quarta-feira, 27 de julho de 2011

Polícia prende 14 em operação para desarticular milícia no Rio

Catorze pessoas foram presas em uma operação da Polícia Civil realizada nesta quarta-feira (27) contra uma quadrilha de milicianos com atuação no bairro da Taquara, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio. Entre os detidos, está um delegado aposentado da Polícia Federal.

De acordo com a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), os criminosos atuavam desde 1998 nas regiões da Pedra Branca, Santa Maria, Pau da Fome, Estrada dos Teixeiras, Estrada do Rio Pequeno e Estrada do Rio Grande.

Segundo as investigações, que tiveram início há seis meses, os integrantes da quadrilha arrecadavam aproximadamente R$ 200 mil por mês com exploração ilegal de serviços, como fornecimento de gás, sinal de TV a cabo, sinal de internet e transporte alternativo, e cobrança de taxa por segurança.

Os milicianos também realizavam grilagem de terras, ou seja, tomavam posse dos terrenos sob ameaças e transferiam os títulos de propriedade para eles. Além do delegado aposentado, integravam o grupo um comissário da Polícia Civil, um soldado da Polícia Militar, um guarda municipal, dois militares da Aeronáutica e dois advogados.

No total, 120 policiais participam da ação. Foram expedidos 16 mandados de prisão e 35 de busca e apreensão. Durante o cumprimento dos mandados, os agentes recolheram seis armas e mais de 70 munições de diversos calibres.

A operação é realizada em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual. Também colaboram a Corregedoria Geral Unificada (CGU) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ).

Vereadores de Blumenau decidem manter 15 cadeiras

Se depender dos atuais vereadores, o Legislativo de Blumenau vai permanecer com 15 cadeiras. Em menos de 24 horas, PSD, PSDB e PMDB fecharam questão contra a ampliação de vagas. Dos 15 parlamentares, 12 decidiram manter a atual composição da Câmara.

Diante disso, com a maioria contrária ao aumento, não é possível nem criar o projeto que propõe a alteração. Para começar a tramitar na Câmara, é preciso ter oito assinaturas de vereadores, por se tratar uma emenda à Lei Orgânica do Município. O argumento da maioria dos parlamentares foi de que ouviram a voz da população.

Os únicos que se mantêm favoráveis à ampliação são os vereadores Deusdith de Souza (PP) e Vanderlei de Oliveira (PT).

Secretaria de Educação informa mais uma chamada Pública para ACT’s

A Secretaria Municipal de Educação de Itajaí convoca professores de Artes para a 6ª Chamada Pública. Candidatos interessados em assumir as vagas devem comparecer à sede da Secretaria Municipal de Educação nesta quinta-feira (28), impreterivelmente às 15 horas.

A chamada Pública está sendo realizada nas disciplinas em que foram esgotadas as possibilidades de convocação de candidatos classificados no processo seletivo do Edital n° 032 ocorrido em 2010 ou por cancelamento do contrato. Neste momento, existe vaga de 10h para Arte no Núcleo Educacional de Contraturno Verde Vale.

Todos os contratos encerram em Dezembro, podendo ser renovado. A Secretaria de Educação fica na Avenida Vereador Abrahão João Francisco, nº 3855, na Ressacada. Para ocupar a vaga os professores precisam obrigatoriamente estar munidos de documentos pessoais com foto (RG,CNH,CTPS) e comprovação de sua habilitação e titulações na área de atuação.

Manifesto fechará BR-470 em Indaial nesta sexta-feira

A BR-470, na região de Indaial, no Vale do Itajaí, será fechada para o trânsito de veículos nesta sexta-feira, entre 15h30min e 16h.
O fechamento será feito por manifestantes que moram na cidade e pedem mais segurança.
Este ano, pelo menos 81 pessoas morreram em acidentes de trânsito na rodovia.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai acompanhar o fechamento e pede que os motoristas evitem a BR-470 no horário da manifestação.

Prefeitura nos Bairros na Fazenda encerra com 100 atendimentos no primeiro dia

O primeiro dia de Prefeitura nos Bairros na Fazenda encerrou com 100 atendimentos. O Prefeito Jandir Bellini e a Vice Prefeita Dalva Rhenius foram os mais procurados pela população.

Os atendimentos seguem nesta quarta-feira (27) das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30 no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora de Lourdes. Neste ano o programa já esteve nos bairros São Vicente, Cidade Nova, Cordeiros e São Judas totalizando 1.316 atendimentos.

Servente de pedreiro morre eletrocutado em Bombinhas

Um servente de pedreiro de 18 anos morreu eletrocutado no final da tarde desta terça-feira em Bombinhas, enquanto trabalhava. De acordo com os bombeiros, Paulo César da Silva prestava serviço numa construção na Rua Rio Ijuí, na Praia de Zimbros, e teria tomado um choque elétrico ao entrar em contato com uma betoneira.

O corpo do jovem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Balneário Camboriú. A Polícia Civil deverá instaurar um inquérito para apurar a circunstâncias da morte.

Justiça exige conserto de telefones públicos em Itajaí

Uma liminar da Vara da Fazenda Pública de Itajaí determina que a Brasil Telecom conserte os telefones públicos da cidade. A decisão é em resposta a uma ação civil pública movida pela 10ª Promotoria.

A liminar prevê que os aparelhos com defeito sejam reparados e que sejam expostas informações claras para que o usuário possa escolher entre as prestadoras de serviço. A empresa, que pode recorrer da decisão, tem prazo de 30 dias para atender as determinações. Está prevista multa de R$ 200 por aparelho a cada dia de descumprimento.

Miss Brasil Pré-Teen é de Itajaí

Maria Eduarda Plucenio, de 13 anos, é a mais nova “Miss Pré-Teen World – Brasil 2011”. A itajaiense venceu no último fim de semana a etapa brasileira da competição e irá representar o país na fase mundial, o “Little Miss World” que ocorre dia 3 de outubro em Antálya na Turquia.
A competição equivale ao Miss Universo da categoria teen. A aluna da 8ª série da escola municipal Aníbal César, é moradora do bairro Cidade Nova, e participa de concursos de beleza desde os 3 anos de idade. Maria Eduarda já possui 24 títulos nacionais e internacionais. “Mas este com certeza é o meu maior desafio. Estou muito feliz em poder representar minha cidade e meu país neste concurso” fala a garota.

Maria Eduarda tem 1.62 de altura e pesa 43 kg. Na etapa mundial ela terá que vestir cinco trajes diferentes e apresentar um talento para conquistar os jurados. Antes de viajar, a miss está à procura de patrocínio. “Até hoje nós (os pais) conseguimos financiar este sonho. Mas agora o custo é muito elevado, somente a inscrição é 2.500 euros. Por isso, estamos à procura de apoiadores” fala a mãe Vanessa Plucenio.

Quadrilha presa no Litoral organizava crimes do presídio por celular

Foi por meio de escutas telefônicas que a Polícia Civil chegou até Leandro da Silva, 25 anos, e Derick Santos Waltrick, 30. Os dois fazem parte de uma quadrilha especializada em tráfico de drogas. Junto com outras quatro pessoas, eles foram presos nesta terça-feira de manhã, em Balneário Camboriú.

Os dois já cumprem pena por comércio de drogas. Estavam nas ruas graças ao benefício da saída temporária. Era por meio de telefones celulares que, de dentro dos presídios de Itajaí e Balneário Camboriú, Leandro e Derick ajudavam os comparsas a negociar entorpecentes.

A quadrilha descoberta nesta terça-feira de manhã em Balneário Camboriú era comandada por Luiz Henrique da Silva Souza, 22 anos, conhecido como Naca, que é irmão de Leandro da Silva, 25.

Sirlei Amélia do Nascimento, 45, mãe dos dois, também foi presa, além de Adolar Dreher, 28, Derick Santos Waltrick, 30, e um outro rapaz que estava com o grupo no momento da detenção. Com eles foram apreendidas duas armas, munições, um quilo de maconha, celulares, uma filmadora, três carros e duas motocicletas.

De acordo com o delegado Daniel Garcia, as drogas revendidas pelo grupo vinham do Paraguai. O principal comércio era o de crack. A suspeita da polícia é a de que a quadrilha negociava cerca de dois quilos de entorpecente por semana na região de Balneário Camboriú e Camboriú.

Durante a operação, 21 mandados de busca e apreensão foram cumpridos por 40 policiais civis. Do total, 19 foram em Camboriú e apenas três em Balneário Camboriú.

Criciúma vence o Icasa por 1 a 0 em Juazeiro do Norte

O Criciúma fez as pazes com a vitória na Série B do Campeonato Brasileiro ao bater o Icasa por 1 a 0 na noite desta terça-feira em Juazeiro do Norte (CE). O atacante Zé Carlos, aos 35 minutos do primeiro tempo, marcou o gol do Tigre e o quinto dele na competição. Na próxima sexta-feira o Criciúma enfrenta o Americana no Estádio Heriberto Hülse.

Identificado homem que morreu depois de roubar carro e cair de ponte em Tijucas

A polícia identificou o homem que roubou carro e caiu de ponte em Tijucas, na Grande Florianópolis. Adriano Dias da Costa, de 27 anos, seria foragido da Penitenciária de São Pedro de Alcântara. Ele havia recebido o benefício de sair por sete dias, mas não voltou.

Na madrugada de terça-feira, Adriano Dias, Gabriel Garbin, de 18 anos, e mais três homens invadiram um casa no bairro Nova Descoberta. Renderam as vítimas e levaram dois carros, uma Pajero e um Fox.

Adriano e Gabriel estavam na Pajero, que caiu de uma ponte sobre o Rio Itinga após a fuga. O corpo de Adriano foi encontrado no início da tarde, quando a polícia retirou o carro da água.

Blumenau contrata professores em caráter temporário

A Gerência de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Blumenau abre vagas para contratar professores, Admitidos em Catáter Temporário (ACT).

Os professores começarão a trabalhar em agosto deste ano.

Os interessados devem ir até a SDR, na Rua Braz Wanka, 238, Bairro Vila Nova, sala 104, a partir das 13h30min.

As vagas disponíveis para professor podem ser consultadas no site www.sed.sc.gov.br.