quarta-feira, 29 de abril de 2015

Idoso morre em acidente de trânsito em Camboriú

Um idoso de 74 anos morreu após colidir sua motocicleta contra um automóvel na terça-feira à noite em Camboriú. A Polícia Civil informou que Alcione Alves chegou a ser conduzido pelo Samu para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ao dar entrada na unidade. O homem era morador do bairro Rio do Meio.
Conforme a polícia, o idoso seguia pela Avenida Santa Catarina quando ocorreu o acidente, por volta das 23h20. Testemunhas relataram aos policiais que Alves teria ultrapassado alguns veículos em função do congestionamento no local e acabou batendo frontalmente em um automóvel Polo, que vinha no sentido contrário.
Ainda, segundo a polícia, o motociclista estava em alta velocidade e não teria conseguido desviar do veículo. O motorista do Polo não se machucou na colisão.

Vazamento de gás provoca explosão em prédio de igreja em Navegantes

Uma explosão destruiu o prédio de uma igreja na manhã desta terça-feira em Navegantes. A edificação de alvenaria, que era utilizada pelos fiéis para fazer refeições e também para guardar mobília e eletroeletrônicos, estava sem ninguém no momento do incidente, por volta das 8h. A estrutura da igreja, que fica ao lado, também foi afetada. O prédio fica na Rua Paulo Ney Laurentino, no bairro Nossa Senhora das Graças.Conforme o Corpo de Bombeiros Militar, duas testemunhas relataram ter sentido cheiro de gás antes da explosão. Um morador, inclusive, contou que quando ouviu um estouro forte, foi para local ver o que estava acontecendo e se deparou com um botijão de gás com a mangueira rompida.

A explosão, de acordo com os bombeiros militares, afetou todos os cômodos do prédio de dois andares. Paredes e vigas foram comprometidas. A parede lateral da igreja e parte da cobertura também foram afetadas.

Políticos vistoriam obras do IFSC em Itajaí

A indicação 633/2015 de autoria do vereador Giovani Felix (PT) foi aprovada na Câmara de Vereadores de Itajaí. No documento encaminhado à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Municipais o legislador solicita melhorias na parte pública ao redor do Campus Itajaí, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
Giovani também requer ao executivo municipal a construção de uma Praça Pública e uma Academia ao Ar Livre na área frontal do IFSC que fica localizado na Avenida Abraão João Francisco, conhecida popularmente como Contorno Sul, ao lado da Câmara de Vereadores de Itajaí.
O vereador que acompanha o andamento dessa obra desde que assumiu o mandato em 2013 esteve em visita ao instituto, acompanhado da Deputada Estadual, Ana Paula Lima e do Deputado Federal, Décio Lima do Partido dos Trabalhadores. Os parlamentares acompanhados do Diretor do IFSC, Carlos Alberto de Souza vistoriaram as obras que estão em fase de finalização. “A primeira visita que fiz ao local, fui acompanhado do Diretor Geral, na época, o Widomar Pereira Carpes Júnior. Desde então, estou em contato permanente para acompanhar o andamento dos trabalhos”, enfatiza.
Nesses quase três anos, o vereador participou de algumas reuniões com Décio e, em outros momentos, de alguns encontros com a Reitora do IFSC, Maria Clara. Também acompanhou o vereador Osvaldo Mafra (SD) numa reunião em Florianópolis com o Juiz Gustavo de Barcellos para interceder pelo retorno das obras. “Sempre trabalhei na área da profissionalização e sei o quanto é difícil para um pai de família buscar um aperfeiçoamento ou mesmo pagar um curso profissionalizante para um filho. Por isso mesmo sei da importância da conclusão dessa obra para Itajaí e região”, declara Giovani.
Durante a visita Décio Lima garantiu que terá agendas periódicas no município para acompanhar de perto a evolução das obras. Também solicitou ao Diretor do IFSC para que o mantenha informado sobre todas as tratativas relacionadas ao projeto.
A inauguração oficial do Campus de Itajaí está prevista para 11 de junho e irá oferecer cinco cursos gratuitos: Aquicultura, Pesca, Eletroeletrônica e Integrado em Mecânica. Além de especialização em Ciências Marinhas Aplicada ao Ensino. “Serão milhares de jovens e adultos beneficiados com essa importante obra do Governo Federal em nossa cidade”, afirma Giovani.

Brasil — berço de Esperança


 

Paiva Netto


O Brasil é o berço de esperança de uma sociedade em que, a despeito de todos os dissabores, será possível viver em Paz consigo mesmo e com o próximo. Trata-se de terra generosa, em que a Solidariedade assumirá o papel de garantir o ensejo de uma vida próspera para todos, como descreveu o filósofo e sociólogo italiano Pietro Ubaldi (1886-1972): “A grande qualidade do Brasil, o que estabelece sua função vital, é o sentimento, o coração. Nesta terra estão as raízes daquela expansividade de afetos, que é a qualidade humana que, mais tarde, evoluindo, será a mais apta a sublimar-se no amor evangélico”. 

Ainda teremos uma pátria em que cada um se sentirá incluído no significado maior da existência humana e cidadã: louvar o Criador enquanto serve à criatura, porque esta particulariza o sagrado altar no qual Ele deve ser adorado. Não há outra forma de engrandecer a Divindade, que é Amor, aliando Fé à Ação, construindo uma Política que tenha o bem-estar do povo, a ter início no elevado ensino para a sua Alma, como meta. É um trabalho que leva tempo? É um ideal ilusório?! Grande equívoco o de quem pensa assim. Há bastante tempo, Jean-Baptiste Descuret* (1795-1872) demonstrou que “muito se engana quem acredita poder afirmar que a paciência é a força dos fracos, pois é preciso ser muito forte e moderado para tê-la em qualquer ocasião”. (...)

Há leitores ateus que me honram com sua cortesia às minhas modestas considerações. A eles, com humildade, digo que, no tocante a Deus, pode ser entendido como Fraternidade e Solidariedade, a melhor maneira de viver como povo. (...) O Brasil realmente será o Coração do Mundo e a Pátria do Evangelho-Apocalipse, apesar de todos os que ainda querem espalhar frustração por onde a Esperança persevera. Ensinou Jesus: “O que não é possível ao homem para Deus é sempre possível” (Boa Nova, segundo Mateus, 19:26).


* Jean-Baptiste Felix Descuret — Autor de Médecinedespassions, ou lespassions consideres dansleursrapportsaveclesmaladies, lesloisetlareligion[Medicina das paixões, ou as paixões consideradas por suas relações com as doenças, as leis e a religião], Paris, BéchetJeune et Labé, 1841.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.