quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Governo federal anuncia obras de compensação para a concessão da BR-470

 O Ministério dos Transportes anunciou, ontem, o pacote de obras de compensação para a concessão da BR-470 à iniciativa privada. O projeto inclui a construção de uma ponte sobre o Rio Itajaí-Açu, nas imediações do complexo esportivo do Sesi, a duplicação da Rua Silvano Cândido da Silva e a construção de um viaduto no entroncamento com a rodovia. O conjunto da obra está orçado em cerca de R$ 100 milhões e, na prática, criará um anel de contorno a Gaspar, uma antiga reivindicação da região.
Segundo o coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado João Paulo Kleinubing (PSD), a decisão do ministério atende um pedido da bancada e do governo do Estado. A fim de acelerar as obras em andamento na BR-470, JPK defendeu que a duplicação recebesse a dotação da emenda coletiva que a bancada de deputados e senadores de Santa Catarina apresentará ao orçamento federal, no valor de R$ 300 milhões, o que multiplica por dois os recursos que o governo reservou para a obra no ano que vem. A reunião do Fórum Parlamentar ocorreu nesta terça, em Brasília.
A BR-470 será privatizada no trecho que vai de Navegantes à divisa com o Rio Grande do Sul, o que inclui uma parte da BR-282 e outra da BR-153, no Oeste do Estado. Além das obras de compensação, a privatização da rodovia federal também inclui a duplicação e a concessão da Jorge Lacerda, no trecho compreendido entre a Ponte do Vale e a BR-101.