terça-feira, 24 de julho de 2012

SSP fará leilões de veículos para aliviar superlotação de pátios

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) leiloará 800 veículos nos próximos meses e tentará retomar o processo de trituração de sucata no complexo administrativo de São José, na Grande Florianópolis, para resolver a superlotação dos pátios das delegacias de polícia no Estado.

A organização dos leilões está sendo providenciada pelos novos integrantes da comissão empossada na semana passada, em Florianópolis.

O primeiro leilão deverá abranger 400 veículos na região de São Bento do Sul e Rio Negrinho, no Planalto Norte, entre o final de agosto ou setembro. Depois, deverão ser leiloados mais 400 carros em Balneário Camboriú, no litoral Norte, ainda em 2012.

A outra medida para aliviar a falta de espaço envolve o complexo da própria SSP, no bairro Areias, em São José.

Em uma reunião marcada para o dia 6 de agosto, o secretário César Grubba deverá tentar retomar o processo de trituração de sucata que era realizado pela empresa Gerdau.

A multinacional parou de executar a limpeza desde as denúncias de desvio de motores e peças do local, no primeiro semestre.

O DC apurou que o complexo está novamente abarrotado. Por isso, a SSP não tem para onde levar os carros que acabam ficando apreendidos nas próprias delegacias, como se constata na Capital, Palhoça e São José.

De acordo com o presidente da comissão de leilões do Detran, Walmir Djalma Gomes Junior, um levantamento está sendo feito em todas as delegacias para saber a dimensão do problema e a condição legal de cada veículo recolhido.

- Há veículos de inquéritos, que estão com impossibilidades judiciais e por isso não podem ser leiloados - assinala Walmir.

Desde 2011, quando assumiu o cargo, a atual cúpula da SSP não consegue resolver o impasse. Na época eram 30 mil carros apreendidos, grande parte deles enferrujados e apodrecendo.

Esse número continua o mesmo, conforme divulgou a secretaria na posse dos novos integrantes da comissão, que tem a difícil missão de dar fim aos cemitérios de carros pelo Estado.

Camboriú vai participar da Copa Santa Catarina

Entre muitas idas e vindas, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) e dirigentes de quatro clubes bateram o martelo, nesta segunda-feira, para a disputa da Copa Santa Catarina. Além de Joinville, Marcílio Dias e Metropolitano, a direção do Camboriú também confirmou presença na competição.

Dessa forma, o torneio voltará a valer como seletiva para definir quem ficará com a terceira vaga catarinense na Copa do Brasil de 2013, assim como uma das vagas na Série D do Brasileiro da próxima temporada.

Na reunião, que ocorreu na sede da federação, os dirigentes também decidiram, por unanimidade, que não será reaberto prazo de inscrição para as equipes que já haviam anunciado a desistência de jogar o torneio.

O vice-presidente do Camboriú, Pedro Ferreira, disse que atendeu ao contato dos demais clubes, já que com apenas três times era inviável a competição e havia o risco de Santa Catarina perder as vagas. Segundo Ferreira, a direção já começou a conversar com jogadores e equipes para na busca por atletas para formar o grupo. O treinador será Suca, que comandou o tricolor no Estadual e vinha trabalhando nas categorias de base. A expectativa da direção é montar o elenco e iniciar os trabalhos em 20 dias.

A federação já publicou a tabela de jogos e o regulamento da competição. A primeira rodada será disputada em 19 de setembro, uma quarta-feira, às 20h30min, com o Marcílio Dias recebendo o Joinville, em Itajaí, e o Camboriú enfrentando o Metropolitano, no Litoral.

Os quatro times vão se enfrentar em dois turnos, com os dois melhores avançando à decisão, que será disputada em duas partidas. Não haverá saldo de gols. Em caso de dois resultados similares, será disputada prorrogação de 30 minutos. Persistindo o empate, o time com a melhor campanha, ficará com o título.