A Escola de Educação Básica Nilton Kucker, de Itajaí, recebeu no início desta semana a 14ª edição do programa Parlamento Jovem Catarinense, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina – por meio da Escola do Legislativo. Até novembro, uma série de atividades serão desenvolvidas com os alunos da unidade, cinco deles serão escolhidos para representar a região do Vale do Itajaí na última etapa do programa, em Florianópolis.
As atividades iniciaram na segunda-feira com uma reunião entre os membros da Escola do Legislativo e apoiadores do programa na cidade, entre eles a Câmara de Vereadores de Itajaí (CVI), Univali e Gerencia Regional de Educação (Gered). Posteriormente, foram realizadas formações com os alunos do Ensino Médio, que receberam informações básicas com a finalidade de despertar o interesse pelo programa.
De acordo com a coordenadora da Escola do Legislativo, Carla Maria Vieira Pedroso, o Parlamento Jovem teve início em 2005, sendo uma edição por semestre. Carla explica que a cada edição são selecionadas oito escolas, uma de cada região (Oeste, Meio Oeste, Grande Florianópolis, Sul Catarinense, Planalto Serrano, Vale do Itajaí, Nordeste Catarinense e Planalto Norte). Somente na Escola de Educação Básica Nilton Kucker foram formados mais de 580 estudantes.
Após esta primeira fase do programa, referente a formação dos alunos com palestras e debates, os professores seguem desenvolvendo atividades sobre o programa com material e assessoria cedidos pela Assembleia Legislativa e realizam nas suas unidades escolares as eleições para a escolha dos alunos deputados, sendo cinco por unidade, totalizando 40 jovens parlamentares ao final da edição.
Os cinco estudantes que representarão o Nilton Kucker e o Vale do Itajaí também vão receber o apoio de um consultor da Assembleia Legislativa, já que em Florianópolis terão de apresentar proposições de acordo com as necessidades do município e região, como moções, projetos de lei e indicações. Os alunos escolhidos passarão três dias na Capital, onde terão a oportunidade de vivenciar o dia a dia dos parlamentares catarinenses no desempenho de suas funções.
Luciano de Carvalho Oliveira, servidor da AL e um dos responsáveis pela formação dos alunos no programa Parlamento Jovem, explica que a ideia é despertar o jovem para a realidade de que exercemos política diariamente nas nossas vidas. “É mostrar algo além da política eleitoral, mostrar que os jovens não podem se omitir, que eles próprios podem lutar pelos seus interesses e da sociedade em geral”, conclui Luciano.
COMO A SUA ESCOLA PODE PARTICIPAR
Para participar do programa Parlamento Jovem Catarinense a direção da escola deve fazer a inscrição através do site www.alesc.sc.gov.br/escola. As inscrições estão, permanentemente, abertas e podem ser feitas a qualquer momento.
Mais informações:
Deise Menezes - Gestora do Programa Parlamento Jovem Catarinense
Fone: (48) 3221-2960
Câmara de Vereadores de Itajaí
Secretaria de Comunicação e Promoção Social
Fone: (47) 3344-7123
www.cvi.sc.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário