quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Temperatura pode chegar a 35ºC nesta quinta-feira em Santa Catarina

Nesta quinta-feira, os termômetros devem registrar altas temperaturas em praticamente todo o Estado. A mais alta temperatura prevista para o dia é de 35ºC no Litoral Sul e em torno dos 30ºC nas demais regiões de Santa Catarina.

Além do calor, a sensação de tempo abafado deve ser intensificada pela baixa velocidade dos ventos, que não devem passar de 50 Km/h nesta quinta-feira.

De acordo com a Epagri, órgão que monitora as condições climáticas, há ainda a possibilidade de pancadas isoladas de chuva entre o Meio-Oeste e o Alto vale do Itajaí.

Projeto Pescar inicia próxima etapa na segunda-feira

Prova de conhecimento e uma entrevista individual com a coordenadora e o instrutor de mecânica integram a segunda etapa do projeto Pescar, que ocorre na próxima segunda-feira (06). A ação, de iniciativa de uma empresa de Itajaí com apoio da Prefeitura, oferece curso profissionalizante de mecânica veicular para estudantes de baixa renda com idade entre 16 e 19 anos, visando a sua iniciação profissional.

Pelo cronograma estabelecido pela coordenação do projeto, no sábado (11) começam as entrevistas domiciliares com os pais dos candidatos. As entrevistas iniciam às 08 horas e seguem até 20 horas. Esta conversa com os pais também será feita no dia 18 de fevereiro devido à quantidade de alunos.

No dia 24 de fevereiro será divulgado o resultado final, onde serão selecionados apenas 14 alunos. Em 1° de março acontece a reunião dos pais e alunos com a coordenadora do projeto e em 05 de março, iniciam as aulas. As inscrições para o Projeto Pescar já estão encerradas.

Conheça o projeto

O Projeto Pescar é desenvolvido por uma empresa estabelecida em Itajaí, que oferece curso profissionalizante de mecânica veicular para estudantes de 16 a 19 anos de famílias de baixa renda. Uma grande infraestrutura é oferecida para iniciação profissional dos adolescentes em mecânica veicular. Além da capacitação, os alunos terão diversos cursos para contribuir com seu crescimento pessoal, com temas como empreendedorismo, descobrimento do eu, família, ecologia e meio ambiente, comunicação e tecnologia, ambiente de trabalho. Os participantes também terão aulas de triathlon. Os cursos serão ministrados em parceria com a CODETRAN, SEBRAE, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Saúde.

São 1.100 horas/aula de atividade, iniciando no dia 05 de março e seguindo até dezembro, com aulas às segundas, terças e quintas-feiras nos períodos matutino e vespertino e na quarta-feira somente na parte da manhã. Como as aulas são em período integral, o aluno deve estar matriculado em sua escola no período noturno. O aluno ainda recebe café da manhã, almoço, café da tarde e uniforme do curso, além de ter uma biblioteca e computadores disponíveis para oferecer suporte em seus estudos.

Após o término da capacitação, o aluno ainda recebe o acompanhamento durante dois anos. De acordo com a Coordenadora do Projeto, Lisandra Stramofk, 100% dos jovens que se formaram no Projeto Pescar no ano passado já estão empregados.

Bebê raptado dentro de hospital em Camboriú é resgatado pela polícia em Navegantes

Policiais da Divisão de Investigações Criminais de Balneário Camboriú (DIC) resgataram na manhã desta quarta-feira um bebê que havia sido raptado em novembro, na cidade de Camboriú. A criança – um menino, hoje com dois meses, estava vivendo em Navegantes, com a mesma mulher que, segundo testemunhas, o havia levado.

O menino foi entregue ao Conselho Tutelar de Camboriú, e está aparentemente saudável. Mesmo assim, passará por uma bateria de exames antes de ser entregue à família.

A suspeita, Sirley de Fátima Machado, 44 anos, foi presa preventivamente. Segundo a polícia ela teria confessado, informalmente, o rapto do bebê. A mulher teria dito que roubou a criança após uma gravidez mal sucedida.

Sirley teria perdido um bebê, que deveria nascer no final de novembro. A polícia quer saber, agora, como ela chegou à mãe do menino.

O rapto ocorreu dentro do Hospital Edwirges Bernardes, quando a suspeita teria se oferecido para cuidar do bebê enquanto a mãe passava por uma consulta médica. Sirley teria se apresentado como conselheira tutelar.

O marido de Sirley também foi detido, mas disse à polícia que não sabia que a criança havia sido raptada. Nem ele, nem a mulher, quiseram falar à imprensa.

Avaí vence o Brusque

O Avaí conquistou mais uma vitória no Campeonato Catarinense. Na noite desta quarta-feira, o Leão derrotou o Brusque por 1 a 0 no Estádio Augusto Bauer.

O único gol da partida foi marcado pelo zagueiro Renato Santos aos 36 minutos do 1º tempo.

No sábado, o Avaí recebe o Camboriú, às 19h30min. No mesmo dia e horário, o Brusque enfrenta o Atlético-Ib no Augusto Bauer.

Marcílio perde em casa para a Chapecoense e Jamelli é demitido

O Marcílio Dias perdeu para a Chapecoense por 2 a 0 nesta quarta-feira, no Estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí. Com o resultado, o Marinheiro segue na lanterna do Campeonato Catarinense, com apenas um ponto. Já a Chapecoense mantém os 100% de aproveitamento e é líder isolada da competição, com 12 pontos.

Os gols do time de Chapecó foram marcados na segunda etapa, depois de um primeiro tempo com mais oportunidades para o time da casa. Diogo Roque abriu o marcador, e Souza ampliou, dando números finais para a partida.

O resultado levou à demissão do técnico Jamelli. A decisão foi tomada no final do jogo pelo presidente do Marcílio Dias, Abelardo Lunardelli.

Jamelli é o primeiro técnico a ser demitido no Campeonato Catarinense 2012.

Na próxima rodada, o Marcílio Dias vai a Criciúma enfrentar o Tigre, enquanto a líder Chapecoense recebe o Figueirense, em Chapecó.

Camboriú perde em casa

O Criciúma conseguiu a segunda vitória no Catarinense. A equipe venceu o Camboriú por 2 a 1 nesta quarta-feira, no Estádio Roberto Santos Garcia, o Robertão, em Camboriú, com dois gols do atacante Zé Carlos.

O primeiro não teve gols. Foi só na etapa complementar que a rede balançou. Quando o Camboriú dominava, o Tigre respondeu. Em cobrança de escanteio, Nirley desviou de cabeça, Zé Carlos pegou a sobra e abriu o placar, aos 16 minutos.

Com o gol, o Camboriú se jogou ao ataque. Mas foi o visitante quem ampliou a vantagem. Aos 36, João Paulo levantou a bola para a área e Zé Carlos mandou de cabeça para as redes.

O Camboriú marcou aos 45, de pênalti, com Geninho.

O pequeno Arthur e a inclusão escolar

A história do pequeno Arthur, de 6 anos, é repleta de desafios e superação. A dedicação da família para proporcionar-lhe melhores condições de existência é comovente. O primeiro ano de vida do menino transcorreu dentro de um hospital. “O Arthur não tem um diagnóstico fechado. Ele apresenta um atraso neurológico de causa até agora desconhecida”, revelou a advogada Consuelo Machado à Boa Vontade TV. Ela abdicou da própria carreira para exclusivamente cuidar do filho.
Com apoio da equipe médica e de sua avó Ana Nery de Freitas Machado, que é pediatra, Arthur apresentou progresso, de modo surpreendente: “Quando foi verificada a viabilidade de poder ser transferido da internação hospitalar para domiciliar, começaram os preparativos para que ele não sofresse um choque. Não se tratava de um bebê indo para casa, mas de uma criança de praticamente 1 ano, com percepções, saindo de um quarto onde viveu toda sua iniciante vida para um ambiente totalmente desconhecido. Então, houve a orientação de que ele fosse, aos poucos, passeando pelo corredor, descendo até a porta do hospital e vendo a rua; até o dia em que ele foi colocado numa ambulância UTI, para que pudesse pela primeira vez conhecer a própria casa”, esclarece Consuelo.

ATIVIDADES EXTRAMUROS
Com os cuidados médicos e com o amor e incentivo constantes da família, com 3 anos o pequeno Arthur já demonstrava claro desenvolvimento. Sua dedicada mãe recorda: “Para quem não ia andar, falar, era completamente surdo, não ia sentar nem ter controle da própria cabeça... uma criança que já está andando, jogando videogame, brincando, é, de fato, surpreendente”.
Em decorrência dessa melhora visível, os médicos indicaram o início da socialização dele. “Inicialmente, com o que eles chamam de atividades extramuros, o Arthur sairia em curtos espaços de tempo para fazer uma sessão de equoterapia [método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo] para fazer um passeio próximo, sempre verificando a viabilidade e as condições clínicas dele naquele momento. E a frequência numa escola regular na qual o Arthur deveria ser incluído para que se socializasse e pudesse observar e se espelhar nas outras crianças da mesma idade”, relata a advogada.

MEDO DO DESCONHECIDO
O que parecia algo fácil para a família de Arthur tornou-se mais um desafio. A advogada Consuelo Machado descreve: “Visitei várias escolas e quando optei por uma encontrei uma barreira muito grande. Obviamente, ninguém me deu um documento dizendo que não estava aceitando o meu filho. Eles começaram a postergar, a impor exigências, a dizer que precisavam consultar o advogado da escola, a exigir que eu assinasse um termo de responsabilidade sobre a doença do meu filho. (...) Foi uma situação desagradável, que durou — na minha tentativa de fazer tudo amigavelmente — uns dois meses, até que finalmente notifiquei a escola extrajudicialmente e, em 24 horas, o Arthur estava devidamente matriculado”.
Para Consuelo Machado, o medo do desconhecido ainda prejudica a inclusão escolar de crianças deficientes. “O ser humano tem medo de enfrentar aquilo que desconhece. Conheço histórias de outras famílias que enfrentam a mesma dificuldade. Esse problema tem de ser conversado, discutido, e não pode de forma nenhuma prevalecer ao direito maior que é o melhor interesse da criança: o direito fundamental dele de ter a sua escolarização, a sua permanência na escola e a sua socialização”.
O tema requer, há tempos, atenção de toda a sociedade. Da vida do pequeno Arthur podemos tirar lições importantes de amor, determinação e solidariedade.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Abertura dos trabalhos legislativos 2012

Nesta quinta-feira as 18 horas, acontece a abertura dos trabalhos legislativos 2012 da Câmara Municipal de Vereadores de Itajaí.
Prestigie!