gratificação nos mesmos moldes que em Santa Catarina.
Em reunião na quinta-feira, o Sinte/SC já havia sido apresentado à proposta. Ontem, assim como deputados estaduais da base aliada, eles receberam cópias da apresentação. A posição não mudou, a categoria não aceita perder a regência.
— A regência de classe que ele incorporar vai se diluir ao longo do tempo. Isso, de certa forma, também é uma compactação a longo prazo — afirma Luiz Carlos Vieira, coordenador do Sinte/SC.
Outros pontos do novo plano também trazem impasses, como o enquadramento dos profissionais na carreira. O Sinte/SC promove assembleia estadual na quarta-feira, em Florianópolis, quando decide se mantém ou encerra a greve deflagrada em 24 de março. O governo vai estudar com a base aliada se encaminha a proposta à Assembleia em caso de manutenção da paralisação. De acordo com a Educação, a greve atinge 10% da categoria. Para o Sinte/SC, são 30%.