quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

LBV promove campanha em prol da infância

Iniciativa que beneficia crianças e adolescentes de famílias de baixa renda começou no dia 2 de janeiro

Com o tema “Proteger a infância é acreditar no futuro”, a edição 2014 da Campanha Criança Nota 10, da Legião da Boa Vontade (LBV), teve início no dia 2 de janeiro. A iniciativa que contribui para a manutenção das escolas da LBV e dos programas socioassistenciais promovidos pela Instituição em todo o Brasil, visa mobilizar a sociedade e os meios de comunicação em prol do incentivo ao protagonismo infantojuvenil e da proteção dos direitos de crianças e adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Os beneficiados são os estudantes das unidades educacionais da Legião da Boa Vontade em Belém/PA, Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP e Taguatinga/DF, além das crianças e adolescentes de 6 a 17 anos que participam dos programas Criança: Futuro no Presente! E Jovem: Futuro no Presente!, promovidos nos Centros Comunitários de Assistência Social da LBV, instalados em dezenas de cidades brasileiras. A campanha também favorece os participantes da EJA — Educação de Jovens e Adultos (São Paulo/SP) — e do Projeto de Apoio a Ex-alunos, na cidade de Curitiba/PR.

Com essa ação, a LBV amplia o trabalho de suas unidades de atendimento em que é oferecido o apoio necessário para que crianças e adolescentes para que possam aprender mais e desenvolver habilidades, longe das ruas ou do isolamento.

A campanha entregará 14 mil kits de material escolar e pedagógico, além de 30 mil conjuntos de uniformes. A ajuda serve de motivação para as crianças e adolescentes prosseguirem com os estudos, além de representar um importante apoio aos pais que não têm recursos para adquirir o material escolar. Os kits são compostos de acordo com a faixa etária dos estudantes. Entre os diversos itens, há estojo, lápis preto e de cor, canetas, apontador, borrachas, tesoura, tubos de cola, tinta guache, cadernos, mochila, régua, dicionário da língua portuguesa (com a nova ortografia) e de inglês.

Educar com Espiritualidade Ecumênica
A base e o diferencial de todas as ações socioeducacionais da Legião da Boa Vontade são a Pedagogia do Afeto e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico, que compõem a inovadora linha pedagógica da Instituição, criada pelo educador Paiva Netto. Com uma metodologia própria, essa proposta é aplicada diariamente nas unidades de atendimento da LBV e considera a formação intelectual de excelência com a reflexão e a vivência de valores éticos, ecumênicos e espirituais. Essa abordagem se fundamenta no desenvolvimento integral do ser humano, porque o contempla em suas dimensões física, psicológica, social e espiritual — base para a construção de uma sociedade verdadeiramente solidária.


Para saber mais sobre a LBV, ligue para 0800 055 50 99 ou acesse o site www.lbv.org.

PM realiza barreiras policiais com alunos soldados

A Polícia Militar realizou nesta terça-feira (4) duas barreiras em Balneário Camboriú, com finalidade acadêmica para a formação dos alunos soldados. Os alunos participaram das barreiras sob a supervisão da secretaria do curso de formação de soldados, juntamente com policiais já formados.

Durante a operação, foram realizadas 38 notificações, 14 remoções, 1 termo circunstanciado (cidadão com CNH cassada) e 2 boletins de ocorrência prisão/apreensão (um homem maior com busca/apreensão quando ainda era menor de idade e um menor de idade dirigindo sem estar devidamente habilitado).

Mais barreiras serão realizadas durante o curso de formação de soldados pra aprimoramento dos alunos na parte prática.

Cerca de 3,5 milhões de pessoas foram afetadas por apagão em 11 estados

Um problema no SIN (Sistema Interligado Nacional), no início da tarde de ontem, afetou mais de 300 mil unidades consumidoras de energia em Santa Catarina. O fornecimento foi prejudicado por cerca de três horas em várias cidades catarinenses, e em outros dez estados do país. De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), uma falha na linha de energia que liga o Norte ao Sudeste provocou a falta de energia em parte das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país.

A Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) informou que o problema iniciou às 14h. Por quase três horas, cerca de 315 mil unidades consumidoras em todo o Estado ficaram sem energia. Apenas em Santa Catarina, foram desligados cerca de 520 MW (megawatts), o que representava 13% da demanda da concessionária no momento da ocorrência.
 Em nota, o ONS informou que a “perturbação no Sistema Interligado Nacional” ocorreu entre o município de Colinas (TO) e a região de Serra da Mesa (GO), provocando a interrupção do fornecimento de aproximadamente 5 mil MW. Cerca de 3,5 milhões de pessoas foram afetadas nos 11 estados. O comunicado ainda explica que: “para evitar a propagação do evento, houve atuação do primeiro estágio do Erac (Esquema Regional de Alívio de Carga), causando o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais, visando o restabelecimento da frequência do sistema”.
Às 17h, todo o sistema de fornecimento de energia já havia sido normalizado, segundo o ONS. O incidente ocorreu quase 24 horas depois de o ONS ter registrado recorde de demanda instantânea de energia, no Sistema Integrado Nacional, de 84.331 MW, às 15h32 de segunda-feira, e no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, de 50.854 MW, um minuto depois. A causa dos picos de consumo, segundo o operador, são as elevadas temperaturas registradas em todo o país.