Prova de conhecimento e uma entrevista individual com a coordenadora e o instrutor de mecânica integram a segunda etapa do projeto Pescar, que ocorre na próxima segunda-feira (06). A ação, de iniciativa de uma empresa de Itajaí com apoio da Prefeitura, oferece curso profissionalizante de mecânica veicular para estudantes de baixa renda com idade entre 16 e 19 anos, visando a sua iniciação profissional.
Pelo cronograma estabelecido pela coordenação do projeto, no sábado (11) começam as entrevistas domiciliares com os pais dos candidatos. As entrevistas iniciam às 08 horas e seguem até 20 horas. Esta conversa com os pais também será feita no dia 18 de fevereiro devido à quantidade de alunos.
No dia 24 de fevereiro será divulgado o resultado final, onde serão selecionados apenas 14 alunos. Em 1° de março acontece a reunião dos pais e alunos com a coordenadora do projeto e em 05 de março, iniciam as aulas. As inscrições para o Projeto Pescar já estão encerradas.
Conheça o projeto
O Projeto Pescar é desenvolvido por uma empresa estabelecida em Itajaí, que oferece curso profissionalizante de mecânica veicular para estudantes de 16 a 19 anos de famílias de baixa renda. Uma grande infraestrutura é oferecida para iniciação profissional dos adolescentes em mecânica veicular. Além da capacitação, os alunos terão diversos cursos para contribuir com seu crescimento pessoal, com temas como empreendedorismo, descobrimento do eu, família, ecologia e meio ambiente, comunicação e tecnologia, ambiente de trabalho. Os participantes também terão aulas de triathlon. Os cursos serão ministrados em parceria com a CODETRAN, SEBRAE, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Saúde.
São 1.100 horas/aula de atividade, iniciando no dia 05 de março e seguindo até dezembro, com aulas às segundas, terças e quintas-feiras nos períodos matutino e vespertino e na quarta-feira somente na parte da manhã. Como as aulas são em período integral, o aluno deve estar matriculado em sua escola no período noturno. O aluno ainda recebe café da manhã, almoço, café da tarde e uniforme do curso, além de ter uma biblioteca e computadores disponíveis para oferecer suporte em seus estudos.
Após o término da capacitação, o aluno ainda recebe o acompanhamento durante dois anos. De acordo com a Coordenadora do Projeto, Lisandra Stramofk, 100% dos jovens que se formaram no Projeto Pescar no ano passado já estão empregados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário