quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Bombeiros encontram corpo boiando no mar da Praia Alegre em Penha

Bombeiros de Penha localizaram um corpo boiando no mar da Praia Alegre nesta quarta-feira. O cadáver, de um homem não identificado, foi retirado da água por volta do meio-dia e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Itajaí. A vítima não tinha sinais de violência e ficou constatado que a morte se deu por afogamento recente. O homem aparentava ter aproximadamente 55 anos e tinha barba grisalha.

Bandidos roubaram dois carros em Navegantes, são perseguidos, mas escapam da polícia

A Polícia Militar em Navegantes procura por uma dupla de assaltantes responsável por roubar dois carros na manhã desta quarta-feira na cidade. Em uma das ocorrências, houve perseguição e um dos bandidos chegou a circular com o veículo roubado, um Ford Fusion, na contramão da BR-470. Como se viu encurralado pela polícia, o suspeito acabou abandonando o automóvel e roubando um Celta para poder fugir.

O primeiro assalto ocorreu por volta das 10h30 na SC-413, bairro Porto Escalvado. Uma mulher saía de um engenho de arroz na redondeza, dirigindo o Fusion, quando foi parada pela dupla de assaltantes. Eles estavam em uma motocicleta pequena e a renderam usando uma arma, que pela descrição, a polícia acredita ser uma pistola.

Após abandonar a vítima na estrada, os suspeitos fugiram em direção à BR-470, um deles continuou na moto e o segundo guiava o Fusion. Minutos depois, uma viatura da PM avistou o veículo perto do trevo do bairro Machados e iniciou a perseguição. O bandido chegou a dirigir por um trecho na contramão até que a polícia o perdeu de vista. A moto não foi avistada.

Mais tarde, o Ford Fusion foi abandonado na rua José Luiz Martin, no bairro São Domingos, onde o bandido rendeu outro motorista que circulava e roubou um Celta. O veículo, de cor azul e placas de Navegantes, foi usado por ele na fuga em direção à BR-470. Até a tarde desta quarta a dupla não havia sido presa.

Parlamento Jovem vai escolher deputados estudantes de Itajaí

A Escola de Educação Básica Nilton Kucker, de Itajaí, recebeu no início desta semana a 14ª edição do programa Parlamento Jovem Catarinense, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina – por meio da Escola do Legislativo. Até novembro, uma série de atividades serão desenvolvidas com os alunos da unidade, cinco deles serão escolhidos para representar a região do Vale do Itajaí na última etapa do programa, em Florianópolis.

As atividades iniciaram na segunda-feira com uma reunião entre os membros da Escola do Legislativo e apoiadores do programa na cidade, entre eles a Câmara de Vereadores de Itajaí (CVI), Univali e Gerencia Regional de Educação (Gered). Posteriormente, foram realizadas formações com os alunos do Ensino Médio, que receberam informações básicas com a finalidade de despertar o interesse pelo programa.

De acordo com a coordenadora da Escola do Legislativo, Carla Maria Vieira Pedroso, o Parlamento Jovem teve início em 2005, sendo uma edição por semestre. Carla explica que a cada edição são selecionadas oito escolas, uma de cada região (Oeste, Meio Oeste, Grande Florianópolis, Sul Catarinense, Planalto Serrano, Vale do Itajaí, Nordeste Catarinense e Planalto Norte). Somente na Escola de Educação Básica Nilton Kucker foram formados mais de 580 estudantes.

Após esta primeira fase do programa, referente a formação dos alunos com palestras e debates, os professores seguem desenvolvendo atividades sobre o programa com material e assessoria cedidos pela Assembleia Legislativa e realizam nas suas unidades escolares as eleições para a escolha dos alunos deputados, sendo cinco por unidade, totalizando 40 jovens parlamentares ao final da edição.

Os cinco estudantes que representarão o Nilton Kucker e o Vale do Itajaí também vão receber o apoio de um consultor da Assembleia Legislativa, já que em Florianópolis terão de apresentar proposições de acordo com as necessidades do município e região, como moções, projetos de lei e indicações. Os alunos escolhidos passarão três dias na Capital, onde terão a oportunidade de vivenciar o dia a dia dos parlamentares catarinenses no desempenho de suas funções.

Luciano de Carvalho Oliveira, servidor da AL e um dos responsáveis pela formação dos alunos no programa Parlamento Jovem, explica que a ideia é despertar o jovem para a realidade de que exercemos política diariamente nas nossas vidas. “É mostrar algo além da política eleitoral, mostrar que os jovens não podem se omitir, que eles próprios podem lutar pelos seus interesses e da sociedade em geral”, conclui Luciano.

COMO A SUA ESCOLA PODE PARTICIPAR

Para participar do programa Parlamento Jovem Catarinense a direção da escola deve fazer a inscrição através do site www.alesc.sc.gov.br/escola. As inscrições estão, permanentemente, abertas e podem ser feitas a qualquer momento.

Mais informações:

Deise Menezes - Gestora do Programa Parlamento Jovem Catarinense
Fone: (48) 3221-2960

Câmara de Vereadores de Itajaí
Secretaria de Comunicação e Promoção Social
Fone: (47) 3344-7123
www.cvi.sc.gov.br

TSE devolve cargo para vereador de Navegantes

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Arnaldo Versiani suspendeu a decisão que determinou a perda de cargo do vereador Ezequiel Antero Rocha Júnior, de Navegantes, por ter se desfiliado do PMDB e ingressado no PSL sem justa causa. A decisão foi publicada dia 21 de agosto, no Diário da Justiça Eletrônico.

Além de defender-se reafirmando a justa causa da sua mudança de partido, Rocha argumentou que a decisão do Tribunal Regional de Santa Catarina de tirá-lo do cargo, afastando-o antes do resultado do julgamento do recurso à Corte Superior Eleitoral, lhe causaria o dano irreparável de não poder exercer todo o mandato.

Entendendo os argumentos, Versiani decidiu atender ao pedido de suspender a decisão. Desse modo, o vereador será reconduzido ao cargo e permanecerá na função até a apreciação do recurso pelo TSE.