quarta-feira, 18 de março de 2015

Caminhão cai de ponte na BR-282 e quatro pessoas morrem

Foto:Divulgação PRF
Um caminhão caiu de uma ponte na BR-282, em Joaçaba, às 2h30min desta quarta-feira, após sair da pista e romper a defensa da estrutura. Os corpos dos quatro ocupantes do veículo foram encontrados por mergulhadores do Corpo de Bombeiros entre as 6h e as 11h.

De acordo com a empresa proprietária do caminhão, Transportes Edevaldo Rocha Ltda, o motorista do caminhão era Marcos Guimarães, de 49 anos. O veículo com placas de Gaspar estava carregado com alimentos enlatados que seriam entregues em Joaçaba.

O acidente ocorreu em um trecho conhecido como trevo do Chocodinho, sobre a ponte Alfredo Ítalo Remor. O caminhão continua totalmente submerso no rio, que tem cerca de oito metros de profundidade na região da queda. 

As vítimas foram levadas ao Instituto Geral de Perícias (IGP) para confirmação das identidades.

Igualdade de gênero – Final

  • José de Paiva Netto
Até o dia 20 de março de 2015 ocorre na sede da ONU, em Nova York, a 59ª. sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher, cujo principal enfoque é trabalhar pela igualdade de gênero e lutar contra a discriminação de mulheres e meninas em todo o orbe terrestre.

Trago-lhes, pois, mais um trecho do meu editorial na revista "Boa Vontade Mulher", especialmente preparada para os participantes desse prestigiado e concorrido evento internacional. 


A NECESSÁRIA PROTEÇÃO NO LAR
Em geral, as primeiras a sofrer os danos lastimáveis das conflagrações planetárias são justamente as mulheres e as meninas (aliás, todas as crianças). Portanto, observamos o perigo iminente ainda rondando os bons ideais de vê-las libertas e amparadas nos próprios lares. 

  • Foto: Gabriela Marinho
  • Lakshmi Puri (E), vice-diretora da ONU Mulheres, recebe a revista “Boa Vontade Mulher” das mãos de Yrene Santana, da LBV.
A violência contra elas é triste realidade, que se abate nas mais diversas regiões do mundo, até mesmo nos países que já avançaram nas leis que as protegem. Ou seja, não está circunscrita às áreas em conflito declarado. Há uma espécie de guerra disfarçada, que espreita nossos lares, comunidades, empresas, municípios, Estados, religiões... Onde houver a violência ali estará a horrenda face do ódio!

Esse torpe semblante foi conhecido pela valente enfermeira britânica nascida em Florença, a então capital do Grão-Ducado da Toscana, atual Itália, Florence Nightingale (1820-1910). Ela lutou para quebrar as retrógradas convenções no que se referia ao papel da mulher na sociedade de sua época e acreditava ter sido chamada por Deus para servir a um grande propósito. Com sua abnegação, levou consideráveis avanços ao campo da saúde, na era vitoriana. Ao longo de sua inestimável contribuição no cuidado para com os soldados ingleses durante a Guerra da Crimeia, a "dama da lâmpada" declarou, com propriedade, em carta datada de 5 de maio de 1855:
  • Florence Nightingale (1820-1910).
"— (...) Ninguém pode imaginar o que são os horrores da guerra — não são as feridas, e o sangue, e a febre, maculosa ou baixa, ou a disenteria, crônica e aguda, o frio, e o calor, e a penúria —, mas a intoxicação, a brutalidade embriagada, a desmoralização e a desordem por parte dos inferiores; a inveja, a maldade, a indiferença, a brutalidade egoísta por parte dos superiores. (...)"
  • Oswaldo Cruz (1872-1917).
Embora diante de um quadro tão severo, jamais nos esqueçamos desta máxima do célebre cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro dr. Oswaldo Cruz (1872-1917):

"— Não esmorecer para não desmerecer".

Igualmente, ressalto em minhas palestras que, se é difícil, comecemos já, ontem!, porque resta muito a ser feito. E não se pode conceber qualquer empreendimento que vise à solução dos males terrestres sem a participação efetiva das mulheres. (...)

CONVIVÊNCIA PACÍFICA
A fraterna saudação ensinada por Jesus aos Seus Apóstolos e Discípulos estende-se ecumenicamente a todos os seres terrenos, como valioso convite à convivência em paz no planeta, nossa morada coletiva:

"— E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa!". Jesus (Lucas, 10:5).


José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

Igualdade de gênero - I

  • José de Paiva Netto
Oito de março é o Dia Internacional da Mulher, que tem sido vítima, em pleno século 21, das maiores atrocidades, entre elas o execrável estupro. Crime inafiançável. Uma vergonha para a Humanidade.

No Preâmbulo da Constituição da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), aprovada em 16 de novembro de 1945, temos a descrição desta realidade: "Se as guerras nascem na mente dos homens, é na mente dos homens que devem ser construídos os baluartes da Paz". Em 2003, fiz questão de abrir meu livro "Reflexões da Alma" com esse ensinamento. Ele realmente traça os nossos planos de trabalho. Contudo, considero importante evidenciar que essa acurada advertência diz respeito aos seres humanos em geral e não apenas ao gênero masculino. 


Este mês, na revista "Boa Vontade Mulher", edição especial para a ONU, destaco o protagonismo da mulher na construção da Paz. 

Eis a abertura do documento que preparei, editado em português, inglês, francês e espanhol:

  • Boa Vontade, edição especial para a ONU.
Meus cumprimentos às delegações internacionais, às autoridades e a todos os participantes que decididamente se reúnem aqui, em Nova York, EUA, entre os dias 9 e 20 de março de 2015, durante a 59ª. sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher, organizada pelas Nações Unidas (ONU), com o nobre intuito de discutir o tema central: "Beijing+20 (2015)". Promove-se, assim, profunda reflexão a respeito dos avanços e retrocessos havidos desde 1995, quando ocorreu em Pequim, na China, a Quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres, que definiu como foco principal trabalhar pela igualdade de gênero e lutar contra a discriminação de mulheres e meninas em todo o orbe terrestre. 

É sempre com muita honra que a Legião da Boa Vontade (LBV), desde o início, tem prestigiado tais debates com sua contribuição e se empenhado na defesa desse fundamental objetivo, sobretudo em um globalizado mundo belicista. 

Quando participamos daquele memorável encontro, em 1995, endereçamos aos conferencistas mensagem publicada anteriormente na revista "International Business and Management", em 1987, com o seguinte título: "Não há mundo sem a China". Nela, entre outros tópicos, escrevi: 

O caminho da LBV é a Paz. Chega de guerras! A brutalidade é a lei dos irracionais, não do ser humano, que se considera superior. Defendemos a valorização da criatura humana, dentro da imprescindível igualdade, antes de tudo espiritual, de gênero, porquanto a riqueza de um país é o seu povo. (...)

Façamos nossas estas palavras do Apóstolo Pedro, constantes de sua Primeira Epístola, 3:11: "— Aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz e siga-a".

Essa tão almejada Paz, legítima, necessária, antídoto para os problemas espirituais, sociais e físicos, a exemplo das crises globais, será alcançada quando também não tivermos mais toda e qualquer discriminação contra as mulheres e as meninas (na verdade, as crianças de ambos os sexos). Assim, garantiremos a elas o empoderamento e a autonomia para serem protagonistas no desmantelamento da crueldade absurda, que campeia o íntimo endurecido de indivíduos, com o sentimento materno que nasce no coração de cada uma — independentemente se forem mães de filhos carnais, pois brado, com todas as minhas forças, que todas as mulheres são mães. 

(Continua)

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

Assaltantes roubam R$ 70 mil recolhidos dos terminais de ônibus em Blumenau

Cerca de R$ 70 mil foram roubados dos terminais de ônibus em Blumenau nesta terça-feira à noite. Segundo a Polícia Militar, um homem de 51 anos que recolhia os malotes com o dinheiro dos terminais, estava parado com seu veículo em frente ao Terminal do Aterro, no bairro Salto do Norte, quando, por volta das 23h20min, foi abordado por três homens armados . Os assaltantes levaram o veículo e os sete malotes de dinheiro que haviam sido recolhidos de outros terminais. Segundo a vítima, os homens fugiram em direção à BR-470, e não foram encontrados nas rondas da PM.

Durante a madrugada, a PM de Gaspar localizou o veículo abandonado no bairro Belchior Baixo. Não há informações sobre o paradeiro dos assaltantes com o dinheiro.

Corpo de homem é encontrado no Rio Itajaí-Açu

Os bombeiros de Blumenau retiraram do rio Itajaí-Açu o corpo de um homem na tarde desta terça-feira. Sem sinais de lesão, apresentava avançado estado de decomposição e a suspeita é de que estava na água há cerca de sete dias.
Pessoas que passavam pela região do Biergarten, no Centro da cidade, chamaram a equipe por volta das 14h. Técnicos do Instituto Geral de Perícias (IGP) também estiveram no local para investigar as circunstâncias em que o corpo foi encontrado.
As equipes utilizaram um bote para auxiliar na remoção do cadáver, que aparentemente é de uma pessoa de 20 anos. A Polícia Civil já foi informada e acompanha o caso.