segunda-feira, 15 de abril de 2013

TRE pode cassar Piriquito e Dalvesco nesta segunda-feira

O futuro político de Balneário Camboriú deverá ser decidido em sessões marcadas pelo Tribunal Regional Eleitoral neste mês de abril. A primeira delas será na tarde desta segunda-feira (15) e a outra dia 22, também uma segunda-feira. O processo é o segundo na pauta de julgamentos que inicia às 17h. 

No julgamento desta segunda-feira, Edson Piriquito (PMDB) e seu vice Cláudio Dalvesco (PR) são acusados de gastos com publicidade em ano eleitoral acima do limite previsto em lei. O processo foi movido pela coligação liderada pelo PSDB nas eleições de 2012. 

Na justiça eleitoral em Balneário Camboriú, os dois foram absolvidos pela juiza Alaíde Nolli. Houve recurso ao TRE e o Procurador Regional Eleitoral pediu a cassação.

Advogados especialistas ouvidos pela reportagem apontam que o TRE pode decidir pela cassação de Piriquito e Dalvesco. Em duas situações anteriormente julgadas, envolvendo os então candidatos Carlito Mers (PT), de Joinville, e Paulo Eccel (PT), de Brusque, aconteceu a cassação. 

Carlito não se reelegeu e Eccel, reeleito para o cargo, obteve efeito suspensivo junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o julgamento de recurso por aquela corte de última instância. 

Enquanto a juiza Alaíde Nolli julgou que o executivo não gastou no ano eleitoral mais do que a média dos três anos anteriores da administração, o TRE tem o entendimento de que a média deve ser mensal e não anual. 

Já o TSE também em julgamentos anteriores e semelhantes, se posicionou pela média anual e não mensal dos gastos. Assim sendo, mesmo com a hipótese de cassação pelo TRE, Piriquito deve se manter no cargo através de solicitação ao Tribunal Superior Eleitoral. 

Guarani é rebaixado para a Divisão Especial

Quatro empates em oito jogos. Essa é a Chapecoense no returno do campeonato catarinense. Na noite deste domingo, a equipe do Oeste de Santa Catarina foi até Palhoça e empatou pela quarta vez no returno. Com o resultado, a Chapecoense chegou aos 32 pontos na classificação geral. Já o Guarani, chegou aos 15 pontos e foi rebaixado para a Divisão Especial de 2014.

Na classificação geral, a Chapecoense é a líder com 32 pontos e só perde a liderança caso o Figueirense goleie o Juventus e a própria Chapecoense perca para o Atlético de Ibirama. Já o Guarani, com 15 pontos, não alcança mas o Juventus, que com 19, garantiu sua permanência na elite do futebol catarinense.

Na próxima rodada, o Guarani recebe o Joinville no Renato Silveira. Só um milagre classifica o JEC para as semifinais. Já a Chapecoense, recebe o Atlético de Ibirama na Arena Condá.

Jean Carlos marca três vezes na goleada do Atlético-IB sobre o Camboriú

O Atlético-IB iniciou a penúltima rodada do returno com chances reduzidas de alcançar a Série D, mas obteve combustível suficiente para permanecer na briga por este objetivo no último jogo da primeira fase. Fora de casa, o Grená goleou o Camboriú por 5 a 0, no Robertão.

A superioridade da equipe do Alto Vale foi exercida desde os primeiros minutos de partida. Assim, a goleada conseguiu criar ainda mais elasticidade perante um adversário sem poder de reação, lanterna e matematicamente rebaixado para a segunda divisão. 

O destaque da goleada foi o atacante Jean Carlos. O artilheiro marcou três gols e foi decisivo para a vitória. No encerramento da primeira fase, o Atlético enfrenta a Chapecoense, na Arena Condá. Já o Camboriú vai tentar se despedir com vitória diante do Avaí, na Ressacada. 

Metropolitano e Avaí ficam no empate

Em confronto decisivo na cidade de Blumenau, quem se deu bem foi o Avaí. Sabendo se defender bem, o Leão arrancou o empate com o Metropolitano em 1 a 1, no Sesi. 

Precisando vencer, a equipe blumenauense tomou a iniciativa de jogo. Inclusive, criou as principais jogadas de perigo. No entanto, o Verdão de Blumenau não conseguiu vencer e viu até mesmo a sua classificação para a Série D ameaçada. 

Por outro lado, o Leão soube usar a sua estratégia e levou um ponto para Florianópolis. De quebra, manteve a estatística de não perder para o Metropolitano, no Sesi, desde 2007.

Na última rodada, o Metropolitano enfrenta o Criciúma, no Heriberto Hulse. Já o Avaí encara o Camboriú, na Ressacada.

Adolescente é executado na madrugada deste domingo em Balneário Camboriú

 A madrugada deste domingo (14) foi marcada pela violência na Rua Chapecó, Bairro dos Municípios. Por volta de 1h um adolescente de 17 anos foi morto com pelo menos cinco tiros. 

O Douglas de Souza estava na rua quando três homens teriam se aproximado dele. Um dos suspeitos disparou e os demais ficaram cuidando para não serem surpreendidos pela polícia.

Segundo uma fonte da Polícia Civil, os suspeitos já estão identificados, mas ninguém ainda foi preso. 

De acordo com a polícia, o adolescente já havia sido apreendido por envolvimento com o tráfico de drogas.