quinta-feira, 22 de março de 2012

Mulher morre em acidente na BR-470 em Indaial

Uma mulher morreu em acidente ocorrido no Km 75 da BR-470, em Indaial, na manhã desta quinta-feira. Ladir Ivete Speerber, de 58 anos, dirigia uma S10, com placas de Blumenau, e bateu de frente com um caminhão Scania R420, de Imbuia. Com a batida, o caminhão pegou fogo.

A mulher morreu na hora e o corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Blumenau. A batida foi por volta das 9h e a rodovia precisou ser interditada nos dois sentidos por quase duas horas, provocando longas filas.

No acidente, também se envolveram um Fiat Fiorino, de Blumenau, uma Silverado, de Piedade (SP), e um Fiat Strada, de Rio do Sul. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, os ocupantes dos veículos não se feriram gravemente. Ladir morava em Luís Alves. Ela é a 26ª pessoa a morrer na BR-470 em 2012.

Adolescente é baleado em Itapema

Um adolescente de 16 anos foi baleado na manhã desta quarta-feira, em Itapema, em frente a uma escola municipal do Bairro Morretes. Ferido no peito e numa das pernas, o menor foi internado no Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú.

Segundo a secretária Municipal de Educação, Geonete Agostinho, o menino não era aluno do colégio. Mas é morador do bairro e costuma passar o dia nos arredores.

O crime ocorreu por volta de meio-dia, pouco antes dos alunos serem liberados das aulas. Pais que aguardavam os filhos na saída do colégio se assustaram com a situação, e exigiram segurança.

Na terça-feira, a PM já havia sido chamada à escola porque o adolescente baleado nesta quarta, teria feito ameaças.

Durante a tarde, a Secretaria de Educação promoveu uma reunião entre os pais e a direção da escola, com a presença da Polícia Militar. Ficou definido que policiais aumentarão a frequência de rondas escolares na região.

Embora as aulas não tenham sido canceladas, a maioria das crianças não compareceu ao colégio no turno da tarde.

Temporal causa prejuízos aos moradores de Rio do Sul

Um forte temporal causou prejuízos aos moradores de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, no final da tarde desta quarta-feira. Ruas da região central da cidade ficaram alagadas e seis casas do Bairro Boa Vista foram destelhadas com a força do vento. A Defesa Civil auxiliou as famílias com a doação de lonas.

Faltou energia elétrica em 80% das 21 mil unidades consumidoras da cidade.

Polícia Civil recaptura foragido em Navegantes

Policiais localizaram nesta quarta-feira no Bairro Escalvados, interior de Navegantes, o agricultor Nilto Cesar Fagundes, 36 anos. Foragido do Presídio de Tubarão, ele vivia há dois meses escondido num matagal, num acampamento improvisado. Fagundes é condenado a 32 anos de prisão pelo assassinato de uma criança em Luís Alves.

O crime ocorreu em 2005. O menino Jeferson de Jesus, sete anos, foi encontrado morto e enterrado no bananal dos pais. Fagundes, que trabalhava para a família do garoto, confessou o crime. O homem teria dito à polícia que matou a criança para que os pais saíssem de casa à procura de Jeferson e ele pudesse roubá-los.

Segundo a delegada Maria de Fátima Ignácio, Fagundes foi localizado após uma denúncia. Ainda durante a tarde ele foi encaminhado ao Presídio da Canhanduba, de onde deverá ser transferido para Tubarão.

Neto matou o avô por desentendimento sobre terreno em Blumenau

Alfredo José Gonçalves, 73 anos, voltava da escola onde foi buscar o bisneto, de 9 anos, quando foi assassinado a facadas. Segundo relatos de moradores à polícia, o idoso foi morto pelo neto adotivo, Jean Carlos Geraldo, 23. Gonçalves não resistiu aos ferimentos e morreu no local do crime, na Rua Emílio Tallmann, Bairro Progresso.

Autuado em flagrante, Jean Carlos será encaminhado nesta quinta-feira ao Presídio Regional de Blumenau. Segundo o delegado da Divisão de Homicídios da Central de Polícia de Blumenau, Bruno Effori, testemunhas que estavam no local relataram que Jean Carlos esperava o avô na rua e que não houve discussão antes crime.

Logo após o homicídio, o suspeito fugiu pela rua ao lado e foi capturado pela Polícia Militar, 15 minutos depois, escondido no mato.

O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal de Blumenau e o exame cadavérico, que irá apontar quantas facadas Gonçalves levou, deve sair em cinco dias. O suspeito também foi levado ao IML, pois cortou a mão com a faca.

O depoimento do bisneto, que presenciou o crime, ainda não tem data agendada. Mas, de acordo com o delegado, deve ocorrer na próxima semana, quando a criança estiver em condições de falar.

— Ele confessou e disse que não se arrepende, pois era pra ter sido ontem (terça-feira). Neste caso, não há possibilidade de fiança ao autor e por isso ele será encaminhado ao presídio. O poder Judiciário deve decidir se ele vai responder em liberdade — explicou o delegado.

Segundo o delegado Effori, Jean Carlos tem 13 passagens pela polícia por lesão corporal, ameaça contra mulher, homem e criança, violência doméstica e tentativa de homicídio contra a mãe em 2007. Por este crime ele ficou preso no Presídio Regional de Blumenau entre agosto de 2007 a março de 2009.

Segundo a polícia, na terça-feira, o neto e o avô teriam brigado e Jean Carlos teria apanhado. A briga foi registrada em um Boletim de Ocorrência.


Briga teria ocorrido em razão de impasse sobre terreno

Na delegacia, Jean Carlos Geraldo relatou que apanhou do avô na terça-feira e que na quarta o avô tentou novamente um confronto.

A briga ocorreu, segundo o neto, por disputa de um terreno.

— Eu moro há 18 anos no terreno do meu avô e ele queria o terreno para vender. Só que eu tenho o direito de uso. Hoje, ele me empurrou no meio do caminho e perguntou: tu quer apanhar de novo, como te bati ontem? Daí eu disse que queria e quando ele veio para cima de mim eu peguei as duas facas de carne e espetei ele no pescoço — explicou Jean Carlos.

Apesar do ocorrido, Jean Carlos se considera uma pessoa equilibrada. – Eu tinha tomado um pouco de álcool antes. Mas sou uma pessoa bem equilibrada, só que ele me tirou do sério – afirmou na delegacia.

O advogado de Jean Carlos Geraldo, Hermes Soethe, disse que o crime foi praticado em legítima defesa. Segundo Soethe, neto e avô já haviam registrado boletins de ocorrência por brigas anteriores, relacionadas à posse do imóvel onde o homem morava.