sábado, 8 de dezembro de 2012

Estrangeiros que cometerem infrações de trânsito em Santa Catarina terão que pagar a multa antes de sair do País

A proposta de aplicação de multas a turistas estrangeiros será discutida na próxima terça-feira, 11, durante reunião de trabalho na Academia da Polícia Civil. Com a presença de policiais militares, civis, rodoviários e guardas municipais, o encontro servirá para apresentação das ferramentas a serem utilizadas na fiscalização destes veículos. Também serão discutidos detalhes de um novo módulo do sistema Detranet, desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação (Ciasc), que trata da expedição da guia de pagamento e notificação de veículo estrangeiro. A reunião ocorre a partir das 13h30min, no auditório da Academia da Polícia Civil, em Canasvieiras.

Segundo Graziela Maria Casas Blanco, da Coordenadoria de Convênios de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito e Segurança Viária (Detran), o Código de Trânsito Brasileiro diz que os veículos licenciados no exterior não poderão sair do território nacional, sem prévia quitação das multas por infração de trânsito. A mesma legislação diz que quando a infração for cometida por um brasileiro em veículo licenciado no exterior, em trânsito no território nacional, a multa respectiva deverá ser paga antes de sua saída do país, respeitado o princípio de reciprocidade.

Ainda de acordo com Graziela, para regulamentar este dispositivo, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) editou a resolução número 328 que disciplina a notificação e cobrança de multa por infração de trânsito praticada com veículo licenciado no exterior em trânsito no território nacional. “Para dar cumprimento a esta legislação e também coibir a impunidade dos condutores de veículos licenciados no exterior, iremos discutir, com os principais agentes envolvidos, mecanismos de fiscalização e aplicação das regras já a partir desta temporada”, explica Graziela.

A ideia é começar o projeto por Florianópolis e Balneário Camboriú. Os policiais receberão treinamento específico para trabalhar neste tipo de ação. .”Num primeiro momento o Detran fará um trabalho de orientação aos turistas e na sequência começará a aplicar as multas”, explica a coordenadora de convênios do Detran.

Quatro pessoas da mesma família são mortas a marteladas em Penha

Quatro pessoas de uma mesma família foram assassinadas a marteladas por volta da meia-noite deste sábado no bairro Armação, em Penha, Litoral Norte do Estado.

Luiz Nilo Flores, 72 anos, sua filha Leopoldina Carmem Flores, 41 anos, e Pedro Henrique Flores, de 10 anos, filho de Leopoldina, foram mortos dentro de casa. Já a mulher de Luiz, Carmem Cunha Flores, 69 anos, foi encontrada morta em uma vala próxima à casa, localizada na Rua Tijucas. A comunidade está em choque com a violência do crime. Os quatro corpos apresentavam lesões de afundamento de crânio, provocadas pelos golpes de martelo.

A noite até então tranquila na comunidade foi interrompida pela notícia das mortes. A Polícia Militar ainda não tem informações sobre quem encontrou os corpos, mas cerca de 30 pessoas ligaram para o batalhão para avisar sobre o crime.

— Uma senhora foi a primeira a ligar. Ela estava nervosa, falando aos prantos, Não consegui entender o que dizia, então não acionei a viatura. Pouco depois, ligou um rapaz mais calmo que conseguiu repassar as informações e uma equipe foi para o local — conta o soldado Marcelo Gonçalves Vieira, que atendeu as primeiras ligações.

A princípio, acredita-se que a família estava dormindo ou se preparando para dormir, já que os corpos de Luiz, Leopoldina e Pedro Henrique foram encontrados nos quartos e vestidos com roupas íntimas. A hipótese mais provável é que Carmem não estivesse no quarto e, ao ver o que acontecia, tentou fugir, mas foi alcançada pelo assassino a poucos metros de casa.

Segundo a PM, havia pouco sangue no local. A polícia trabalhou durante a madrugada, mas na manhã deste sábado ainda não havia pistas do assassino ou a motivação. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Itajaí.