terça-feira, 23 de outubro de 2012

Autismo e desafios da inclusão

Paiva Netto


Para ampliar a conscientização de todos, alguns temas devem estar sempre em pauta. Um deles é o autismo, que atinge mais de dois milhões de brasileiros, conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU).

O diagnóstico precoce pode fazer enorme diferença no desenvolvimento do indivíduo. Este, ainda que seja portador de limitação física ou psíquica, possui a extraordinária capacidade para se adaptar e alcançar importantes objetivos de vida. O mundo está repleto de exemplos. O que falta às vezes é o devido investimento no Capital de Deus, ou seja, na própria criatura humana.


SINTOMAS E CUIDADOS

Alguns autistas apresentam determinadas habilidades que superam as da média da população. “Eles têm bastante facilidade para números, decorar, resolver expressões matemáticas e para várias questões diferenciadas da vida. Mas não conseguem dar funcionalidade a isso”, explica a assistente social Simone Bruschi.

Um ponto que prejudica o acompanhamento especializado do autista é, num primeiro momento, a negação do problema, situação frequente no seio familiar. Simone, integrante da Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (Abads), em entrevista ao programa “Sociedade Solidária”, da Boa Vontade TV (canal 23 da SKY), comenta: “Quando falamos do autismo, abordamos algo que não se pode identificar por exame de sangue, eletroencefalograma, tomografia. E o diagnóstico é muito difícil de ser aceito pela família. Existe a avaliação clínica — que é muito rica —, porém, os familiares sempre questionam: ‘Ah, não. Acho que pode ser algo diferente’”.

Nesses casos, de acordo com Simone, devem-se buscar outros profissionais, inclusive para que também eles se envolvam na vida dessa família, dessa criança ou desse adolescente.

É fundamental procurar um especialista ao perceber na criança qualquer indício constante de preferir ficar sozinha, de apatia diante dos brinquedos, de não reclamar por ser deixada no berço, em vez do colo dos pais. “Existem famílias que só começam a levar para o tratamento na idade escolar, quando o professor sinaliza: ‘Olha, o seu filho precisa de auxílio’. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as possibilidades de tratamento.”

Simone ressalta que “algumas pessoas com autismo podem apresentar uma deficiência intelectual, mas não é necessariamente uma regra”.

E aí entra um desafio, o de inserir no mercado de trabalho portadores de deficiência intelectual. “É mais fácil — não sei se posso usar essa expressão — contratar um jovem com deficiência física, por conta das acessibilidades existentes, do que alguém com deficiência intelectual, para o que não temos ainda a tecnologia assistiva. Por isso, é um desafio para o consultor de emprego apoiado. Ele tem de ir à empresa e provar que a pessoa com transtorno é capaz. É necessário um trabalho de sensibilização tanto com os empregados e colaboradores quanto com os empregadores e a família”.

É preciso ampliar as condições para a inclusão social dos portadores de qualquer deficiência, seja física, seja intelectual.


23 ANOS IRRADIANDO PAZ

No sábado, 20/10, tive a honra de comandar a sessão solene dos 23 anos do Templo da Boa Vontade. Milhares de peregrinos vindos de várias partes do Brasil e exterior superlotaram os ambientes do Templo da Paz e do ParlaMundi da LBV.

O tema desse ano foi “O Mistério de Deus Revelado”, numa alusão ao Apocalipse de Jesus, 10:7. Dentre os assuntos abordados, apresentei trechos de minha obra: “Jesus, a dor e a origem de Sua Autoridade”, que em breve lançarei.



José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Assalto e perseguição policial termina com dois bandidos mortos em Canelinha

Um assalto a mão armada terminou em perseguição policial e com duas mortes na SC-41. A tragédia aconteceu nesta terça-feira (23) depois que três criminosos invadiram uma loja em São João Batista.

Ao serem perseguidos pela Polícia Militar, os assaltantes acabaram colidindo com uma Van escolar. Após a batida, dois deles morreram e o outro comparsa teve traumatismo craniano. O motorista do veículo atingido estaria sem cinto de segurança e foi arremessado para fora do carro. Segundo informações, ele está em estado grave.

A proprietária da loja Netuno Sufr Store, Luciany Vargas, estava em outra cidade quando ficou sabendo do ocorrido. Segundo ela, a ação foi acompanhada pelas câmeras de monitoramento instaladas dentro do estabelecimento. No ato, foi possível identificar a agressividade dos bandidos com os funcionários, que chegaram a ser trancados em uma sala.

Eles teriam invadido o local em posse de duas armas calibre 38 por volta das 11h30. Depois, fugiram levando vários produtos. Os policiais repassaram a ocorrência para todas as guarnições da região. Uma delas, identificou o Citroen/C3 roubado de Palhoça, seguindo em direção à Tijucas. Neste momento, iniciou a perseguição que acabou no acidente de trânsito.

Até o momento nenhum deles foi identificado. O roubo mobilizou vários policiais do Vale do Rio Tijucas. Socorristas do SAMU de Nova Trento também foram acionados para auxiliar no atendimento ao assaltante ferido.

Devido o impacto da colisão, os corpos dos dois criminosos ficaram preso às ferragens. Bombeiros tiveram que utilizaram o desencarcerador para removê-los. Uma equipe também esteve no local para retirar o óleo da pista provocado pela colisão. As vítimas foram levadas aos hospitais de Canelinha e São João Batista. A Polícia Civil deverá investigar o caso.

Acidente entre ônibus e motocicleta deixa um morto em Gaspar

José Carlos Faria, de 40 anos, morreu nesta terça-feira em um acidente de trânsito. Foi no início da manhã, na Rua Anfilóquio Nunes Pires, Bairro Bela Vista, em Gaspar. O acidente foi próximo ao limite entre Gaspar e Blumenau.

Faria estava em uma motocicleta e seguia no sentido Gaspar/Blumenau. Ele teria perdido o controle, caído na pista contrária e foi atropelado por um ônibus que trafegava em direção ao município de Gaspar.

Faria morreu na hora. Por causa do acidente, longas filas se formaram nos dois sentidos da via.

Ilhota decreta situação de emergência devido à chuva de granizo de segunda-feira

O prefeito de Ilhota Ademar Felisky decretou situação de emergência na manhã desta terça-feira, devido aos estragos causados pelo temporal com granizo na tarde de segunda.

O município aguarda agora a homologação do decreto pela Defesa Civil do Estado. Mais de 50 residências foram atingidas na cobertura pelo granizo ou destelhadas pelo vento e pela chuva. Os pontos mais críticos são no Centro e nos bairros Ilha Bela e Vila Nova.

Duas escolas, uma creche e o prédio da Delegacia de Polícia Civil também foram afetados. Coordenador da Defesa Civil de Ilhota, Roberto Carlos Merlini está visitando os locais para analisar a gravidade e verificar a necessidade de possível interdição.

As escolas Domingos José Machado, no Bairro Ilhotinha, e Alberto Schmitt, no Baú Central, não terão aula à tarde. O Centro de Educação Infantil Vovô Juca, do Centro, funcionará em regime de plantão.

À tarde, os técnicos vão visitar a região do Baú, onde há ocupações agrícolas para verificar se houve prejuízo à agricultura e à criação de aves.