quarta-feira, 11 de julho de 2018

Guardiães da infância e dos jovens

Paiva Netto


Como ser humano, considero fundamental a lei que torna hediondo o crime de exploração sexual de crianças, adolescentes ou pessoas vulneráveis, sancionada pelo governo brasileiro, no dia 21/5/2014.

Trata-se de grande conquista em prol da integridade da criatura humana desde a infância. A lei está aí. Compete seja respeitada sempre.


Todos os pais, avós, parentes, professores, autoridades, enfim, todo cidadão de bem, contam com uma forte ferramenta para proteger as crianças, os jovens ou qualquer um que esteja em situação de risco. Quando Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, nos ensinou, no Pai-Nosso, a suplicar a Deus que “nos livrasse do mal” (Evangelho, segundo Mateus, 6:13), Ele não recomendou que aguardássemos de braços cruzados os fatos. Seu pragmático Evangelho é uma Academia que forma, em primeiro lugar, guardiães da ordem civilizada.


O grau de nossa responsabilidade deve estar à altura dos que dependem diretamente de nossas atitudes de amparo.


Mônica Souza, gerente de comunicação e marketing da Plan International Brasil, afirmou: “A exploração sexual infantil não vem de hoje. As campanhas de combate já existem há bastante tempo. Nesse momento, estamos nos preparando para ter uma resposta um pouco mais agressiva nesse período [de grandes eventos]”. Um dos propósitos da Plan é capacitar crianças e jovens para serem protagonistas de sua própria história.


Também no contexto em pauta, o ensino e o conhecimento são providências de real prevenção. É o que Mônica ressalta: “Lugar de criança é na escola. Ela não tem que estar na rua ou nas praias trabalhando. Conscientizar a comunidade, trabalhar com ela, proporcionar seminários, mostrar o que acarreta o problema e trazer soluções, são oportunidades educativas”. A gerente da Plan fez esses comentários ao programa Sociedade Solidária, da Boa Vontade TV (Oi TV — Canal 212 — e Net Brasil/Claro TV — Canais 196 e 696).


Combatamos a exploração sexual. Por favor, anotem e tenham sempre às mãos o Disque 100 (Disque Direitos Humanos). A ligação é gratuita, e não é preciso se identificar. As Centrais de Atendimento funcionam diariamente, 24 horas por dia.



José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor. 
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Greve dos servidores de Blumenau deve impactar na educação, saúde e guarda de trânsito nesta quarta-feira

O blumenauense vai sentir os impactos no trânsito com a chegada do terceiro dia de greve dos servidores públicos municipais. Até esta terça-feira o serviço estava mantido, mas os guardas de trânsito anunciaram que vão aderir ao movimento a partir desta quarta. Mesmo assim, segundo a prefeitura, a faixa reversiva da Rua João Pessoa, no bairro Velha, funcionará, bem como a fiscalização na travessia próxima às escolas. 
Na saúde e educação, setores em que os blumenauenses já sentem o impacto desde segunda-feira, um levantamento da administração municipal aponta que ao menos 49 locais de trabalho terão atendimento parcial ou suspenso na quarta-feira. Serão seis escolas e 14 creches com aulas parciais. Sem atendimento, serão 27 equipes de Estratégia Saúde da Família e uma creche (confira a relação a seguir).
Segundo o coordenador-geral do sindicato dos servidores (Sintraseb), Sérgio Bernardo, nesta quarta-feira deve ocorrer uma reunião entre a comissão de negociação do e o secretário municipal de Administração, Anderson Rosa. De acordo com Bernardo, a agenda ainda não foi confirmada, mas está em negociação para que o encontro ocorra pela manhã.
Confira abaixo os serviços que serão afetados
Escolas com atendimento parcial
EBM Alberto Stein           
EBM Almirante Tamandaré
EBM Felipe Schmidt
EBM Francisco Lanser     
EBM Gustavo Richard
EBM Profª Zulma Souza da Silva
CEIs com atendimento parcial

CEI Antonio José Curtipassi
CEI Daniel Bressanini
CEI Elisa Hort
CEI Herondina Helena da Silva
CEI Hilca Piazera Schnaider
CEI Irmã Mª Christa Prüllage
CEI Irmgard Zoschke
CEI Manoela Reinert
CEI Osvaldo Deschamps
CEI Profª Leonides Westarb
CEI Profª Martinha Régis Moretto
CEI Profª Raquel Wisintainer Soares
CEI Profª Teresa Raquel S. de Araújo
CEI Walter Rosemann
CEIs sem atendimento

CEI Brandina Büerger
Unidades de saúde sem atendimento

ESF Jovino Cardoso II
ESF Adelina Manoel S. Brueckheimer
ESF Walter Reiter
ESF Paulo Pedro Mayerle I
ESF Paulo Pedro Mayerle II
ESF Nair Neves Pereira
ESF Alfredo Hoess
ESF Wilhelm Schurmann
ESF Jackson Roberto Carl
ESF Odilon de Caetano
ESF Otto Bartsch Neto
ESF Glodoaldo L. Amorim I
ESF Glodoaldo L. Amorim II
ESF Lothar Franz
ESF Hasso Muller II
ESF Ângelo de Caetano I
ESF Ângelo de Caetano II
ESF Norberto Sprung
ESF Geraldo S. Sobrinho I
ESF Geraldo S. Sobrinho II
ESF Geraldo S. Sobrinho III
ESF Armando Odebrecht I
ESF Armando Odebrecht II
ESF Enf. Tânia Leite
ESF Wilson Gomes Santhiago
ESF Marli Batschauer
ESF Gustavo Haase