segunda-feira, 17 de abril de 2017

Vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira

Após um aumento de casos fora de época no ano passado, a campanha nacional de vacinação contra gripe começa mais cedo neste ano, nesta segunda-feira (17). A mobilização segue até 26 de maio. Ao todo, serão distribuídas 60 milhões de doses -foram 54 milhões em 2016.
O aumento ocorre diante da ampliação do público-alvo para a vacina, que passa a incluir neste ano professores das redes público e privada.
Outros grupos para quem a vacina é indicada são idosos, crianças de seis meses até cinco anos, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), indígenas, presos, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.
Segundo o Ministério da Saúde, tratam-se de grupos com maior risco de complicações devido à gripe -daí a recomendação para que sejam vacinados. Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão, também podem ser imunizadas, desde que haja prescrição médica.
A meta deste ano é vacinar 90% do público-alvo, índice maior do que nos anos anteriores, quando o objetivo girava em torno de 80%. A mudança ocorre devido ao aumento na adesão à vacina nos últimos anos.

Explosão de gás deixa homem ferido em Blumenau

A explosão de um botijão de gás de 13 kg deixou um homem ferido na tarde deste domingo em Blumenau.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o botijão era armazenado em um compartimento de um edifício localizado no bairro Escola Agrícola. Com a explosão, as portas deste espaço ficaram destruídas.

Um morador que tentava conter as chamas provocadas pela explosão acabou sofrendo queimaduras de primeiro e segundo grau no rosto e no pescoço.