terça-feira, 17 de setembro de 2013

Distribuição de Flores em Itajaí

A distribuição de mudas realizada pelo Horto Municipal continua. Nesta terça-feira (17) cerca de mil mudas de flores foram distribuidas em frente à Igreja Matriz, Centro. Amanhã (18), as doações acontecem na Praça 1º de Maio, em frente à Igreja Nossa Senhora da Paz (Igreja da Vila), no bairro Vila Operária. As espécies são tágetes com cores mescladas, tagetinho (amarelo ou alaranjado) e lobélia (azul quase roxo). Cada morador tem direito a 30 mudas.
 Ressaltando que nos dias de chuva as doações estão suspensas e ficam transferidas para o dia seguinte no local programado, alterando o cronograma de entrega. 

Confira o cronograma de distribuição desta semana:
18/09 - Em frente a Igreja Nossa Senhora da Paz (Igreja da Vila), Praça 1º de Maio, Vila Operária
19/09 - Parque Dom Bosco
20/09 - Praia Brava em frente à Pista de Skate da Rua Bráulio Werner

Meio ambiente e Apocalipse

Paiva Netto

Dezesseis de setembro é o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, da qual dependemos para não morrer torrados. Sem ela, ficaríamos completamente vulneráveis aos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Alertamento que podemos divisar no Apocalipse de Jesus, em “O Quarto Flagelo”, 16:8 e 9: “O quarto Anjo derramou a sua taça sobre o Sol, e lhe foi dado afligir os homens com calor e fogo. Com efeito, os homens se queimaram com o intenso calor, e blasfemaram o nome de Deus que tem a autoridade sobre estas pragas, e não se arrependeram para lhe darem glória”. Voltarei ao assunto.
Em 21/9, comemoramos o Dia da Árvore. Destaco, por oportuno, a iniciativa, de abrangência global, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. No site da United Nations Environment Programme (www.unep.org), encontramos detalhes dessa desafiadora empreitada: “Pessoas, comunidades, empresas, indústrias, organizações da sociedade civil e governos são incentivados a fazer um compromisso de participação on-line. A campanha encoraja o plantio de árvores nativas e árvores que são apropriadas para o meio ambiente local. Até o final de 2009, mais de 7,7 bilhões de árvores já tinham sido plantadas no âmbito desta campanha – muito acima da meta de 7 bilhões de árvores – por participantes de 170 países. (...) As árvores desempenham um papel crucial como componentes fundamentais da biodiversidade que constitui a base das redes da vida e dos sistemas, permitindo-nos saúde, bens, alimentação, combustível e outros serviços ecossistêmicos dos quais a nossa vida depende. Elas ajudam a fornecer ar puro, água potável, solos férteis e um clima estável. Os bilhões de árvores plantadas por meio do esforço coletivo dos participantes da campanha contribuirão significativamente para a biodiversidade em todo o planeta”.
O Brasil, muitas vezes castigado com a seca e as queimadas, tem muito a recuperar de sua flora destruída pelos incêndios, grande parte deles lamentavelmente provocada pelo próprio Ser Humano.
E não fechemos nossos ouvidos ao Cerrado brasileiro, que segue pedindo socorro. Sua extinção traria graves consequências para todos.

Preservação da Natureza
A LBV desenvolve em suas unidades socioeducativas a consciência ambiental desde a mais tenra idade.
Há décadas, a Legião da Boa Vontade desenvolve diversas campanhas educativas pela preservação da Natureza. Na Super Rede Boa Vontade de Comunicação (TV, rádio, publicações e internet) é divulgado com frequência conteúdo sobre o tema. Por meio de entrevistas e reportagens, dá-se ênfase às atividades que visam diminuir o impacto das ações humanas no meio ambiente, além do incentivo ao plantio de árvores.

Fé, Esperança e Vida eterna
Não obstante os benefícios para a qualidade de vida dos seres vivos de nossa morada coletiva, a árvore, durante milênios, foi considerada símbolo de fé, esperança e poder. Resumindo: vida e espiritualidade. No Antigo Testamento da Bíblia Sagrada, o Profeta Jeremias (17:7 a 10) prediz: “Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto. Enganoso é o coração humano, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá compreender? Eu, porém, que sou o Senhor, sondo rins e corações, a fim de recompensar a cada um segundo o seu comportamento e os frutos de suas ações”.
Já na Nova Escritura, o Evangelista João registra no capítulo 15, versículo 5o, este ensinamento basilar do Cristo Ecumênico, o Divino Estadista: “Eu sou a Árvore, vós sois os ramos. Quem comigo permanece e Eu nele, esse dá muito fruto. Nada podereis fazer sem mim”.
O livro que fecha a Bíblia, o Apocalipse de Jesus, na Sétima Bem-Aventurança, 22:14, anuncia: “Bem-Aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à Árvore da Vida Eterna, e entrem na cidade pelas portas”.
Essas são algumas das muitas passagens em que a palavra “árvore” é citada nos textos bíblicos, convidando-nos a refletir sobre o respeito e admiração que devemos ter para com esse ser vivo, aliás, fundamental para a sobrevivência de todos nós.

Esperanto
Por iniciativa do médico esperantista Sandor Monostori, a matéria “O coração que pulsa pela Humanidade há 60 anos” – que destaca as seis décadas de ação socioeducacional da LBV no Brasil e no exterior – foi publicada na revista “Esperanto sub la Suda Kruco” (“O Esperanto sob a Cruz do Sul”, em tradução livre), órgão oficial das associações de Esperanto da Austrália e da Nova Zelândia.
Grato, dr. Sandor. Estamos juntos no sagrado ideal de realizar o Bem. Alziro Zarur (1914-1979), saudoso Fundador da Legião da Boa Vontade, com acerto, assim dizia: “A LBV é o Esperanto das religiões, como o Esperanto é a LBV das línguas”.

José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com 

Em Camboriú, mãe vendeu recém nascido por R$ 600 mensais

A Divisão de Investigação Criminal - DIC - de Balneário Camboriú confirmou na manhã desta terça-feira (17), durante coletiva de imprensa, que uma mãe moradora de Camboriú vendeu a própria filha recém-nascida.

Segundo as investigações, que tiveram a participação do Conselho Tutelar de Camboriú, a mãe da criança logo que engravidou, com 17 anos, pensou em abortar, mas uma mulher, já identificada, a convenceu a levar a gravidez a diante e, vender a criança.

O casal escolhido - de classe média alta, é da cidade de Palmas interior paranaense. De acordo com o delegado Osnei de Oliveira, responsável pela investigação, toda a despesa do pré-natal ficou por conta dos envolvidos. Sete dias antes de dar a luz, a gestante foi levada ao município de Matinhos/PR, onde a criança nasceu. A menina, foi registrada dois dias depois. O nome da mãe biológica prevaleceu, e como pai, o homem que comprou a criança.

Ainda de acordo com o delegado, ele pediu a prisão preventiva dos envolvidos, mas ela foi indeferida pela justiça. Todos vão responder a inquérito policial.

Após a descoberta de todos os fatos, agentes da DIC e membros do Conselho Tutelar foram até a cidade de Palmas na manhã dessa segunda-feira, e recuperaram a criança. A menina recebeu o nome de Mariana e completa nesta terça-feira, 17, três meses de vida. A criança foi entregue a um abrigo, e será adotada conforme as regras exigidas por lei.

Encerrando Ciclos

Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final…

Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.

Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos.

Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.

Foi despedido do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?

Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu….

Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó.

Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seus amigos, seus filhos, seus irmãos, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.

Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco.

O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.

Nova sede da Delegacia Regional de Blumenau será inaugurada segunda-feira

A nova sede da Delegacia Regional de Blumenau, na Rua Clara Mantau, no Bairro da Velha, será inaugurada na segunda-feira. Uma solenidade foi marcada para as 15h. O governador do Estado, Raimundo Colombo, vai participar da inauguração. 

Na segunda-feira, a delegacia permanecerá fechada para os últimos ajustes. Na terça-feira, a partir das 8h, abrirá para atendimento ao público. 

A construção da nova delegacia regional se arrastava desde 2008, quando a licitação foi aberta. No ano seguinte, depois da tragédia climática que atingiu a região, mais um pavimento foi adicionado ao projeto. A obra começou em 2010. Em maio de 2011, a empresa que fazia a construção alegou ter cumprido o contrato, mas a delegacia, seguia sem portas, janelas e elevador. Em agosto de 2011, a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) assina ordem de serviço para retomar a obra. A previsão era concluí-la em três meses. Uma semana depois, a obra foi suspensa pelo Ministério Público. 

Um termo de compromisso foi firmado entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública, a SDR de Blumenau e a empresa para que a obra fosse retomada em 2012. Neste ano, em abril, a construção estava quase pronta, mas faltava fazer a licitação para a mobília.